Energia renovável: o que é e como utilizar

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Saber o que é energia renovável é essencial para conhecer as vantagens desse sistema, que permite a geração de energia limpa e traz, consequentemente, muitas vantagens para o meio ambiente e para sua conta de eletricidade.

O que é energia renovável: Telhado de casa com painéis solares

Entre os tipos de energia renovável estão a energia solar, a energia eólica, a energia oceânica, a energia de biomassa, energia hídrica e a energia geométrica, que são uma alternativa mais sustentável ao uso de combustíveis fósseis. Não à toa, são também chamadas energia limpa ou energia alternativa.

O que é energia renovável e não renovável?

Para entender o que é energia renovável, é preciso conhecer o sentido por trás dessa denominação. Embora derivem de recursos naturais, as fontes de energia renovável estão, como o nome já diz, em constante renovação.

Em outras palavras, a energia renovável é toda energia gerada a partir de fontes que se renovam constantemente, enquanto a energia não-renovável utiliza combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral.

Os diversos tipos de energia renovável trazem inúmeros benefícios, especialmente para o meio ambiente, já que ajudam a minimizar os impactos do aquecimento global. Outra vantagem é a abundância dessas fontes, em comparação com as fontes não-renováveis e que demoram milhões de anos para se recompor.

Como utilizar energias renováveis?

A energia renovável, e limpa, pode ser obtida de inúmeras maneiras, como a partir da luz e do calor do sol, dos ventos, das ondas, das águas dos rios, da matéria orgânica e do calor da terra.

Elas são chamadas, respectivamente, energia solar, energia eólica, energia ondomotriz, energia hídrica, energia de biomassa e energia geométrica — esses são os exemplos de energia renovável.

Para uso residencial ou comercial, a energia solar desponta como uma excelente alternativa, especialmente por o Brasil ser um país abundante nesse tipo de recurso, com muitos dias de sol em um ano.

Vantagens da placa solar fotovoltaica

Em residências, o uso de placas solares é uma das opções de energia renovável mais populares. Agora que você já sabe o que é energia renovável, é importante conhecer as vantagens da energia solar, gerada com o uso da placa solar fotovoltaica.

A energia solar é uma boa pedida para aliviar as contas de energia elétrica, assim como traz benefícios ao meio ambiente. Com o uso de placas, elas garantem um sistema de aquecimento e também convertem os raios solares em eletricidade.

O que é energia renovável: placa solar fotovoltaica

Como toda energia renovável, ela é excelente para o planeta e ajuda a preservar o meio ambiente, já que não é um sistema de geração de energia poluente, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa, grandes vilões do aquecimento global.

Outro ponto positivo desse sistema é a economia de até 95% na conta de eletricidade, possibilitando também o aquecimento de água e um sistema de iluminação da casa a partir da energia solar.

Com a ajuda da placa fotovoltaica, você consegue gerar sua própria energia, tirando proveito de um recurso disponível em abundância no país. Seu funcionamento também é muito eficiente e prático, já que, após a instalação, essas placas captam os raios de sol e os transformam em energia.

Como instalar placa solar fotovoltaica?

Para instalar um sistema de energia solar, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer a sua conta de luz. Afinal, é ela que vai ajudar a dimensionar quantas placas fotovoltaicas são necessárias para atender às suas necessidades de maneira eficiente.

A seguir, é importante simular a instalação de placa solar, considerando o consumo de energia mensal e a localização do imóvel. Com esse cálculo, você saberá o tempo de retorno do projeto e a geral de energia por mês.

O que é energia renovável: telhado com módulo fotovoltaico

Para instalar seu sistema fotovoltaico, é importante ter conhecimento sobre o assunto, evitando o risco de acidentes e garantindo a autorização da sua distribuidora de energia para instalação.

Esse planejamento técnico inclui uma visita técnica, a elaboração de um projeto de instalação, a colocação das placas no local mais adequado do imóvel e a homologação junto à distribuidora local.

Sobre a instalação, que inclui materiais elétricos, é preciso:

  • preparar o local para receber as placas fotovoltaicas;
  • fazer a instalação dos suportes e dos trilhos para fixar as placas;
  • instalar as placas solares, conectar os cabos e;
  • conectar esses painéis no inversor solar fazendo a conexão à rede elétrica da sua casa ou comércio.
  • A instalação da placa solar fotovoltaica, embora seja simplificada, requer conhecimento de profissionais qualificados. É possível encontrar esse tipo de serviço na Leroy Merlin Instala. Vale a pena conferir também a instalação em um combo com ar-condicionado, que traz ainda mais praticidade e conforto.

    O que é energia renovável: gerador, placa solar, condensadora, evaporadora e controle de ar-condicionado

    Após saber o que é energia solar e todas as vantagens, que tal adquirir todas as peças necessárias para um sistema eficaz e sustentável, disponíveis na Leroy Merlin?!

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo