Piso para consultório odontológico, qual escolher?

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Quem já foi ao dentista sabe: a espera pode gerar um pouco de ansiedade. Por isso, na hora de planejar o seu consultório odontológico, o conforto precisa ser um ponto central – e escolher o piso correto para esse propósito fará toda diferença na sensação a ser transmitida aos pacientes.

Caso você esteja nessa fase de decisão, não se preocupe. A seguir, vamos te mostrar o que é preciso levar em consideração quando for escolher piso para o consultório odontológico.

Ele precisa ser fácil de limpar e desinfetar e, ao mesmo tempo, trazer uma sensação de calma e aconchego para os pacientes.

Continue a leitura, para descobrir!

Como escolher piso para consultório odontológico?

Na hora de escolher o melhor piso para seu consultório odontológico, você deve ter em mente o conforto do paciente, as normas da Anvisa, o orçamento que possui, o design e a qualidade do material.

Embora existam muitas opções interessantes no mercado, algumas podem não ser tão adequadas para o seu caso. Por isso, confira algumas dicas que vão ajudar a deixar qualquer pessoa bem tranquila, antes da consulta ou durante.

Pense no conforto do paciente

Já que ir ao dentista não é a atividade preferida de algumas pessoas, o consultório odontológico precisa transmitir tranquilidade. Para isso, não basta um atendimento convidativo, mas a arquitetura também pode contribuir para essa sensação.

Nesse sentido, os pisos claros são mais interessantes. Afinal, deixam os ambientes mais leves e iluminados. Inclusive, podem passar a impressão de mais higiene e geralmente necessitam de menor manutenção que os pisos escuros.

Caso seu consultório seja pequeno, o piso claro ainda criará um efeito de amplitude para o ambiente. Aliás, vale apostar nos tons neutros não só no piso, como no resto da decoração, para garantir mais suavidade.

Para não deixar o ambiente completamente sem cor, pode apostar em pontos decorativos, como nas cadeiras, móveis ou até mesmo uma parede de destaque.

Opte por tons pastéis na decoração. Porém, se for uma cor mais forte, dê preferência para onde os pacientes não olhem diretamente.

No que diz respeito aos tons, alguns mais favoráveis, segundo a psicologia das cores, são azul e verde. Afinal, transmitem harmonia e serenidade.

• Leia mais: Piso claro ou escuro, qual escolher?

Escolha pisos fáceis de limpar

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher piso para consultório odontológico é a facilidade de limpeza do material.

Inclusive, uma das normas da Anvisa para esses espaços é que os piso precisam ser de materiais resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes.

Existem algumas opções mais fáceis de limpar no dia a dia, como é o caso dos pisos frios (cerâmica e porcelanato, por exemplo) e os pisos vinílicos em manta.

Outra opção comum em áreas hospitalares e da saúde é o porcelanato líquido, já que não contém vincos, que podem acumular sujeiras.

Atente-se às normas da Anvisa

Além da limpeza, outra norma da Anvisa é que o acabamento dos pisos para consultórios deve tornar a superfície monolítica. Ou seja, sem ranhuras ou perfis estruturais aparentes.

Além disso, a absorção de água do piso (inclusive, nos rejuntes) não pode ser superior a 4%. Também não é permitido o uso de cimento sem aditivo antiabsorvente. Por essa razão, o piso laminado não é indicado para consultórios odontológicos.

Ainda em relação ao acabamento dos pisos, uma das normas é que o rodapé não pode ser arredondado, também para facilitar a higienização.

Fique de olho no orçamento

Agora que você já tem opções de pisos em mente, precisa se atentar para o orçamento do projeto. Afinal, entre tipos de piso vinílico e porcelanato, pode haver uma boa diferença.

No nosso site, existe uma calculadora para verificar a quantidade de material necessária. Assim, você pode ter uma noção do quanto deseja investir no projeto, por metro quadrado.

Vale lembrar que é sempre indicado comprar uma quantidade a mais de material. Dessa forma, você garante o mesmo lote, caso precise refazer alguma parte no acabamento.

Encante o público na decoração

O estilo da decoração vai depender, principalmente, do público do consultório. Enquanto crianças podem se sentir confortáveis com um estilo mais lúdico, pacientes idosos talvez sintam mais confiança em um ambiente clássico.

Caso o seu público seja adulto, é importante transmitir credibilidade. Então, é interessante apostar em um estilo moderno ou contemporâneo.

Arquitetura: APSP Arquitetos Fonte: APSP

Tudo vai depender da mensagem que deseja passar, mas a escolha do piso e dos revestimentos pode contribuir bastante para o resultado final.

Caso seu público seja infantil, confira como a Paty, do Doma Arquitetura, criou um consultório odontológico especial para as crianças. Ela usou a criatividade nos pisos e revestimentos para tornar esse ambiente mais acolhedor para os pequenos e seus pais.

Não se esqueça da sala de espera

A sala de espera deve ser ainda mais confortável que o consultório. Afinal, é onde aguardamos, ansiosamente, pela chamada do dentista.

Por isso, um piso vinílico de madeira pode ser uma boa opção, já que os pisos brancos podem transmitir uma sensação de frieza. Aproveite a divisão dos espaços para usar diferentes tipos de piso.

Qual o melhor piso para consultório odontológico?

O melhor piso para consultório odontológico é aquele que transmite credibilidade, conforto e segurança, seja fácil de limpar, durável e prático. Os pisos frios (como cerâmica e porcelanato) são uma boa escolha, assim como o vinílico em manta.

Para a sala de espera, pode ser um piso vinílico em réguas, inclusive o amadeirado, que fica bem bonito. Confira mais detalhes de cada uma dessas opções:

Piso vinílico em manta

Os pisos vinílicos são duráveis, práticos de instalar e fáceis de limpar. Por isso, combinam bastante com locais que exigem mais assepsia.

Existem modelos com valor acessível, que não perdem no valor estético. Então, pode apostar nesse piso, para um ambiente lindo na parte interna e até na sala de espera.

Uma dica, no caso dos pisos vinílicos, é optar por um modelo em manta e com menos ranhuras, para evitar acúmulo de sujeiras. Outra vantagem é que eles não propagam fungos e bactérias, e são antialérgicos.

Outro cuidado é que eles sejam indicados para tráfego intenso ou uso comercial, já que muitas pessoas frequentam o consultório ortodôntico.

Arquitetura: Ana Maria Coelho Fonte: Ateliê Revestimentos

Porcelanato

O porcelanato é uma excelente opção para a parte interna do consultório. Afinal, é um material extremamente resistente, que aguenta bem os aparelhos odontológicos.

Outro benefício do porcelanato é a facilidade de limpeza, já que, dentro do consultório, cirurgias e sangramentos ocorrem diariamente.

Por fim, é um material com várias opções de tons claros, que são mais tranquilizantes e fáceis de fazer a manutenção.

Cerâmico

Com excelente custo-benefício, o piso cerâmico é ótimo para quem busca qualidade, sem perder na beleza. Essa aposta é resistente a ambientes com alto tráfego, além de durável.

Alguns modelos são antiderrapantes, o que pode ser uma vantagem para consultórios odontológicos voltados para público idoso.

Piso para consultório odontológico: qual não usar?

Agora que você já sabe quais pisos pode usar no seu consultório de odontologia, preste atenção naqueles que NÃO são recomendados para esses ambientes:

• Pisos muito escuros: irão diminuir o ambiente, deixá-lo mais sombrio, e podem até causar sensação de abafamento nos pacientes.

• Piso laminado: esse material não é amigo da água. Portanto, não é recomendado para ambientes que precisam ser resistentes à lavagens, como os consultórios.

• Piso de madeira: além de serem pisos mais escuros, acumulam sujeira nas ranhuras. Caso queira esse efeito, recomendamos o piso vinílico em estampa amadeirada.

• Carpete: requer cuidados especiais na limpeza. Algumas manchas (como de sangue) podem penetrar no tecido e serem difíceis de acessar para limpar.

Qual o melhor piso para clínicas de estética?

As clínicas de estética também devem transmitir serenidade, leveza e harmonia. Por isso, os pisos claros são mais recomendados.

Em relação ao material para piso de clínicas de estética, ele precisa ser resistente à lavagem e ao uso de desinfetantes. Por isso, os pisos mais indicados são:

• Piso vinílico em manta

• Piso vinílico em réguas

• Porcelanato

• Porcelanato líquido (epóxi)

Tipos de piso para consultório odontológico

Agora que você já conheceu um pouco melhor desse universo de pisos para consultórios odontológicos, separamos alguns pisos vinílicos, para te ajudar nessa escolha. São lindos, resistentes e fáceis de limpar!

Piso vinílico de madeira colado

De tráfego moderado e instalação por cola, este piso vinílico é recomendado para consultórios e clínicas. Afinal, além de ser uma opção clara, que transmite harmonia, é fácil de limpar, durável e resistente.

Piso vinílico de madeira clicado

Para quem prefere o sistema por click, que é mais prático de instalar e higiênico, esse piso vinílico é recomendado para clínicas, consultórios e até mesmo hospitais. Além de tudo, é clarinho e bem aconchegante para os pacientes.

Piso vinílico de concreto

Caso busque uma opção para tráfego intenso, esse piso vinílico também é uma ótima opção para clínicas e consultórios. As placas são retangulares e instaladas com cola, o que garante facilidade na aplicação e limpeza.

Piso vinílico amadeirado cinza

Outro piso vinílico para tráfego intenso e adequado para os consultórios odontológicos é esse amadeirado cinza. Além de combinar com vários estilos de decoração, garante conforto termo-acústico e facilidade na limpeza.

Piso cerâmico esmaltado bege

Com alta resistência e borda reta (que necessita menos rejunte), esse piso cerâmico claro também é uma boa alternativa. Afinal, pode ser lavado com água e ainda garante harmonia e elegância para o espaço.

Piso porcelanato bege

Outra opção para tráfego intenso e acabamento retificado (que requer menos espaçamento) é esse porcelanato bege. Além de garantir sofisticação para o ambiente, é resistente e fácil de limpar com água.

Com essas dicas, ficará bem mais fácil decidir um tipo de piso para o seu consultório odontológico. Porém, não se esqueça de sempre conferir se o material escolhido está de acordo com as normas da Anvisa para o seu projeto comercial!

Leia mais:

Descubra quais são as melhores marcas de porcelanato

Obras que precisam de autorização da prefeitura

Modelos de porcelanato: as melhores opções para cada ambiente

O que é porcelanato líquido e como aplicar?

15 tipos de piso: conheça os melhores para sua casa

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo