Aprenda truques de como esconder fios e cabos aparentes na sua casa

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Truques para organizar e esconder fios e cabos aparentes

Saber truques de como esconder fios e cabos aparentes e organizá-los é a melhor maneira de garantir a durabilidade dos aparelhos e prevenir acidentes. Ou seja, é uma questão estética, mas também é uma medida de segurança.

Mas antes de aprender e colocar em prática os truques, é importante posicionar os aparelhos eletrônicos nos lugares onde irão ficar e ter certeza de que todos os fios e cabos estão encaixados na posição correta. Além disso, uma boa ideia é substituir fios grandes por cabos de um tamanho razoável e protegê-los com tubos espirais de plástico. Feito isso, está liberado aplicar as soluções propostas aqui e se livrar da bagunça!

Como esconder fios e cabos aparentes

Projetos personalizados

Quem ainda está com a casa em obras (ou pretende começar uma reforma) pode apostar em projetos personalizados de como esconder fios. Ou seja, móveis sob medida, que permitam esconder fios na marcenaria, ou construções que possibilitem posicionar os cabos atrás do gesso ou da parede. Claro que essas não são soluções para quem procura resolver um problema estético de uma forma simples, mas são alternativas boas de serem consideradas justamente para evitar a questão no futuro.

Rodapés e rodatetos com entradas para fios

Essas também são ótimas escolhas também para quem está com um ambiente em obras. Você pode optar por investir em rodapés e rodatetos especiais, que permitem a passagem de fios por dentro. O caminho entre o início/fim do acabamento e a tomada pode ser um problema, mas a solução é eficiente para disfarçar fios que precisam percorrer todo o cômodo.

Canaletas de PVC

Canaletas de PVC são o truque mais simples e funcional de como esconder fios e, ao mesmo tempo, evitar uma obra. O único “porém” é que não resolvem totalmente o problema de quem deseja que os fios fiquem invisíveis no cômodo, já que as canaletas ficam aparentes – evitam a bagunça dos cabos, mas ainda assim deixam claro que eles existem e passam por ali. Para quem não se importa com isso, é possível instalar a caneta e ainda investir na pintura da mesma, “camuflando-a” na parede.

Embaixo do tapete

Com muito cuidado, é possível ainda usar um tapete para disfarçar fios que precisam atravessar o cômodo. No entanto, é importante lembrar que os fios que ficam no chão podem se romper por dentro, já que não estão protegidos. Essa, portanto, pode não ser a solução mais eficiente. De qualquer forma, se você quiser apostar nessa opção, é aconselhável deixar os fios o mais “fora do caminho” possível, para evitar a passagem constante de pessoas e objetos por cima deles.

Prender a fiação embaixo da mesa

Mesas de trabalho são, normalmente, os lugares da casa onde a bagunça de fios é maior. Para organizar e esconder os cabos, é possível prender a fiação, evitando que os fios fiquem pendurados longe da tomada. Para isso, uma das melhores alternativas é usar ganchos que segurem os cabos, de forma que eles fiquem “invisíveis” embaixo das mesas e desçam pelos pés do móvel até a tomada mais próxima.

Como organizar fios e cabos aparentes

Evite que os fios se “embolem”

Em lugares onde passam muitos fios, é comum que os cabos formem um verdadeiro (e grande) emaranhado. Para que isso não aconteça, é possível separá-los com fitas de velcro ou abraçadeiras de plástico. Inclusive, existem produtos nesses materiais feitos especialmente para cumprir essa função.

Identifique os cabos

A forma mais prática de identificar os fios e cabos é usar etiquetas, mas vale qualquer coisa que permita identificar as duas pontas de todos os fios que existem naquele local. Fazer isso vai facilitar o trabalho na hora de ter que desligar alguma coisa da tomada ou trocar um aparelho de lugar, por exemplo.

Crie estações ou pontos de carregamento

Filtros de linha são ótima pedida para concentrar todas as tomadas. Apostar em um deles dentro de uma caixa ou gaveta, criando uma estação, é um bom truque para esconder os fios que carregam celulares, tablets, notebooks e afins. Eles podem ficar em cima ou embaixo da mesa de trabalho, por exemplo, tornando o espaço mais limpo.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo