Pressurizadores de água: o que é, como escolher e como funciona

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Pode acontecer ao dar descarga, abrir a torneira para lavar a louça ou ao tomar banho: embora a água esteja disponível na caixa, o líquido sai com pouca intensidade, podendo até dificultar as tarefas do dia a dia. Nessa hora, os pressurizadores de água são a melhor solução!



Como o nome sugere, o pressurizador serve para aumentar a pressão da água em alguma saída, como torneiras, chuveiros, piscinas e lavadoras de roupa. O equipamento pode ser usado em casas, indústrias e outros imóveis para garantir mais praticidade, eficiência e conforto.

Tipos de pressurizadores de água

Os pressurizadores de água podem ser de diferentes modelos. Um deles é o fluxostato, em que o fluxo de água é acionado automaticamente sempre que você ativa uma saída de água, como a torneira ou o chuveiro. Já quando você fecha a saída, o equipamento é desativado.



Outro modelo de pressurizador é o pressostato. Nesse caso, a pressão na rede funciona de maneira contínua, não apenas quando uma saída de água é acionada. Assim, a velocidade de bombeamento é maior e a chegada da água com pressão é mais rápida.

Há também o pressurizador com inversor de frequência, que funciona de forma semelhante ao pressostato, já que a pressão é disponibilizada de forma contínua. A diferença é que ele atua de maneira ainda mais inteligente, controlando a pressão conforme a necessidade de uso.

Como funciona o pressurizador

Os pressurizadores de água têm funcionamento semelhante ao de uma bomba de água e, em alguns casos, podem até ser usados em conjunto com esse outro equipamento.

Eles podem ser de ponto, quando servem para aumentar a pressão em uma saída de água específica, como na máquina de lavar, ou de linha, quando são usados para várias saídas no imóvel.



O pressurizador para caixa-d’água pode ser instalado próximo ao local onde a água fica armazenada ou perto da saída de água em que será utilizada. Para avaliar o melhor espaço para instalação, é preciso verificar as necessidades de consumo.

Como escolher o pressurizador de água ideal

Para escolher o melhor pressurizador de água, é importante analisar alguns critérios e compará-los às necessidades do imóvel e às preferências do usuário.

Um desses critérios é o nível de ruído: os pressurizadores podem fazer barulho ao serem acionados ou durante o tempo todo, nos modelos que mantêm a pressão constante. Assim, se o ruído for um problema no seu caso, vale pesquisar equipamentos mais silenciosos.

Também é preciso ter atenção ao bolso na hora de escolher o pressurizador. Modelos mais potentes, que promovem mais pressão, aumentam, por consequência, a vazão da água. Com isso, podem encarecer a conta de água.

Outro fator a analisar são os pontos de consumo nos quais o pressurizador será usado, já que, quanto mais saídas de água, mais potente deve ser o equipamento. Isso também vale para a vazão de água: se é pouca, invista em um equipamento com potência maior.



Para que seu pressurizador de caixa-d’água tenha uma longa vida útil com muita eficiência, também é fundamental conferir se ele tem peças resistentes à corrosão, como ligas de alumínio, latão e cobre. Sem essa proteção, o contato com a água pode danificar o equipamento.

Por fim, mas não menos importante, fique de olho na garantia: o mínimo garantido por lei é de três meses, mas esse prazo pode ser maior. Além disso, verifique se, além de não ter defeitos, o modelo cumpre a pressão estabelecida na embalagem.

Se você ainda tem alguma dúvida ou quer ter mais informações sobre o assunto, assista ao vídeo sobre como escolher pressurizadores de água que a Leroy Merlin preparou para ajudar!

Onde e como instalar um pressurizador de água

O pressurizador de água deve ser instalado antes da saída de água a ganhar pressão, mas o espaço ideal varia conforme a necessidade. O equipamento pode ser colocado acima da rede, ao lado de uma saída de água ou mesmo abaixo da rede hidráulica, dependendo do modelo.

A escolha do local também depende de quantos pontos de consumo você pretende pressurizar. A instalação pode ser próxima à caixa-d’água, como nos casos em que se quer pressurizar vários pontos, ou perto de uma saída específica, como a máquina de lavar ou o chuveiro.



Para escolher o melhor local para instalar, o ideal é consultar um profissional, o que vale também para a instalação em si, que demanda alguns processos. Um especialista ainda vai indicar quais os materiais hidráulicos necessários para o serviço completo.

Agora que você já conhece todos os benefícios dos pressurizadores de água, é hora de aproveitar as ofertas da Leroy Merlin e escolher o seu. Confira!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo