Revestimento para casa: azulejos geométricos são tendência de decoração para pisos e paredes
Uma das maiores vantagens dos azulejos geométricos é a versatilidade. Se antigamente as peças eram em maioria aqueles quadrados sem graça que geralmente ficavam restritos aos banheiros e cozinhas, atualmente ganharam status de protagonistas nas decorações de salas e áreas externas. Com formatos variados e desenhos criativos, esse revestimento vem ganhando a preferência diante das opções mais tradicionais, como o clássico papel de parede. E aí, gostou da ideia? Então vem aprender a decorar a sua casa com essa tendência.
Quadrado para que?
É comum associarmos os azulejos aos modelos quadrados, que são aparentemente mais simples de serem instalados. Mas isso está longe de ser uma regra. Já que estamos lidando com formas geométricas, o mais interessante é que elas não estejam somente na pintura, mas também no formato de cada peça. Um modelo hexagonal, por exemplo, acaba chamando a atenção mesmo que seja todo branco. Essa opção dá um ar mais moderno e se distancia dos modelos mais tradicionais, muitas vezes usados nos mesmo moldes que aqueles feitos pelos mouros lá no distante século XV.
Mas é claro que existem outras opções. Os “Metro White”, aqueles azulejos retangulares e finos, por exemplo, permitem um encaixe que pode variar de acordo com a sua criatividade. Uma boa ideia é fazer um estilo zigue-zague, dando um novo ar ao ambiente. Outra alternativa é usar retângulos de larguras diferentes, fazendo com que a falta de padrão deixe o local com um aspecto mais divertido.
Cores e tonalidades
A mistura de cores também pode ser interessante, desde que seja pensada para combinar da melhor forma. Uma ideia criativa e muito usada é cobrir parte de uma parede com azulejos de formato diferente, como o hexagonal, e deixar o restante revestido com peças de uma cor diferente. Quando aplicado em tons pastéis, o verde e o rosa por exemplo, a mistura traz leveza ao ambiente. Nesse sentido, a cor do rejunte também influencia. Fazer um contraste de cores ajuda a dar ainda mais destaque ao revestimento.
Desenhos variados
Para ter um cômodo seguindo essa tendência não é preciso necessariamente buscar formatos de azulejos que saiam do lugar comum. Desenhos criativos também chamam a atenção, e os geométricos são ótimos para se integrar ao ambiente e combinar com facilidade com o resto da decoração. Busque cores que combinem com os outros tons já utilizadas no cômodo. Além disso, por ser estampado o ideal é trabalhar com contraste de cores fortes com claras, trazendo um equilíbrio ao local. Outro detalhe importante é evitar utilizar azulejos estampados escuros em lugares pequenos não causar a impressão de que o espaço é ainda menor.
Azulejos podem ficar em qualquer cômodo
Primeiro é importante lembrar que eles não são exclusividade das paredes, como revestimento de piso também funcionam muito bem. Além disso, é possível colocá-lo em qualquer ambiente, seja esse interno ou externo. Se você pensa em construir uma piscina, por exemplo, utilizar um azulejo em um formato diferente é no mínimo inusitado, certo? Na cozinha ele pode aparecer somente como backsplash, isto é, a área que serve de anteparo da pia e do fogão, ficando entre a bancada e os armários. Imagine ter a parede de uma cor neutra e um backsplash de azulejo geométrico? O sucesso é praticamente certo.