Plantas para Jardim Resistentes ao Sol
Quer você tenha um jardim em área aberta, uma pequena varanda, um jardim de inverno ou até mesmo nenhum desses, é sempre possível investir em plantas na sua decoração, inclusive plantas para jardim resistentes ao sol.
Para usar de forma adequada o seu investimento, observe o ambiente e escolha as plantas que se beneficiarão das condições naturais do local, principalmente em relação à incidência de sol.
Há algumas necessidades da planta que podemos facilmente oferecer, como a quantidade certa de água, as características fundamentais da terra e os adubos e fertilizantes, mas é preciso ficar atento também ao tanto de sol que a planta precisa – aspecto que deve ser considerado na hora de definir o local onde ela ficará.
Na imagem abaixo, é possível perceber o impacto que a incidência solar tem nas plantas.
Há uma área externa com jardim vertical, usando plantas de meia sombra. Naturalmente, as plantas que estão na parte inferior do jardim vertical recebem menos luz; na parte superior, há plantas com folhas amareladas devido à maior incidência de sol nessa parte.
Por que colocar plantas para ficar no sol?
É sempre dito que as plantas naturais se classificam da seguinte forma em relação à necessidade de sol:
Na verdade, essa classificação é uma simplificação. Isso porque algumas plantas de sol pleno podem suportar 7 horas de sol direto no inverno e não no verão; por outro lado, algumas plantas de sombra precisam de mais luminosidade do que outras.
Seja no jardim externo, na varanda, no jardim vertical, no jardim de inverno ou mesmo dentro de casa, as plantas estão sujeitas a condições variadas de incidência de sol e luminosidade. Às vezes, até no mesmo ambiente essas condições podem ser diferentes.
No ambiente acima, por exemplo, há incidência de sol direto no piso e meia sombra na parede com jardim vertical. Na área de sol direto, foram colocados cactos e suculentas, que são plantas que podem ficar no sol; já no jardim vertical, samambaias e outras plantas de meia sombra.
Plantas para Jardim Resistentes ao Sol
O importante é sempre observar e testar a posição das plantas, inclusive – e principalmente – nas mudanças de estação. A falta ou o excesso de sol trazem consequências devastadoras, entre elas a queima e o estiolamento, que é um desenvolvimento anormal dos vegetais.
Para ficar mais fácil de entender, vale lembrar:
Veja alguns exemplos de plantas que demandam diferentes quantidades de sol e analise quais poderiam ser colocadas em cada cantinho da sua casa!
Plantas para áreas de pleno sol
Se você tem uma área da casa onde o sol bate diretamente durante, pelo menos, 6 horas do dia, aqui estão algumas plantas perfeitas para montar seu jardim ou sua horta (em geral, as ervas precisam de muito sol).
Cactos e suculentas
Super fáceis de manter, os cactos e as suculentas precisam de solo arenoso, bem drenado e regas 1 vez por semana no verão e de 15 em 15 dias no inverno. Cactos e suculentas de pequeno porte ficam bem em vasos e canteiros no estilo desértico.
Os cactos mandacaru de pote e de cuia são de médio a grande porte e também são plantas que gostam de sol.
Ervas aromáticas
Manjericão, alecrim, tomilho, sálvia e muitas outras ervas também podem ser plantadas em áreas de pleno sol, inclusive em pequenas hortas verticais. O cuidado que elas precisam é a manutenção da umidade do solo, que deve ser bem drenado e sem encharcamento.
Flores para áreas de pleno sol
As flores são a alegria do jardim e não podem faltar. Felizmente, temos muitas espécies floríferas que adoram sol, tais como: a rosa-do-deserto, a kalanchoe, as belas roseiras e a dipladênia.
Todas precisam de solo bem drenado e rico em matéria orgânica, além de rega que mantenha o solo úmido, sem encharcamento – molhe sempre a terra, não as folhas e flores (principalmente quando se trata da kalanchoe).
Entre as plantas resistentes ao sol, a dipladênia é ótima para cobrir pergolados, pois é uma trepadeira cujos galhos podem chegar a mais de 20 metros de comprimento.
Temos também a bela Azaléia, que floresce no inverno, o que é ótimo para manter seu jardim florido o tempo todo. A azaléia suporta sol pleno em regiões de clima moderado e meia sombra em climas mais quentes e deve ser protegida de vento e chuva forte.
Plantas de grande porte para pleno Sol
A palmeira raphis, a cica e o ficus são plantas de médio e grande porte que preferem sol pleno, área externa e espaço para crescerem em todo o seu esplendor.
A raphis suporta área muito bem iluminada em ambiente interno.
O ficus também é usado assim, mas é, na verdade, uma árvore. Seu crescimento deve ser controlado com vasos pequenos e poda do topo de tempos em tempos.
Sobre o autor
Texto escrito em parceria com Rosana Silva, do Blog Simples Decoração. Rosana é decoradora, especializada em Design de Interiores e tem a pintura acrílica como hobby. Criou o Simples Decoração há 13 anos, com o objetivo de facilitar a compreensão, o acesso e a utilização dos conceitos do bom Design de Interiores a todas as pessoas, seja qual for o tamanho dos seus lares e condições financeiras. Rosana acredita e demonstra que uma casa bela, segura e funcional é direito de todos.
Aproveite para conferir 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de sol.
Leia mais: