Conheça todos os tipos de tomadas e plugs

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Se você está construindo ou reformando sua casa, será preciso adquirir diferentes tipos de tomadas. Isso porque existem modelos específicos para cada aparelho elétrico e eletrônico.

Ou seja, além das tomadas de energia comuns – aquelas que ligam eletrodomésticos, computadores, eletrônicos etc. – também existem tomadas de telefone, TV, informática e outros.

As tomadas são equipamentos indispensáveis, sendo o elo que liga os circuitos elétricos e os eletrodomésticos e/ou eletrônicos. Elas permitem que seus aparelhos funcionem e contribuem para a segurança elétrica, bem como para o conforto no uso de seus equipamentos e para a decoração do lar.

Para saber mais sobre como escolher tomadas e interruptores, veja abaixo as as dicas da colaboradora Priscila:

O que considerar na hora de escolher um tipo de tomada?

É preciso considerar na hora de escolher um tipo de tomada algumas características básicas e importantes, como:

1. País

Existem nada menos que 15 tipos diferentes de encaixes (plugs) de tomadas no mundo. Cada país ou grupo de países adotou um tipo de tomada de acordo com a sua rede elétrica, tensão e normas de proteção em vigor.

Por isso, quando for viajar, observe qual o tipo de tomada mais comum no país e se for necessário adquira um adaptador.

2. Voltagem elétrica

A voltagem elétrica, ou tensão elétrica, é medida em Volts (V). Existem basicamente dois tipos de voltagem: 110V e 220V. Portanto, adquira tomadas próprias para cada uma ou ainda uma tomada que seja bivolt (adequada para as duas voltagens).

Além disso, sempre confira qual a voltagem do aparelho que será ligado à tomada, para não correr o risco de queimar ele e/ou estragar seu circuito elétrico.

3. Amperagem

A amperagem é uma medida que calcula a intensidade de uma corrente elétrica em amperes.

Em geral, existem tomadas de 10 e 20 amperes. Os aparelhos mais comuns, como televisor e computador, utilizam as tomadas de 10 amperes, já os itens que consomem mais força, como micro-ondas, geladeira e secador de cabelo, são ligados em tomadas de 20 amperes.

4. Quantos equipamentos serão ligados a ela

O ideal é conectar apenas um aparelho em cada tomada para não sobrecarregar a rede elétrica, evitar acidentes e prejudicar o funcionamento do seu produto.

Porém, existem no mercado tomadas que aceitam, com segurança, que mais de um aparelho seja conectado. Isto é, tomadas que são adequadas para suportar potências maiores.

Então, leia as especificações do fabricante na hora de comprar sua tomada.

5. Locais de instalação

As tomadas devem ser instaladas perto de portas, bancadas de trabalho e pias. Justamente para facilitar na hora de usar seus equipamentos elétricos e não precisar de fios extensores.

6. Decoração

As tomadas também têm um impacto decorativo nos cômodos da casa. Por isso, escolha cores, formatos e texturas que mais combinam com a décor de sua casa, seja neutra ou chamativa.

E prefira tomadas que já vêm montadas ou opte por adquirir as peças separadamente. Neste último caso será preciso comprar o espelho, o módulo e o suporte.

A dica é sempre padronizar a escolha de interruptores e tomadas para criar um design harmônico e funcional em cada ambiente.

7. Placas de tomadas

Para instalar os módulos, como as tomadas, você vai precisar das placas. As placas sem suporte têm como função deixar a aparência da tomada mais bonita.

As placas com suporte também servem como base da tomada, já que sua estrutura possui furos para os fios e para receber parafusos.

8. Módulo de tomada

Os módulos de tomada são a parte mecânica de uma tomada como um todo. Chamamos de tomada o conjunto placa + módulo + suporte. O módulo é onde estarão ligados os aparelhos. Existem modelos em 10A e 20A.

9. Suporte para placa

Você vai precisar de suportes para placas para instalar módulos. Esse acessório possui uma base com furos que acomodam os fios, além de uma estrutura que permite a instalação de parafusos.

10. Moldura para placa

O objetivo dessas molduras é deixar as placas, acessórios responsáveis pelo acabamento da tomada, esteticamente mais bonitas. O acessório está disponível nas cores preta, prata, palha, branca e pérola.

10 tipos de tomadas

Conheça os diferentes tipos de tomadas e saiba para que cada uma serve. Anote aí:

1. Tomada de TV

As tomadas de TV possuem um conector que recebe o cabo da antena, permitindo uma ligação mais organizada.

2. Tomada de energia

As tomadas de energia estão disponíveis com duas referências: 10 e 20 amperes (o número maior é indicado para produtos que consomem mais energia, como micro-ondas e secador de cabelo).

Atualmente, a tomada de energia possui três pontos para a entrada do plug – não dois, como as peças antigas.

3. Tomada de informática

Com formato padrão, as tomadas de informática recebem o cabo de rede que conecta o computador à internet.

4. Tomada de telefonia

O formato das tomadas de telefonia é parecido com o de informática, mas não se engane: a tomada de telefonia é um pouco menor.

5. Tomada de piso

As tomadas de piso são aquelas com instalação elétrica embutida que ficam no chão. A conexão desse tipo de tomada é feita por meio dos eletrodutos e geralmente possuem tampas para proteger os plugs.

6. Tomada industrial

A tomada industrial foi desenvolvida para conectar correntes elétricas maiores e suportar aparelhos que demandam muita energia. Elas são normalmente instaladas em fábricas e indústrias, mas também em âmbito residencial para ligar esteiras, furadeiras, fresas, esteiras, tornos etc.

7. Tomada de sobrepor (home overlap)

A tomada home overlap é uma linha de tomadas de sobrepor, composta de caixa com base, suporte, placa de acabamento e módulos. Projetada para instalações pós-obra sem o transtorno de quebra de paredes, a linha home overlap alia praticidade, segurança e design para instalações aparentes.

8. Tomada USB

A tomada USB veio para facilitar nossa vida e permitir conectar diversos eletrônicos por meio do cabo USB. O seu módulo é bivolt, o que permite que qualquer tomada da casa possa ser substituída pela versão USB.

Fato é que elas garantem comodidade e facilidade, dispensando o uso de adaptadores, computadores e carregadores de celular.

9. Tomada HDMI

Assim como a tomada USB, a tomada HDMI funciona como uma entrada para dispositivos com conexão via cabo HDMI. Ideal para transmissão de áudio e vídeo, trazendo praticidade e facilidade de uso no dia a dia.

10. Tomada inteligente

A tomada inteligente é uma tecnologia recente revolucionária. Ela funciona através de Wi-Fi e permite gerenciar a sua casa remotamente, utilizando uma série de funções para deixar seu lar automatizado.

Assim, através do seu smart plug é possível comandar seus eletrodomésticos por meio de assistentes de voz, como Alexa e Google Assistente. Ou seja, você pode ligar ou desligar os aparelhos elétricos e eletrônicos da casa por meio de um aplicativo no celular.

Para usar esse dispositivo, basta plugá-lo na tomada de energia, baixar o aplicativo indicado pelo fabricante, conectar ao Wi-Fi e controlar os equipamentos a partir do seu smartphone.

Tipos de plugs

Hoje existem mais de 15 tipos de plugues de tomadas utilizados ao redor do mundo, representados com as letras do alfabeto, indo de A a N. Veja quais são os mais comuns no Brasil:

11. Tipo N: 3 pinos

No Brasil, atualmente os plugues de tomada utilizados são os de 3 pinos. Adequados para aparelhos que precisam de aterramento e que apresentam um risco maior de choques, como: ar-condicionados, geladeiras, refrigeradores e computadores, entre outros.

O terceiro pino desta tomada é que faz a ligação com o fio terra, o que evita acidentes com aparelhos elétricos e curtos-circuitos.

Os modelos variam na grossura, a depender dos amperes. As tomadas que são de 10 amperes têm plugs mais finos e as de 20 amperes têm plugues mais grossos.

12. Tipo C: 2 pinos

Popular na Europa e na América do Sul, a tomada de 2 pinos é um dos plugues mais comuns do mundo, conseguindo se adaptar a outros tipos de tomada.

13. Tipo A: 2 pinos chatos

Comuns na América do Norte, América Central, América do Sul e Japão, o tipo A traz dois pinos chatos. Criado em 1904, esse modelo foi o padrão no início do século 20 e está presente em construções mais antigas no Brasil.

14. Tipo B: 2 pinos chatos e 1 redondo

Antes da mudança do padrão de tomadas no Brasil, em 2011, os modelos A e B de plugues de tomadas eram comumente utilizados em nosso país. O padrão B é aquele com 2 plugues achatados e paralelos e um outro redondo.

Agora é só escolher a tomada ideal para cada cantinho da sua casa!

Leia mais:

Como instalar suporte de TV articulado?

Truques para esconder fios e cabos aparentes

O que é SMARTV e como escolher o melhor modelo?

10 melhores câmeras de segurança para uma casa mais protegida

Como montar sua casa inteligente?

Como instalar fechadura eletrônica – Casa de Verdade

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo