Dicas

Sistema fotovoltaico: saiba os detalhes sobre como funciona

O sistema fotovoltaico é garantia de praticidade, conforto e sustentabilidade. Isso porque ele permite a geração de eletricidade a partir da radiação solar. Não à toa, a energia solar está cada vez mais popular em comércios e residências.

sistema fotovoltaico: kit de placa solar com 2 placas

As placas solares funcionam como o coração dos sistemas fotovoltaicos e são essenciais para um modelo de geração de energia mais limpa e sustentável. Em um país como o Brasil, com abundância de dias ensolarados o ano todo, o sistema fotovoltaico é uma excelente pedida.


Sistema fotovoltaico: saiba os detalhes sobre como funciona
Quais são os modelos de telha com placa solar?
Quantos kwh gera uma placa solar
Como limpar as placas solares
Quanto custa uma placa solar



Como funciona um sistema fotovoltaico?

A energia solar é uma das fontes de energias renováveis mais populares pela praticidade e eficiência. Por isso, é comum a curiosidade sobre como funciona o sistema fotovoltaico, que pode ser usado para abastecer com energia elétricas casas e comércios, ajudando a economizar na conta de eletricidade.

sistema fotovoltaico: kit de placa solar com 4 placas

Basicamente, esse sistema funciona com o fenômeno físico do efeito fotovoltaico, a partir de um material semicondutor, como a sílica, presente placas solares e que gera uma tensão elétrica na exposição à luz, convertendo a radiação solar em energia elétrica.

Existem dois tipos de sistemas: o on grid, que é conectado à rede elétrica local, e o off grid, que tem geração de energia autônoma.

sistema fotovoltaico: kit de placa solar com 4 placas para telha

Como funciona a placa solar para chuveiro e quais as vantagens?

Além da geração de energia solar, é possível investir em modelos de placas solares que convertem a radiação do sol em calor, para abastecer chuveiros e torneiras com água quente. Sustentável, esse sistema substitui o aquecimento elétrico e possibilita a economia na conta de energia.

Chamado de energia solar térmica, esse sistema utiliza coletores solares, instalados nos telhados para captar a radiação. Depois, o calor da radiação é transferido para a água, que fica armazenada em um reservatório térmico e pronta para uso.

Como instalar placa solar

Para ter um sistema fotovoltaico eficiente, você deve considerar não apenas a instalação de placas solares, mas também avaliação do local até a montagem e conexão ao sistema elétrico.

As placas são instaladas em suportes específicos, que são colocados no telhado do imóvel. Esses suportes são robustos o bastante para aguentar o peso das placas solares e também resistir às intempéries do tempo.

O sistema fotovoltaico conta ainda com um inversor, escolhido entre os tipos on-grid, off-grid ou híbrido.

Essa peça é instalada em um gabinete, quadro elétrico ou na própria parede e recebe os cabos das placas solares ou baterias.

A bateria é outra peça do sistema e não deve ser conectada à placa solar, para evitar danos ao sistema.

Por isso, sua instalação deve ser feita a partir da conexão com inversor, enquanto um controlador de carga deve ser conectado entre a placa e a bateria por meio de cabos. Quanto à instalação elétrica, ela permanece a mesma.

É importante destacar a necessidade de contratar profissionais qualificados, que tenham experiência na instalação das placas solares, já que, além da qualidade no serviço, eles garantem que todos os aspectos legais e regulatórios sejam feitos de maneira correta.

Quais os itens necessários para energia solar

O kit fotovoltaico, entre eles o Kit Placa Solar 2 Placas Telha Metálica 600W 220V Intelbras, é uma opção prática e simples ao investir em um sistema de energia solar, já que ele vem com todos os itens que compõem um sistema fotovoltaico residencial ou comercial.

sistema fotovoltaico: kit de placa solar com 2 placas para telha metálica

Entre os principais componentes, o módulo fotovoltaico, que também é chamado de placa ou painel solar, é onde estão as inúmeras células fotovoltaicas, geralmente compostas por silício. Logo, ele é responsável pelo efeito fotovoltaico.

Já o inversor é a peça que recebe a energia gerada, possibilitando a conversão da corrente contínua em corrente alternada, para uso pelos aparelhos eletrônicos e na rede elétrica.

É ele quem abastece a rede elétrica do imóvel ou envia a energia excedente à concessionária, nos modelos on-grid.

Nos modelos off-grid, as baterias são primordiais, já que elas recebem e armazenam a energia gerada pelo sistema.

Existem também os controladores de carga, que trazem segurança ao sistema, evitando sobrecargas ou descargas na bateria.

Além disso, vale mencionar os cabos, que fazem toda a conexão entre as peças do sistema, que deve ser dimensionado de maneira adequada para garantir eficiência e segurança.

Quais são os modelos de telha com placa solar?

Existem diferentes modelos de placas solares, de acordo com o tipo de utilização. Por isso, é importante estar atento ao que você deseja para encontrar o modelo ideal.

Telhas Solares Fotovoltaicas

As telhas solares fotovoltaicas, além de serem parte da cobertura de um imóvel, captam a radiação solar e, a partir disso, produzem energia, sendo muito comuns no comércio e indústria.

Telhas Solares Térmicas

Já as telhas solares são voltadas para o aquecimento da água, sendo especialmente utilizadas em chuveiros. Aqui, os raios solares são transformados em calor.

Telhas Híbridas

As telhas híbridas são interessantes para quem deseja que o sistema fotovoltaico funcione tanto no modo on-grid, quanto no off-grid.

No modelo on-grid, a energia é encaminhada para a concessionária local de energia elétrica, enquanto no sistema off-grid, a energia excedente é armazenada por meio de baterias, para uso quando houver pouca incidência de radiação solar.

Vantagens das Telhas com Placas Solares

Semelhante a uma telha comum, porém forrada com placas solares, as telhas com placas solares ajudam a diminuir os custos com eletricidade, entregando praticidade e energia mais limpa.

Quantos kwh gera uma placa solar

Há diferentes modelos de placa solar em termos de potência. Entretanto, as opções mais comuns para uso residencial contam com potências de 510Wp, 550Wp e 545Wp.

Uma placa solar de 510 Wp é capaz de produzir 56 kWh, enquanto os modelos de 550 Wp geram em torno de 61 kWh, por exemplo.

Porém, é preciso levar em consideração alguns fatores que afetam a produção de energia, como a incidência solar na região de instalação, a inclinação e quantidade de painéis e o dimensionamento do sistema.

Como limpar as placas solares

Outra vantagem do sistema fotovoltaico é a sua manutenção facilitada. O mais indicado é que a limpeza nas placas seja realizada a cada seis meses ou um ano, o que ajuda a manter o máximo de eficiência.

Para higienização, o ideal é utilizar apenas água. Mas, caso o fabricante indique, você pode limpar as placas solares também com sabão neutro.

Para garantir sua segurança, lembre-se sempre de desligar o sistema antes de começar a limpeza. Uma mangueira, que direcione água para o telhado, é uma boa aliada na faxina.

Depois de lavá-la, utilize um pano seco e macio, em um rodo, para secar as placas. Se tiver muita sujeira acumulada, aposte no pano molhado, fazendo movimentos leves.

Quanto custa uma placa solar

O valor de uma placa solar varia de 500 a mil reais, de acordo com o modelo, material e potência. Considerando as demais peças, um kit fotovoltaico com potência de 2kWp tem preço de cerca de 10 mil reais. Já um kit de 4kWp chega a custar 17 mil reais.

Mas vale lembrar que os valores variam significativamente de acordo com a dimensão e complexidade do sistema. Outro detalhe que influencia no preço final é a cotação do dólar, uma vez que boa parte da produção dos módulos fotovoltaicos vêm da China.

Que tal encontrar os melhores produtos para seu sistema fotovoltaico, na Leroy Merlin? Aproveite ainda o atendimento presencial, que garante uma compra mais personalizada, com mais informações ao cliente.

Leia mais

  • De quantas placas solares fotovoltaicas preciso na minha casa?
  • Energia solar: economize energia em casa
  • Energia solar: tudo o que você precisa saber
  • Tudo sobre placas fotovoltaicas: guia completo e prático
  • Energia renovável: o que é e como utilizar
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo