Tendência Metro White: seus espaços com um visual de loft industrial
Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar sobre Metro White, mas essa tendência de decoração pode ter te conquistado sem você saber o nome. Basta passear pelas estações de trens e metrôs das grandes metrópoles mundiais para se deparar com ela.
Paris, Nova York e Londres, por exemplo são lugares onde nota-se as paredes que inspiraram o revestimento branco em forma de tijolinhos, pertencente à família dos subway tiles (ou “azulejos de metrô”, como são chamados no Brasil). E aí, lembrou?
Com boa funcionalidade em ambientes molhados, o Metro White tem ganhado espaço nos banheiros e nas cozinhas de quem deseja cômodos decorados com estilo industrial. Longe das tradicionais cerâmicas quadradas, as formas de distribuição desses tijolinhos nas paredes podem variar entre vertical, horizontal e em L – qualquer uma delas inspira informalidade, modernidade e um ar retrô ao ambiente.
3 dicas para apostar no Metro White em casa
1. Apesar de ser mais comum em cozinhas e banheiros, os azulejos de metrô podem ser usados em qualquer cômodo da casa. Mas, antes de optar por eles, observe seus móveis: é importante ter certeza de que o detalhismo da parede terá harmonia com o mobiliário.
2. A cartela de cores dos subway tiles não se restringe a uma só opção. O branco é a réplica dos que são utilizados na arquitetura urbana e a escolha mais “segura”, enquanto os coloridos são perfeitos para projetos mais ousados e que dão destaque a uma parte do ambiente.
3. O revestimento Metro White também pode ser usado fora das paredes! A textura dele pode dar ainda mais graça às bancadas de sala e cozinha integradas, por exemplo.
Metro White: opções para instalação
Com rejunte branco
Aplicadas com rejunte branco, as peças de Metro White parecem uma formação única, o que dá um toque de construção antiga ao projeto. Esse revestimento pode ser feito em apenas uma parede ou em todo o espaço, mas o ideal é usá-lo somente em paredes de alvenaria (sem outra cerâmica) – misturar materiais é excesso de informação.
O branco com branco é a melhor combinação para banheiros pequenos, já que dá a sensação de amplitude. O truque funciona tanto para paredes, quanto para tetos e, na composição, cabem ainda móveis brancos ou coloridos. Aliás, experimentar cores mais fortes em bancadas de armário com este revestimento na parede é dar uma injeção de modernidade ao cômodo.
Com rejunte preto ou escuro
O rejunte branco serve para quem quer aproveitar o estilo de uma forma mais discreta. O preto ou escuro, por outro lado, abraça a ideia da melhor forma possível: destacando a parede e se aproximando ainda mais do visual retrô-industrial. Mas cuidado! Ou a instalação fica muito bem feita, ou todos os defeitos de colocação do revestimento ficarão em evidência.
Usando um rejunte marcante, a escolha mais acertada para completar o projeto de decoração é o investimento em móveis sem muitos detalhes. Quanto mais lisos e discretos, melhor. Combinar materiais diferentes (como madeira, granito e mármore na cozinha, por exemplo) está liberado, mas é melhor sempre utilizá-los “aqui e ali” – assim, o revestimento da parede fica com todo o destaque.
Bônus: o que é um “visual de loft industrial”?
Se você não tem ideia do que se trata o “estilo industrial” (e outras expressões do gênero), um resumo: nascido nos anos 1950, quando fábricas e galpões abandonados em Nova York começaram a ser transformados em pequenos apartamentos, o estilo industrial para decoração é moderno, com características urbanas, linhas retas e estilo minimalista.
Para investir na ideia, é importante não ter medo de ousar e apostar em praticidade e originalidade. As opções do estilo vão desde o Metro White até canos à mostra, detalhes em cobre, concreto exposto, tijolo vermelho, nicho embutido, luminária conceito, peças em metal, ferro e madeira e superfícies ásperas e inacabadas.