Esponjado, camurça, degradê, mesclado: aprenda como fazer efeitos com tinta na hora de pintar as paredes

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Esponjado, camurça, degradê, mesclado: aprenda como fazer efeitos com tinta na hora de pintar as paredes

Existem várias maneiras de valorizar a decoração de casa apenas mudando a pintura da parede. Efeitos com tinta como o esponjado, camurça, degradê ou mesclado podem renovar completamente o visual de um cômodo e o melhor: você mesmo pode fazer. O primeiro passo é decidir o cantinho que vai receber a técnica. Depois, é necessário escolher a melhor cor para aquele local. Para o quarto, cores frias e claras como o azul, verde e lilás são mais indicadas, pois ajudam a relaxar e deixam o ambiente mais aconchegante. Para a sala e cozinha, tons vibrantes como o vermelho, amarelo e laranja são excelentes opções e esbanjam ousadia.

Escolhido o tom ideal, calcule a quantidade de tinta necessária. Caso você vá utilizar mais de uma lata de tinta, uma boa dica é reunir o volume total de todas as unidades em um único recipiente e misturá-los bem. Isso é importante porque as cores podem sofrer pequenas variações de uma lata para a outra e assim você garante uma aplicação uniforme em toda a parede. Vale lembrar também que um bom resultado depende de uma boa preparação em todo o local: limpe a superfície onde a tinta será aplicada com um pano seco. Em seguida, proteja as bordas da parede, teto e rodapé com fita crepe. Não esqueça de forrar o chão com papel ou papelão – o plástico não é ideal, pois mantém os respingos de tinta frescos por mais tempo, o que pode sujar o resto da casa. Tudo pronto? Agora falta apenas decidir a melhor técnica. Nós selecionamos 4 ideias que você mesmo pode colocar em prática na sua parede. Deixe a criatividade rolar e mãos à obra!

Técnica do esponjado pode ser feito em várias cores

O efeito salpicado da esponja é o que dá charme a essa técnica que pode ser feita em dois ou mais tons. O primeiro passo é pintar toda a parede de um tom mais claro. Escolha uma tinta à base d’água para fazer o serviço, como a látex ou acrílica. Deixe secar por 24 horas. Depois, separe a segunda cor, que pode ser um ou mais tons mais escura que a primeira, e espalhe em uma bandeja grande. Dica: tenha uma segunda bandeja vazia para liberar o excesso de tinta na esponja antes de aplicá-la na parede. Umedeça a esponja superficialmente na bandeja com a tinta e, em seguida, tire o excesso na bandeja vazia. Depois, comece a dar batidinhas na parede com a esponja molhada com tinta. A ideia é colorir livremente todo o espaço da parede, criando diferentes nuances. Se quiser aplicar mais cores, repita o processo depois de 24 horas.

Pintura de parede com efeito mesclado é simples e rápido

Esponjado, camurça, degradê, mesclado: aprenda como fazer efeitos com tinta na hora de pintar as paredesO passo a passo é muito parecido com o efeito esponjado, mas aqui utiliza-se uma camiseta de malha para aplicar a técnica mesclada na parede. Primeiro, é necessário pintar toda a parede com uma cor de tom mais claro. Use rolos macios de lã de carneiro que ajudam a deslizar a tinta com uniformidade por toda a superfície. Depois de esperar o período de secagem, mergulhe o tecido na segunda cor, torcendo-o para tirar o excesso de tinta. Aplique a camiseta torcida em toda a parede, dando batidinhas como se fosse um carimbo. A camiseta deve estar torcida para que o efeito da tinta na parede lembre o mesclado de um mármore.

Parede com efeito camurça é sofisticada e elegante

Inspirada no tecido de mesmo nome, a técnica camurça é muito fácil de fazer e dá à parede um efeito de toque macio e aconchegante. É ideal para ambientes íntimos, como o quarto e a sala de estar. O efeito é alcançado através das microesferas que estão na fórmula da tinta efeito camurça. Elas é que dão a textura aveludada na parede no resultado final da técnica. Para aplicar a tinta na parede, é necessário que haja uma cor de base branca fosca. A primeira demão deve ser aplicada com rolo gel, em movimentos contínuos em toda a parede. Aguarde o período de secagem indicado na embalagem e passe a segunda demão, desta vez com uma trincha com cerdas duplas. Faça a aplicação de forma rápida irregular e aleatória para dar um efeito “manchado” como o do tecido.

Aprenda a fazer o efeito degradê na parede de casa

A parede degradê usa dois tons da mesma cor. Você pode começar com o tom mais escuro próximo ao teto e ir clareando até chegar no rodapé ou o contrário. O efeito fica muito bonito e diferente. Vale a pena experimentar! Comece fazendo uma linha horizontal na metade da parede. Ela pode ser marcada com fita crepe ou apenas com pequenos pontos de lápis. O importante é você saber onde pintar com cada cor: na parte de cima, um tom mais escuro e na parte de baixo um tom mais claro (ou vice-versa). Deixe no centro uma faixa em branco, que mais tarde será usada para unir as duas cores. Use um rolo macio para aplicar a tinta na parte de cima. Depois, use outro rolo para aplicar a segunda tinta na parte de baixo. Depois de seco, dê uma segunda demão na parte de cima e também na parte de baixo. Quando chegar próximo à faixa branca no centro, invada aos poucos uma cor na outra com um rolo seco. Para um efeito natural, use também uma trincha com cerdas duplas para mesclar os dois tons e finalizar o efeito degradê.

Esponjado, camurça, degradê, mesclado: aprenda como fazer efeitos com tinta na hora de pintar as paredes

Leia mais:

Conheça as 5 melhores marcas de tintas

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo