Tinta lousa, metálica e mais: descubra opções para pintar paredes e inovar na decoração
A simples tarefa de pintar paredes já leva um toque de mudança para a casa. Se você quer renovar e ainda assim deixar a sua casa mais funcional, uma dica é utilizar tintas especiais, como a lousa e metálica, para dar um toque moderno na decoração. O melhor é que você mesmo pode colocar a mão na massa e fazer o trabalho. O processo é simples: analise o espaço que quer mudar, escolha o tipo de tinta que mais se enquadra em suas necessidades e deixe a criatividade rolar.
Pintar paredes: ideias para deixar sua casa mais bonita
As lojas oferecem infinitas possibilidades quando o assunto é tintas para paredes. Algumas delas imitam texturas que até um tempo atrás eram impossíveis de imaginar. Quadro de lousa, metálica, madeira e tantas outras opções. Algumas ainda inovam quando oferecem efeitos especiais, como tecido e magnético – que funciona como um imã para painéis e quadros. E não há regras: você pode escolher uma parede da cozinha, sala, escritório, quarto ou mesmo do banheiro. O importante é levar o aconchego e criatividade para a casa.
Tinta lousa: um espaço para a criatividade fluir
Uma parede para crianças e adultos, a tinta lousa é uma ótima opção para quem quer uma casa mais alegre e customizada. O material utilizado é a tinta acrílica fosca. Indicada para madeiras, ela dá super bem para paredes e permite a aderência do giz, que é o grande complemento da decoração. E você pode fazer frases, desenhos, listas ou mesmo deixar como um lugar para as crianças brincarem. E o melhor: se você enjoar dos escritos, basta utilizar um pano umedecido em água para retirar o giz e dar espaço à novas ilustrações.
A tinta pode ser utilizada em portas, painéis e em todos os cômodos (só não é indicada para superfícies de plástico ou metálicas). Na hora de aplicar, também não há segredos. Basta separar as ferramentas e preparar a parede para receber a tintura. Para atingir o efeito, no entanto, você terá de passar entre duas e quatro demãos de tinta na parede – cada uma com um intervalo de cerca de oito horas.
Tinta metálica: requinte tradicional para a sua casa
Muito utilizada em móveis e acessórios, a tinta metálica também pode ser aplicada na decoração de paredes. Os tons de prata e ouro são os mais comuns e levam um aspecto de requinte e contemporaneidade para todo o cômodo. Antes de realizar a pintura, o indicado é utilizar um primer com a cor semelhante ao tom metálico escolhido. Para reproduzir uma textura manchada – que é justamente o que traz a elegância à parede -, você pode utilizar o rolo de alta penugem para as áreas grandes e um pincel para os cantos.
Tintas que reproduzem tecidos
Já pensou ter uma parede da casa que reproduz uma calça jeans? É possível! Com uma tinta de textura em gel na cor azul, você pode dar um toque moderno para uma parede da sala ou para o quarto das crianças, por exemplo. É fácil: depois de pintar a parede com pelo menos três demãos de tinta branca, aplique a tinta em gel com um rolo de lã. Em seguida, com a parede ainda molhada, use uma escova de efeito linho ou palha para espalhar o material. Faça movimentos verticais e horizontais. Pronto! É só esperar a tinta secar e você já terá uma parede cheia de personalidade na sua casa.
Tinta magnética: um painel prático
A tinta magnética é uma opção para decorar espaços na sua casa e evitar os temidos furos na parede. Ela possui imãs em sua composição, o que possibilita a “colagem” de painéis, quadros e metais na superfície. A tinta, no entanto, é apenas uma base para receber a pintura final com a acrílica, que pode ser de qualquer cor. A dica é utilizar um rolo de lã de carneiro e fazer pelo menos três demãos do primer para garantir o resultado.
Transforme suas paredes em uma aconchegante casa de madeira
Elegante e aconchegante, você pode ter uma casa no estilo do campo mesmo se morar na cidade grande. A tinta com efeito de madeira é uma aposta certa para modificar toda a decoração da sua casa. O processo para chegar à textura é um pouco mais demorado, mas vale a pena e você mesmo pode fazer. Vamos lá: após aplicar cerca de três demãos de massa corrida, passe uma tinta fosca no tom branco e espere o tempo de secagem. Com a ajuda de uma trincha larga, aplique a tinta específica que imita a textura de madeiras. Ainda úmida, repasse rapidamente a trincha de cima para baixo e espere aproximadamente seis horas para secar.
Para finalizar o efeito de madeira, utilize uma ferramenta específica para isso em uma última demão. Depois que a tinta secar, basta lixar a parede para retirar os excessos e pronto. Você terá uma linda parede de madeira no seu cômodo.