O que é Smart TV e como escolher a melhor?
Sonho de consumo em tempos de pandemia, a Smart TV não era tão conhecida há uns anos atrás. Até pouco tempo, ter uma TV conectada à internet para assistir vídeos direto do YouTube ou ver filmes e séries favoritas direto do Netflix era um sonho.
Mas a tecnologia anda tão ligeiro, que nem dá tempo de a gente sonhar: os fabricantes de TV chegam antes, com todas as novidades que a gente sempre desejou.
De quebra, eles oferecem funções e qualidades maravilhosas de áudio e vídeo, variedades de tamanho e resolução, ajustes inteligentes, controle remoto com jeitão de joystick… ufa, são tantos detalhezinhos que a gente fica até confuso na hora de escolher a Smart TV para nossa casa, não é mesmo?
Mas, pode relaxar, que a gente preparou um guia completinho para ajudar você a escolher a sua próxima TV. Ou melhor: Smart TV. Sim, porque para começar do começo, a gente vai explicar direitinho que história é essa de Smart TV. Vem junto.
O que é Smart TV?
A Smart TV é uma televisão inteligente (“smart” em inglês quer dizer “inteligente”) que se conecta direto à internet. Por isso, precisam estar conectadas à banda larga da sua casa para que você consiga usar todas as suas funcionalidades.
Uma Smart TV possui conexão sem fio (wi-fi) e já vêm com aplicativos para você acessar direto conteúdos interativos e plataformas de vídeo como Netflix, YouTube e Amazon Prime.
Você também pode ouvir música no Spotify ou Deezer, conversar pelo Skype, além de acessar jogos, redes sociais e outros milhares de conteúdos.
As Smart TVs estão cada vez mais inteligentes. Algumas já vêm com controle por voz e inteligência artificial, permitem gravar a programação e se conectar ao seu Smartphone, tablet e notebook para você acessar os conteúdos na tela grande da TV.
O que levar em conta na hora de escolher uma Smart TV?
Há três informações básicas que você precisa saber para escolher o modelo que se encaixa direitinho às suas necessidades, e todas elas se referem à tela. São elas: resolução, tipo e tamanho. Entenda melhor os detalhes de cada uma.
1 – Resolução da tela
O que determina aquela imagem bacanuda numa Smart TV é a resolução de tela. Não confunda com o tamanho de tela em polegadas, que a gente vai falar mais adiante.
Toda imagem é formada por quadradinhos minúsculos chamados de pixels. A resolução de tela depende da quantidade de pixels, e quanto mais pixels, melhor a definição e a riqueza de detalhes da imagem.
A primeira TV de tela fina que surgiu foi a HD (high definition ou alta definição), com 1366 x 720 pixels. Um avanço e tanto se comparada à TV de tubo.Depois vieram as TVs Full HD, com o dobro da quantidade de pixels na tela (1920 x 1080), resultando em uma imagem com mais qualidade e nitidez.
Hoje, a melhor opção em termos de custo-benefício são as Smart TVs 4K, também conhecidas como UHD, ou Ultra HD, que contam com 3840 x 2160 pixels. Essa é a nossa aposta!
Mas, tem um detalhe: para assistir em 4K, o conteúdo deve ser produzido em 4K. O mesmo ocorre em 8K. Nesses casos, você até consegue assistir o conteúdo, mas com perda de qualidade.
Acima delas, as 8K são as melhores, mas o preço ainda é salgado. Elas também são chamadas de Full Ultra High Definition (FUHD) e apresentam 7680 x 4320 pixels em uma proporção 16:9 (widescreen), ou até 10080 x 4320 pixels na proporção 21:9.
2 – Tipo da tela
Se quiser uma imagem perfeita, intensa e brilhante, opte pela tela de LED, que tem ótima qualidade e é melhor do que a de LCD. A tela de LED é fininha e possui como fonte de luz uma placa com centenas de lâmpadas minúsculas de LED que vão formar as imagens.
Agora, se você quiser aquela imagem viva, fascinante e tão real que parece que você está dentro do filme, e está disposto a gastar um pouco mais, a opção é a tecnologia de tela OLED. Ela apresenta as cores e o contraste intensos, além de ser muito mais fininha do que as telas de LED ou LCD. A maioria não passa de 1 centímetro de espessura.
Outra vantagem das telas OLED é que ela apresenta ângulo de visão da imagem tão bacana, que você pode se sentar em qualquer ponto ao redor dos 180° da tela, que não perceberá nenhuma alteração nas cores. Bom, mas todas essas vantagens da OLED têm um preço e ele é alto.
Há ainda a tecnologia de display de pontos quânticos, ou QLED, presente nos aparelhos da Samsung e Philco, que custa um pouco menos do que a OLED.
3 – Tamanho da tela (ou polegadas)
O tamanho da tela da Smart TV também é medido em polegadas. É comum encontrar modelos com telas que vão de 32 e até 75 polegadas. Mas existem os exageros: a Samsung, por exemplo, anunciou o lançamento da The Wall Luxury, uma TV 8K modular de 292 polegadas e tela com borda infinita, que ocupa uma parede inteira.
Qual o melhor tamanho de Smart TV?
Basicamente, o melhor tamanho de Smart TV é aquela com tamanho proporcional ao espaço que você tem. no seu cômodo. No entanto, se você curte assistir filmes ou séries como quem está na frente de uma tela gigante, de cinema, fique atento na hora de escolher o tamanho certo para a sua Smart TV, porque o tamanho da tela deve levar em conta o tamanho do ambiente e o espaço entre você e a tela.
Pra começo de conversa, você já deve saber que o tamanho das telas de TV é medido em polegadas. Essa unidade equivale a 2,54 centímetros. Para saber a quantidade de polegadas de uma TV é preciso medir a distância entre uma diagonal e outra.
Para saber qual o tamanho ideal de TV para cada ambiente, leve em conta o tamanho da tela da sua TV.
Para exemplificar, imagine uma TV de 43 polegadas. Multiplique a quantidade de polegadas do televisor (43) por 2,54 centímetros, que é a medida de uma polegada. O resultado será em centímetros, ou seja, 109,22 centímetros. Agora, multiplique esse resultado por 3. O resultado será 327,66. Transforme em metros. Para isso, basta deslocar a vírgula para a primeira casa decimal: 3,27 metros. Viu que fácil? Essa é a distância ideal entre você e sua TV.
Antes de comprar, no entanto, vale a pena ler as recomendações do fabricante para cada modelo.
Outros recursos de uma Smart TV
· Comando por voz – alguns modelos de Smart TV já vêm com comando por voz. Você “fala” com a TV e ela pode ligar o aparelho, aumentar o volume, trocar de canal ou acessar o menu, sem precisar do controle remoto.
· Controle remoto mais completo – você sabe que é bem chato buscar filmes e séries com o teclado do controle remoto, não é? Alguns modelos de controle de Smart TV já vêm com teclado para facilitar a busca de conteúdos. Outros até se parecem com controle joystick, de videogame.· Inteligência artificial (IA) – aparelhos com essa tecnologia são capazes de aprender com os seus gostos e melhorar a sua experiência de uso. Elas respondem por comando de voz e também analisam as propriedades de exibição de cada cena automaticamente com a ajuda de um sensor que reconhece a iluminação do ambiente e melhoram a qualidade das imagens.· HDR e frequência – Smart TVs com bom HDR e frequência de 120 Hz têm enorme ganho na qualidade final.· Portas HDMI – prefira modelos com, pelo menos, quatro portas HDMI. Assim, você pode conectar outros equipamentos à sua Smart TV, como celulares, notebooks ou tablet.
Os melhores modelos de Smart TV para ambientes pequenos
Agora que você sabe calcular o tamanho ideal para cada ambiente, listamos aqui alguns dos modelos que podem ficar superbem em cada ambiente da casa. Aqui vão alguns modelos até 40 polegadas, ideais para ambientes pequenos, como cozinhas, quartos, home office e até salas de estar minúsculas.
Smart TV 32”
Smart TV 40”
Os melhores modelos de Smart TV para ambientes grandes
Ambientes maiores pedem TVs acima de 40 polegadas, que deixam a sala ou quarto com ares de cinema provado. Veja o que a Leroy Merlin tem para você: