Confira os principais tipos de serras manuais e elétricas
Como existem muitos tipos de serra, mesmo quem está habituado com estas ferramentas pode ficar em dúvida sobre qual escolher para cada trabalho.
Se você se interessa pelo assunto e tem vontade de conhecer cada tipo, é só ficar aqui neste conteúdo!
Nós vamos mostrar quais são os principais tipos de serras manuais e elétricas, além de dar algumas dicas de segurança para a utilização desses equipamentos. Fique ligado no nosso guia!
Antes de prosseguir com a leitura, confira este vídeo especial feito pelo canal Casa de Verdade com dicas que vão te ajudar a entender a diferença entre serras e serrotes, e eleger a melhor opção para sua necessidade:
Leia também:
O que é uma serra?
A serra é uma ferramenta de corte. Ela pode ser usada para cortar diversos tipos de materiais, sendo a madeira o mais comum. Mas ela também corta metal, aço, cerâmica, concreto e acrílico.
Esse tipo de ferramenta é utilizado em serralherias, metalúrgicas, marcenarias e na construção, além, é claro, de ajudar em atividades domésticas e em alguns tipos de hobby.
Existem dois tipos de serra: a manual e a elétrica. A seguir, vamos falar individualmente sobre cada uma delas, apresentando os principais tipos e as suas indicações.
Quais os principais tipos de serras manuais?
A principal diferença entre os tipos de serras manuais está nos seus dentes, que podem ter formatos, inclinações e quantidade variáveis.
Tudo isso vai influenciar nos materiais que podem cortar e na sua forma de utilização. Entenda a seguir a diferença entre cada tipo.
Serrote costa
O serrote costa tem uma lâmina retangular, com as costas reforçadas por uma banda de metal que a conserva reta. Os seus dentes são finos e normalmente são feitos com aço temperado de 10 mm de largura.
Ele é indicado para cortar madeira folheada, molduras e perfis. Esse tipo de serra também é conhecido por ser um dos mais duráveis e resistentes!
Serra de caixilhos
Já a serra de caixilhos é considerada uma versão reduzida do serrote de costas. Ela é menor e seus dentes têm inclinação reduzida.
Ela é utilizada para detalhes em projetos e para serrar ripas mais finas, entalhes e molduras.
Serra de painel
Esse tipo de serra, como o nome indica, serve para cortar painéis em pedaços menores. Ela possui um longo perfil dentado que permite cortes grandes sem a necessidade de fazer furos prévios.
A serra de painel pode ser horizontal ou vertical. A horizontal se assemelha a uma serra de mesa, ocupando mais espaço. Por isso, o modelo vertical costuma ser mais escolhido, especialmente por quem realiza suas atividades em ambientes pequenos.
Serrote de ponta
O serrote de ponta tem uma lâmina longa e estreita, que forma uma ponta. Ele é usado, principalmente, para fazer cortes em curva e aberturas, mas é necessário fazer um furo prévio.
Serra universal
Esse tipo de serra pode ser usado para cortar diferentes materiais, como madeira, metal e plástico. Ele é formado por uma folha de aço dura com vários cortes ou com arestas afiadas.
Arco de serra
O arco de serra é composto por um arco metálico e uma lâmina desmontável, com dentes finos virados para baixo.
Este tipo de serra é ideal para cortes limpos e precisos, especialmente em madeiras macias, mas também pode ser utilizada em folheados ou materiais abrasivos.
Serra de rodear
Indicada para operações de modelagem e para fazer pequenos contornos arredondados em folheados de madeira, a serra de rodear tem um arco mais profundo e metálico, com os dentes virados para baixo.
Serra para concreto celular
Essa é uma serra apropriada para cortar blocos de concreto, como o nome indica, e possui dentes bem temperados.
Serra de metais
Este último tipo de serra manual tem arco de metal e dentes voltados para fora. Além dos metais, ela também é utilizada para o corte de madeiras e plásticos, e pode ter variados tamanhos.
Quais os tipos de serra elétrica?
Agora que você já conhece os principais tipos de serras manuais, vamos falar sobre as serras elétricas?
A principal vantagem destas ferramentas elétricas é que elas facilitam o trabalho, além de oferecerem cortes padronizados, o que nem sempre é fácil de conseguir no trabalho manual.
Circular
A serra circular é um equipamento no qual podem ser acoplados diferentes discos.
Cada um deles é um tipo de lâmina, que pode ser usada em diferentes situações e materiais. Normalmente, os discos têm dentes largos.
Esse tipo de serra serve para diversos materiais, sendo indicado para cortes em carbono, pedra, alvenaria, assim como madeiras com pregos.
Serra de esquadrilhar
Essa serra, também chamada de serra esquadria, permite um corte mais preciso, justamente por ser ajustada com uma posição regulável de acordo com o ângulo necessário, grau por grau.
Tico-tico
Uma das principais vantagens desse tipo de serra é que o seu motor permite que seja feito o movimento de vaivém, além da movimentação em pêndulo, e isso traz mais conforto e flexibilidade para o operador, além de reduzir o desgaste da lâmina.
A serra tico-tico é ideal para fazer cortes curvos. Quanto mais estreita for a lâmina, mais fechado poderá ser o ângulo da curva. Quer ver como funciona uma serra tico-tico na prática? Confira este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil:
Serra de braço
Na serra de braço, a lâmina de corte é presa a um braço móvel do equipamento, e não à mesa, como acontece em outros tipos de serra.
Para o corte, a peça de trabalho é mantida na mesa, e é uma lâmina que se movimenta em linha reta, ao longo do braço.
Essa ferramenta pode fazer cortes variados, como transversais, de esquadrias, compostos, entre outros.
Motoserra
A motosserra é uma das serras elétricas mais conhecidas. Ela usa uma corrente de dentes ligados e pode ser usada em diversos materiais.
Porém, por não oferecer cortes precisos, ela é mais utilizada para serrar toras de madeira in natura.
Francesa
A serra francesa é utilizada para cortes superficiais precisos, que não danificam a madeira. Por isso, ela é ideal para quem precisa trabalhar com ângulos.
Fita
A serra elétrica de fita é ideal para fazer cortes de rasgo, que são cortes feitos paralelamente ao grão da madeira. Existem diferentes tipos de serra em fita, sendo as serras circulares o mais comum.
Essas máquinas são ideais para serviços mais pesados e para cortar uma grande quantidade de madeira ao mesmo tempo. As suas principais utilizações são na produção de móveis decorativos e de pequenos objetos.
Seccionadora
Esse é um tipo de serra industrial, que pode cortar diversas lâminas de madeira ao mesmo tempo.
Entretanto, ela oferece possibilidade limitadas de cortes, permitindo somente movimentos horizontais e verticais.
Dicas de segurança para utilizar as serras
Qualquer tipo de serra, seja manual ou elétrica, deve ser manuseada com cuidado, para que não haja acidentes durante o seu uso. Por isso, o ideal é que esses equipamentos sejam utilizados por pessoas experientes.
Quem está começando a trabalhar com serras, pode pedir para alguém com mais experiência supervisionar o seu trabalho enquanto dá os primeiros passos.
Além disso, alguns outros cuidados podem tornar o trabalho mais seguro:
• Usar equipamentos de segurança, como óculos, luvas, máscara, bota grossa com biqueira e protetores auriculares;
• Reservar um espaço no chão para que os resíduos caiam;
• Verificar se não há nenhuma folga no aperto da ferramenta;
• Ao usar serras elétricas, sempre manter os cabos longe da peça que será cortada e verificar se está mesmo desligada antes de fazer qualquer tipo de manuseio, como a troca de discos;
• Sempre leia o manual do fabricante;
• Na hora de cortar, se concentre no que está fazendo para evitar acidentes.
• Leia também: O que é EPI e quais os tipos de equipamentos de segurança?
Dicas de manutenção para as suas serras
Fazer a manutenção periódica dos equipamentos também é muito importante, Dessa forma, você garante um trabalho mais seguro e ainda prolonga a vida útil das suas ferramentas.
As lâminas devem estar sempre bem higienizadas. Isso pode ser feito com produtos próprios para essa finalidade, que eliminam resinas e outros resíduos que podem ficar acumulados no aparelho com o passar do tempo e o uso.
Outro ponto importante é o armazenamento. As suas serras devem ser guardadas em locais próprios, com pouca umidade e longe da circulação de outras pessoas, principalmente se você tem crianças em casa e pretende armazená-las em sua residência.
Conclusão
Agora que você já conhece os principais tipos de serra, que tal dar uma olhada na loja online da Leroy Merlin e escolher aquela que vai ajudar a tirar seus projetos do papel?
Leia mais:
Tipos de alicate: conheça os 25 principais
Tipos de chave: conheça a função de cada uma
Qual a melhor parafusadeira? Top 7 produtos e melhores marcas
Tipos de martelo: saiba para que serve cada modelo
Top 15 melhores marcas de furadeira para acertar na hora da compra