De quantas placas solares fotovoltaicas preciso na minha casa?
Os modelos de placas solares fotovoltaicas garantem economia e benefícios ao meio ambiente. As placas fotovoltaicas utilizam a luz solar, abundante em todas as partes do Brasil, para gerar energia limpa e economizar na conta de eletricidade.
O que é a placa solar fotovoltaica?
As placas solares fotovoltaicas são equipamentos utilizados para fazer a conversão da luz do sol, abundante no Brasil, em energia elétrica. Elas são, justamente, as responsáveis por captar os raios solares convertidos em energia pelo sistema.
Investir em energia solar é uma maneira inteligente, moderna e sustentável de obter energia, sem a necessidade de utilizar fontes de energia não renováveis, como as águas dos rios.
Aliada a ela, estão os outros tipos de energia renováveis e sustentáveis, como a eólica e a biomassa. Todas apresentam vantagens e são uma ótima pedida para quem deseja sustentabilidade e economia.
Como funciona a placa solar fotovoltaica?
Um sistema de placa solar fotovoltaica utiliza células fotovoltaicas, normalmente compostas por silício, um material semicondutor. Ele absorve a luz do sol e gera energia.
São as células fotovoltaicas que fazem a geração de energia. O funcionamento do sistema é possibilitado pela presença de elétrons, que se desprendem e migram para a parte da célula de silício que não apresenta elétrons. Nesse momento, há corrente elétrica no sistema, que é, na verdade, a geração da energia solar fotovoltaica.
De quantas placas solares preciso na minha casa?
Para encontrar a quantidade ideal de placas solares, a dica é considerar a região em que elas serão instaladas — porque há áreas com maior e menor incidência de sol.
Local de instalação
Se sua casa fica nas regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste, você deve utilizar, pelo menos, 7 painéis solares. Já na região Sul, o ideal é instalar, no mínimo, 8 painéis solares.
Demanda de abastecimento
Você deve considerar, também, o consumo de energia na sua residência. Em uma casa com ar-condicionado, por exemplo, o consumo de energia pode até dobrar.
Considere que uma casa consome, aproximadamente, 300 kWh por mês. Para suprir essa demanda, o ideal é investir em 7 painéis.
Como escolher placas solares fotovoltaicas
Ao selecionar seu sistema fotovoltaico, é preciso analisar alguns critérios — como a eficiência do painel solar, a tolerância máxima, o fabricante, o tamanho, a garantia, o tipo e coeficiente de temperatura.
Tenha em mente ainda que há três tipos de sistemas: o off-grid, o on-grid e o híbrido. Encontrar a opção que melhor funciona também é importante.
Sistema solar da placa fotovoltaica
A placa solar fotovoltaica on-grid faz parte de um sistema ligado à rede. Nesse caso, ele estará conectado à rede pública de distribuição de energia. Nesse sistema, a energia convertida é usada no imóvel, e a eletricidade que sobra é entregue à concessionária, concedendo créditos ao consumidor.
Já a placa solar fotovoltaica off-grid permite a geração de eletricidade fora da rede. Totalmente autônomo, esse sistema é interessante para produtores rurais, por exemplo. Uma vantagem desse modelo é que a energia gerada pode ser armazenada em baterias, para uso em períodos sem sol.
Há, também, a placa solar fotovoltaica híbrida, que funciona ligada na rede e consegue armazenar a eletricidade excedente. Contudo, esse tipo de sistema tem instalação mais complexa e custo mais elevado.
Tipo de alimentação da placa fotovoltaica
Um sistema que armazena a energia gerada em bateria tem como vantagem o abastecimento independente, interessante para lugares sem acesso à rede elétrica.
O sistema ligado à rede elétrica utiliza o método de compensação de energia, por meio dos créditos. À noite ou em épocas com pouca incidência solar, a concessionária fica responsável pelo abastecimento de eletricidade.
Potência da placa fotovoltaica
A potência das placas solares fotovoltaicas, medida em watts, determina a capacidade de geração de energia. É possível encontrar opções de 150W, 500W e 1000W.
Marcas de placa fotovoltaica
A placa solar fotovoltaica Resun garante um sistema completo para quem busca geração de energia off-grid. O sistema é composto pelos painéis fotovoltaicos, conectores, cabo e bateria.
A placa solar fotovoltaica Infinity é indicada para quem busca um produto com bom preço, porém eficiente. Resistente e eficiente, o produto é indicado para lugares sem infraestrutura elétrica.
Uma placa solar fotovoltaica Intelbras é uma ótima pedida para um sistema on-grid. A marca, que fornece módulos solares de muita qualidade, tem como missão tornar essa tecnologia mais acessível no país.
Como instalar placas de energia solar?
A instalação das placas de energia solar — feita com a ajuda de suportes — requer cuidados e muito conhecimento. Por isso, é importante contratar mão de obra qualificada para o serviço. Isso determina a vida útil e a eficiência do sistema.
O preço de uma única placa de 400W, que muda conforme a potência, o fabricante e a tecnologia, pode variar de R$ 1.100 a R$ 1.500. Na Leroy Merlin, você encontra placas solares fotovoltaicas para todos os bolsos e para todas as necessidades. Confira!