Como cuidar de manacá da serra

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O manacá da serra deixa a sua decoração de casa mais bonita e colorida, podendo ser plantada em vasos ou diretamente no solo, em jardins ou quintais.

A planta natural apresenta cor mutável (é branca de início, depois passa a lilás e, finalmente, a roxo escuro).

Para cuidar do manacá da serra, você deve garantir-lhe iluminação direta, substrato rico em nutrientes, sol e rega abundante.

O vegetal aceita podas periódicas, sendo recomendada a retirada de galhos e flores secas, de forma a manter a árvore limpa e vistosa. As podas devem ser realizadas depois da época de floração.

• Leia também: Tipos de orquídeas: conheça os 15 principais

Características do manacá da serra

Árvore tipicamente brasileira, pioneira da Mata Atlântica, o manacá da serra é muito característico da encosta úmida da Serra do Mar e da floresta ombrófila densa da encosta atlântica dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Tibouchina mutabilis é seu nome científico, que já dá indício de uma das suas características mais apreciadas: as suas flores, cuja coloração vai sofrendo mutação em três tonalidades. Elas nascem brancas, se tornam lilases e chegam a roxas.

Suas flores podem ser solitárias ou agrupadas nas extremidades da ramagem. Floresce na primavera-verão.

O manacá da serra pode atingir cerca de 10 a 12 metros de altura, considerando a forma arbustiva normalmente comercializada.

Como plantar manacá da serra?

O manacá da serra tem raízes finas e nada agressivas, portanto, não se preocupe em plantar perto de casa, muro ou calçada. Escolha um terreno em que a muda fique exposta a sol pleno. Abra uma cova mais ou menos na profundidade do torrão. Jogue um substrato orgânico para nutrir as raízes e coloque o torrão. Preencha as bordas com substrato orgânico e bokashi, seguindo as instruções da embalagem. Regue e aprecie seu manacá da serra.

Se for cultivar em vaso, escolha um de tamanho grande, forre o fundo com cascas de árvore e cubra-as com manta de drenagem para não deixar a terra escapar. Prepare um substrato com terra vegetal e húmus de minhoca para enriquecer o solo. Coloque o torrão com a planta e preencha as bordas do vaso com mais substrato. Finalize colocando casca de pinus, que ajuda a reter a umidade do solo.

Como fazer muda de manacá da serra?

O manacá da serra reproduz-se normalmente por sementes, entretanto a maioria das plantas comercializadas é multiplicada por estaquia, método em que um galho de uma planta já adulta é cortado e usado como para criar uma nova planta.

Como cuidar do manacá da serra?

Cuidar do manacá da serra é fácil e exige regrinhas muito simples: sol pleno, substrato rico em nutrientes e manutenção de solo úmido, mas não encharcado. Confira mais detalhes a seguir.

Substrato

O solo deve ser rico em matéria orgânica, como terra vegetal e húmus de minhoca, e levemente ácido. O manacá da serra gosta de umidade, mas não de solo encharcado. Se cultivar em vaso, utilize terra vegetal, areia grossa ou casca de pinus e composto orgânico, para ter um solo bem drenado.

Rega

O manacá da serra adora umidade. Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Regue de duas a três vezes por semana e, nos períodos mais quentes, regue diariamente. Quando jovem, as regas devem ser intensas, para isso, utilize mangueira de jardim.

Iluminação

O manacá da serra aprecia luz intensa e ambientes externos. É uma planta própria para jardins, podendo ser cultivada também em locais bem iluminados como varanda e sacadas, onde receba sol pelo menos em parte do dia. Deixe levar 6 horas de sol por dia, se quiser ver seu manacá da serra saudável e florido.

Poda

Retire folhas e flores secas com uma tesoura de poda. Podas de manutenção e contenção devem ser feitas quando necessário.

Adubo

Quer ver seu manacá da serra florindo? Garanta uma adubação rica em fósforo, com o Fertilizante Humus NPK 04-14-08 Biomix ou Fertilizante Farinha de Osso Dimy a cada três meses. Siga as instruções da embalagem para saber a quantidade.

Manacá da serra caindo as folhas, o que pode ser?

Se você perceber que as folhas estão secas e caindo, pode ser falta de água. Regue com mais regularidade, mas tome cuidado para não deixar o solo encharcado.

Manacá da serra com folhas amarelas, como tratar?

Manacá da serra com folha amarelada é sinal de excesso de irrigação ou água acumulada nas raízes. Nesse caso, diminua a quantidade de rega e faça uma poda de manutenção dos galhos com as folhas amareladas. Se as folhas estiverem manchadas, com aspecto de ferrugem, trate-as com óleo de Neem.

Com o cuidado certo, seu Manacá da Serra tem tudo para florescer por muitos e muitos anos!

Leia mais:

Como cuidar de tuia holandesa

Como cuidar de cactos e deixá-los sempre bonitos

Horta em apartamento: o que plantar e como cuidar

Como cuidar de suculentas (adubo, rega, melhor vaso, etc)

Suculentas: saiba como cuidar e qual o melhor vaso para plantar

Qual a diferença entre adubo e fertilizante?

Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?

Conheça Carol Costa, a louca das plantas

Feng Shui: as melhores plantas naturais para cada cômodo da casa

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo