Como fazer iluminação de jardim: conheça os principais tipos

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Na hora de escolher uma iluminação de jardim, é preciso considerar que ela precisa ser convidativa e relaxante. Afinal, esse é o local da casa onde momentos de descanso e lazer acontecem, não é mesmo?

Porém, são inúmeras as opções para iluminar a área externa e valorizar as plantas e flores do jardim. Alguns modelos têm função mais decorativa, enquanto outros são ideais para garantir maior segurança durante a noite.

Se você ainda não sabe qual iluminação externa colocar, continue a leitura para descobrir as melhores opções! Aproveite e veja este vídeo explicativo do canal Leroy Merlin Brasil dando dicas para escolher os melhores modelos de luminárias para jardim:

Leia também:

Tipos de iluminação: guia completo

Decoração para área externa: confira as melhores ideias e inspire-se!

Principais tipos de iluminação de jardim

A melhor iluminação para jardim vai depender muito do seu objetivo. Existem modelos com foco mais decorativo, como as arandelas e os varais de luzes, ou para enfatizar objetos e plantas, como os spots.

Outros são mais adequados para marcar caminhos e áreas de passagem, como os balizadores. Por fim, alguns garantem maior segurança de noite, como os refletores.

Portanto, vale refletir antes sobre qual é a sua intenção com as luminárias que irá colocar no jardim. Por exemplo, você pretende receber pessoas, ou apenas realçar os detalhes das plantas e de outros objetos decorativos na área externa?

De qualquer maneira, alguns locais devem estar sempre iluminados, como escadas e caminhos, para evitar possíveis acidentes. Nesses casos, uma solução que une estética com funcionalidade é posicionar a luz na parte inferior dos degraus ou ao longo do percurso.

Para criar um efeito de sombras, é necessário colocar as luminárias entre as plantas. Já para valorizar as plantas altas, árvores ou pequenos arbustos, um bom truque é posicionar spots de luz, de baixo para cima.

Espetos para jardim também são perfeitos para quem quer optar por esse tipo de decoração para área externa. Colocá-los atrás de arbustos posicionados perto de paredes ou muros também causa um resultado interessante.

Para deixar o ambiente com uma aparência que encanta tanto durante o dia, quanto durante a noite, o ideal é posicionar a luz em pontos estratégicos. Por exemplo, para iluminar uma área com móveis de jardim, você pode apostar em um varal de luzes bem Pinterest!

Os materiais mais indicados para a área externa são alumínio e plástico. Ainda assim, há uma enorme variedade de modelos, o que pode dificultar na escolha. Por isso, separamos alguns tipos mais comuns, para ajudá-lo nessa decisão.

Poste de iluminação para jardim

Os postes de jardim são perfeitos para garantir maior segurança de noite, mas também cumprem função decorativa no espaço.

Existem modelos mais discretos, para quem deseja que a vegetação roube toda a cena do local. Outros possuem design mais elaborado, para agregar um charme extra na decoração.

Poste de Jardim 1 Lâmpada Ouro Velho Metal 1,76m Ideal

Caso more na praia, escolha postes mais resistentes à maresia, como o Poste de Jardim Preto Ideal, em alumínio.

Poste de Jardim 1 Lâmpada Preto Metal 2,20m IP44 Ideal

Como alguns modelos de postes são mais altos, é interessante mesclar essa iluminação com outros tipos, para iluminar melhor outras áreas. Pode utilizar, por exemplo, alguns spots e pendentes de jardim.

Poste de Jardim 1 Lâmpada Preto Metal 2,16m IP20 Blumenau

Iluminação solar

Se você quer investir em mais sustentabilidade e economia para a casa, a luminária solar é a opção ideal. Com ela, você garante uma boa iluminação para as áreas externas do imóvel pagando menos e ainda ajuda o meio ambiente a partir de uma fonte de energia renovável.

A luminária de jardim solar proporciona várias vantagens, a começar pela fácil instalação. Como ela não depende de conexão com a energia elétrica, pode ser instalada de maneira rápida e prática, sem nem mesmo a necessidade de um profissional. Basta colocá-la onde desejar.

Essa mesma praticidade também acompanha todo o uso da luminária solar externa: como elas são acesas automaticamente ao escurecer, você não precisa nem mesmo ter o trabalho de acionar a iluminação, outra facilidade para a rotina.

A energia solar também é ótima para quem quer economizar, uma vez que é possível tornar a conta de energia elétrica mais barata ao usar essa fonte renovável. É uma boa opção, por exemplo, para quem já tem refletor solar para jardim e outros equipamentos semelhantes em casa.

E todos esses benefícios da luminária LED solar também são somados à sustentabilidade, visto que a lâmpada solar é menos prejudicial ao meio ambiente que outros modelos.

Kit Luminária Led Externa Refletor Solar

Iluminação de LED

Para quem quer economizar energia a longo prazo, o mais interessante é optar pela iluminação de LED no jardim, independente do tipo. Pode ser LED de filamento, alta potência, LED Inteligente ou simplesmente a lâmpada de LED comum.

As lâmpadas de LED comum, inclusive, não emitem radiação infravermelha ou ultravioleta. Ou seja, ainda impedem que as folhas das plantas fiquem ressecadas. Aprenda um pouquinho mais sobre as lâmpadas de LED assistindo a este vídeo:

IluminArandela

As arandelas externas são luminárias que vão presas na parede e geram uma luz mais discreta. Por proporcionarem iluminação indireta, podem deixar o ambiente externo mais aconchegante e intimista.

Na hora de escolher esse modelo para a área externa, também é importante levar em conta os fatores climáticos. Por exemplo, em áreas litorâneas deve-se optar por arandelas resistentes à maresia feitas em materiais como cerâmica, termoplástico ou alumínio.

Arandela de Parede Externa de Efeito Branca Alumínio IP20 Cube Ideal

Refletor

Os refletores podem ser utilizados tanto para enfatizar objetos decorativos e plantas, quanto para aumentar a segurança residencial na área externa. No geral, eles são colocados no chão, para enfatizar alguma planta com textura interessante.

Para quem vai escolher essa opção, vale investir nos refletores solares, que utilizam luz natural para transformar em energia elétrica. Além de econômicos, eles são resistentes às intempéries, e alguns possuem até sensores de movimento, como o Refletor LED Solar Kolding Inspire.

Refletor LED Solar com Sensor de Presença 5W Luz Branca IP44 Kolding Inspire

Espeto de jardim

A iluminação com espetos de jardim é perfeita para quem deseja destacar plantas ou flores. Afinal, por serem fincados diretamente na terra e terem cabeça articulável, oferecem uma luz mais direcionada e pontual.

Espeto para Jardim LED 6W Luz Branca IP65 Inspire

Cordão de luzes

Outra sugestão que fica bem charmosa no jardim são os cordões de luz. Apesar de terem função mais decorativa, também podem iluminar os conjuntos para jardim, e criar um climinha intimista na área de convivência.

O melhor de tudo é que você pode criar seu próprio cordão de luzes. Quem ensina é a rainha do DIY, Paloma Cipriano, no canal Casa de Verdade:

Pendente externos

Não só na área interna esse tipo de luminária tem vez. Os pendentes de jardim são próprios para varandas e quintais, e dão um toque ainda mais aconchegante e estiloso para a área de convivência.

Existem modelos de diferentes materiais, desde alumínio a cerâmica. A escolha vai depender muito do estilo de decoração que você deseja, se é mais rústico, boho chic, tradicional ou contemporâneo.

Pendente Externo 1 Lâmpada Marrom Eucalipto Chiara Metalfran

Balizador

O balizador é muito indicado para a iluminação e decoração de jardins e tem o objetivo de indicar caminhos e direcionar as pessoas. Semelhante ao espeto, ele também fica instalado no piso, servindo para iluminar as plantas, vasos e outros enfeites.

Ele pode ser fincado na grama ou apenas apoiado no revestimento – depende do modelo. As opções mais clássicas são semelhantes a pequenos postes, podendo chegar à altura de até 80 centímetros. Algumas, inclusive, compõem uma estética vintage sem igual, remetendo à decoração da época colonial.

Uma boa dica é usar esses itens para iluminar um canteiro ou até mesmo para indicar pedras e caminhos pelo jardim. A Leroy Merlin também disponibiliza balizadores de embutir, que devem ser instalados no chão, ficando rentes à superfície.

Discretos e charmosos, eles criam uma iluminação que aparenta sair diretamente do piso – fica lindo! O balizador de LED é mais econômico, inovador e, além disso, produz menos calor – evitando que você se queime durante o manuseio ou troca de lâmpadas.

Balizador Embutir Parede Escada Caixa 4×2 BRANCO St1314

Lanterna

Seja para decoração ou apenas para segurança e iluminação do ambiente, na Leroy Merlin você encontra a lanterna que procura.

As lanternas externas são ideais para a decoração de varandas e jardins. Para a sua segurança, contamos com lanternas de diversos tamanhos e focos de luz, que podem ser recarregáveis ou a pilha.

Conjunto 2 Lanternas Marroquinas Brancas 54x18cm

Luminária tartaruga

As luminárias tartarugas são comumente utilizadas na decoração de áreas externas, tais como varandas, sacadas, garagens e quintais. Elas têm esse nome devido à estrutura oval, que fica totalmente fixada na parede – semelhante ao casco de uma tartaruga.

Aqui, você encontra modelos nas cores branca ou preta, que ficam discretas e neutras na decoração. Além disso, elas propiciam uma iluminação pontual que fica incrível em áreas abertas.

Geralmente, elas são mais compactas que outras luminárias e também podem ser equipadas com diferentes lâmpadas. Aqui, você encontra modelos feitos de vidro, policarbonato ou plástico transparente, com a base geralmente feita de alumínio ou aço – materiais resistentes e fáceis de limpar.

Existem opções que também contam com a tecnologia LED, um tipo de iluminação mais moderno e econômico. Além de garantir uma boa economia de energia, esta luminária produz menos calor que as demais, o que facilita muito no manuseio e manutenção da peça.

Ela pode acomodar lâmpadas em diferentes formatos: globo, palito, tubular, cápsula, balão, vela, etc. Na hora de escolher o modelo, você também deve atentar à potência, certificando-se de que seja adequada para o local a ser iluminado. As luminárias de 9W, por exemplo, são suficientes para áreas pequenas, criando uma luz bem incidente.

Uma boa dica é decorar uma área com churrasqueira e piscina usando apenas essas luminárias – basta instalá-las lado a lado na parede, deixando o ambiente bem iluminado e decorado.

Elas também combinam bem com decorações retrô, acompanhadas de postes de jardim luminosos e outros itens que sigam a mesma tendência. Além das luminárias tartarugas, a Leroy Merlin dispõe de um grande acervo de itens para iluminação externa: arandelas, pendentes, refletores, balizadores e até mesmo espetos para jardim.

As lâmpadas mais indicadas para equipar estes itens são as de LED – que podem ser usadas, inclusive, no interior de piscinas e ofurôs, dando um toque luminoso interessante até mesmo embaixo d’água.

Luminária Tartaruga LED 15W Luz Neutra Inspire

Luz de LED para piscina

As luminárias de piscina são pequenas lâmpadas que se localizam no interior ou nas bordas para iluminar a água, o ambiente e os azulejos submersos.

É ideal para pessoas que costumam nadar à noite, para aqueles que procuram dar um ar mais sofisticado à área externa da casa e ao jardim, além de ser bastante útil e prevenir acidentes em meio aos ladrilhos embaixo d’água.

As lâmpadas de LED são mais econômicas, resistentes e têm maior força de propagação, chegando a iluminar piscinas inteiras, a depender do tamanho. Para quem busca relaxar em uma espreguiçadeira à beira da piscina, seja para ler um livro, estudar ou apenas conversar, ter uma iluminação no ambiente externo de casa é essencial.

Para criar um clima semelhante ao das férias, então, instalar algumas luminárias de piscina pode ser a escolha perfeita.

Kit 3x Luminária Piscina Led Smd 18w Luz 6500k Acabamento Branco St1076

Como iluminar o jardim gastando pouco?

Leds são imbatíveis para uma iluminação eficiente, pois iluminam bem e gastam pouca energia. O LED perfeito para você usar em áreas externas é o LED com IP65. Mais adiante a gente explica em detalhes o que é o IP, mas, resumindo, trata-se do Índice de Proteção do produto a resíduos sólidos, como poeira, e a líquidos, como jatos de água, por exemplo.

Outro fator importante para iluminar áreas externas é a quantidade de luz que você precisa no ambiente: quando você vai decorar com fita de LED, por exemplo, não precisa de grande fator de iluminação, mas se você quer iluminar bem a área, por questão de segurança, por exemplo, é preciso observar a quantidade de lúmens na embalagem.

Uma iluminação de decoração ou sinalização pode consumir 3 watts e produzir 180 lúmens, já uma iluminação de entrada da casa pode consumir 24 watts e consumir 1040 lúmens.

Outra dica: existem os LEDs diretos, ligados diretamente na corrente da casa, e os LEDs de baixa tensão, que precisam de uma fonte para funcionar. Quanto maior a extensão da fita de LED, maior a fonte. Portanto, em áreas externas, prefira as fitas de LED diretas.

Quer saber mais? Assista ao vídeo completinho a saiba como fazer iluminação de jardim e varanda, com Gui Toledo.

Qual é a melhor lâmpada para área externa?

É importante optar por uma iluminação que preserve as plantas e não transmita alta intensidade de calor, como as lâmpadas de LED comum. Já as incandescentes podem ser cortadas da lista. Por mais que sejam o tipo mais acessível, o consumo de energia é alto, têm vida útil baixa e esquentam bastante.

As lâmpadas halógenas, por sua vez, são um pouco mais eficientes, mas perdem para as fluorescentes. Essa segunda opção, além de não gastar muita energia, pode ser encontrada em diferentes cores, o que é ótimo para a decoração.

A escolha da lâmpada de LED comum é a mais indicada por uma paisagista que atua na área de iluminação de jardins. “Hoje em dia, nos projetos de paisagismo, especificamos sempre LED. São inúmeras as vantagens, e a maior dela é a economia”, afirma.

Em relação à cor da lâmpada, enquanto a luz amarelada torna o espaço suave, o branco frio deixa a iluminação mais intensa. Portanto, depende muito da sua intenção no ambiente.

Também é comum ver jardins iluminados com cores que vão além do branco e amarelo. A lâmpada verde, por exemplo, pode dar um charme a mais no ambiente, mas essa opção deve ser usada com parcimônia. Como o local precisa causar uma sensação de relaxamento, a luz colorida em excesso pode ser cansativa aos olhos.

“Iluminação colorida é muito específica. Por isso, a utilizamos para alguma vegetação que queremos dar um destaque maior. Nesse caso, o uso de LED é indicado e encontramos no mercado uma variedade muito boa”, destaca a paisagista.

Espeto para Jardim LED 2,5W Luz Amarela IP65 Ecoforce

Quais cuidados preciso ter com os fios na iluminação de jardim?

Para fazer instalações elétricas em áreas externas, o ideal é isolar os fios com fita isolante líquida, depois isolar os fios com fita isolante de autofusão e, por último, isolar o fio com fita isolante comum.

Quer saber mais? No vídeo a seguir, os paisagistas Luiz Gustavo e Luiz Felipe, do @FolhaPaisagismo, mostram como instalar espetos de luz para iluminar suas plantas. Confira ainda como impermeabilizar sua instalação elétrica no jardim.

Como iluminar jardim de inverno?

A iluminação no jardim de inverno precisa ser bem pensada, para destacar as plantas, sem aquecê-las. Portanto, o ideal é optar por lâmpadas de LED, que não emitirão calor sobre as folhas, além de criar um efeito mais moderno.

Outro cuidado importante é impermeabilizar a ligação das luminárias, para protegê-las, na hora de regar as plantas.

Como iluminar varandas?

Antes de tudo, é preciso saber qual o objetivo da iluminação para varanda. Por exemplo, se for para receber pessoas à noite, a solução pode ser um pendente de jardim acima da mesa. Caso seja criar um clima mais intimista, um varal de luzes pode ficar mais delicado e aconchegante.

Para quem quer cozinhar no espaço gourmet, a dica é iluminar a marcenaria com fitas de LED. Em um cantinho de descanso, uma arandela com luz indireta pode ficar charmosa e discreta.

Qual a melhor iluminação para jardim vertical?

A iluminação para jardim vertical vai depender do local onde ele estiver. Caso seja na área externa, é preciso tomar alguns cuidados especiais, como escolher luminárias resistentes às intempéries. Além disso, é essencial optar por lâmpadas de LED, que não aquecerão as plantas.

Normalmente, o jardim vertical tem função decorativa, então a iluminação também não precisa ser muito forte. Para torná-la mais delicada, aposte em luzes indiretas, como de arandelas, spots, cordões de luz ou lâmpadas amarelas.

Projeto de Heignne Jardim via Archtrends

Melhores cores de lâmpada para jardim

Como explicamos anteriormente, a luz amarelada deixa o espaço mais intimista, enquanto o branco frio deixa a iluminação mais intensa. Pense bem: qual a sua intenção com relação a este ambiente?

Além do branco e amarelo, a lâmpada verde intensifica os tons da natureza, dando ainda mais charme ao ambiente. No entanto, se usada em excesso, pode causar uma sensação excessiva de relaxamento.

Já a luz colorida é muito específica. Utilize-a quando quiser dar ênfase a alguma vegetação.

10 inspirações de iluminação de jardim

Agora que você já sabe quais são os melhores tipos de iluminação para jardim, inspire-se com estes 10 lindos projetos.

Iluminação de jardim solar

A luminária solar é a opção ideal se você quer investir em mais sustentabilidade e economia para a casa. Com ela, você garante uma boa iluminação para as áreas externas do imóvel pagando menos e ainda ajuda o meio ambiente a partir de uma fonte de energia renovável.

Área externa com luminárias de chão

Luminárias de chão para área externa precisam ser bem vedadas para resistir a intempéries. Além de charmosas elas ajudam na segurança do trajeto à noite.

Poste de iluminação para jardim

Os postes de iluminação para jardim iluminam e decoram o ambiente, além de deixá-lo mais seguro.

Iluminação de jardim de embutir

Esse tipo de iluminação pode ser embutida em decks de madeira, no piso de cimento ou mesmo em escadas, para iluminar o caminho.

Com spots ou balizadores de embutir, você melhora a segurança da sua casa e ilumina passeios, calçadas ou bordas de piscinas, por exemplo, além de valorizar o local e criar um clima aconchegante, podendo usufruir do seu jardim à noite com festas, jantares ou atividades de lazer. Dê destaque ainda à vegetação do quintal.

Iluminação de jardim verde

Bonita ou feia? Moderna ou antiquada? A luz verde no jardim pode dividir opiniões, mas não se preocupe: não há certo ou errado nesse quesito. Se você gosta, use-a! Não há mal nenhum.

Ela pode criar um efeito cênico, monocromático, deixando tudo da mesma cor. O ideal é direcionar a luz verde para as folhagens, intensificando o verde dessa parte da planta.

Área externa com muro iluminado

A iluminação dos muros traz um toque extra de sofisticação ao ambiente externo. Uma das alternativas é posicionar arandelas de forma a refletir a iluminação para cima ou para baixo, como neste projeto do arquiteto Flávio O. Jancowski.

Projeto de Flávio O. Jancowski via Archtrends

Iluminação de Natal para jardim

Dentre as tendências de iluminação decorativa de Natal para jardim, a luz amarela continua sendo a protagonista, por trazer um aconchego ao ambiente.

Uma alternativa bacana para o Natal são as cortinas de LED, como a Cortina 500 Leds Fixa 4m Morno C/ Fio Branco 220v.

Lâmpada de jardim que pode ficar na chuva

Quando você for comprar iluminação para áreas externas, procure na embalagem a informação sobre IP, que significa o índice de proteção que determinados produtos têm ou não contra poeira e intempéries como chuva, umidade, água, entre outros.

O IP é um padrão internacional definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (a IEC). O IP é composto por dois algarismos IP XX: o primeiro se refere ao grau de proteção contra objetos sólidos e o segundo indica o grau de proteção contra objetos líquidos.

Quanto maior for o número, maior é a sua resistência à entrada de corpos estranhos. Por exemplo: um produto com IP65 será à prova de poeira e protegido contra jatos de água em todas as direções.

O Espeto para Jardim LED Solar 0,06W IP33 Luz Branca, por exemplo, tem IP33. Portanto, ele é indicado para resistir à garoa.

Área externa com refletor

Refletores podem ser usados nos cantos do jardim, no alto de pergolados, bordas de piscina ou em áreas com menor fluxo de pessoas.

Essa medida também pode ser usada para a área perto da borda da piscina, resistência, durabilidade e materiais de primeira qualidade estão reunidos no produto que ilumina de forma profissional e gera custos baixos de energia.

Iluminação de jardim pequeno

A iluminação de jardins pequenos requer uma pergunta inicial: qual efeito você quer alcançar? Posicione bem as lâmpadas para que não prejudique as plantas e para realçá-las.

Use lâmpadas que economizam energia, como os spots com lâmpada LED. As lanternas de jardim também podem ser um recurso muito elegante. Sejam prateadas ou douradas, de madeira ou envelhecidas, elas compõem um lindo jardim iluminado.

Benefícios das Luminárias de Jardim

As luminárias de jardim oferecem diversas vantagens para a iluminação externa. Aqui estão cinco benefícios em usar luminárias de jardim:

1. Segurança:

As luminárias de jardim ajudam a melhorar a segurança do ambiente externo, iluminando caminhos, escadas e áreas de circulação. Elas ajudam a evitar acidentes e tropeços, proporcionando uma iluminação adequada durante a noite.

2. Beleza estética:

As luminárias de jardim adicionam um toque de beleza estética ao espaço exterior. Elas podem ser escolhidas em diversos estilos, designs e materiais, permitindo que você crie uma atmosfera visualmente agradável que complementa o estilo e a temática do seu jardim.

3. Destaque de elementos:

Com as luminárias de jardim, você pode destacar características específicas do seu jardim, como árvores, arbustos, esculturas ou fontes de água. Elas direcionam a luz para esses elementos, tornando-os pontos focais durante a noite e criando uma atmosfera encantadora.

4. Ampliação do tempo de uso do jardim:

Com a iluminação adequada fornecida pelas luminárias de jardim, você pode desfrutar do seu espaço externo por mais tempo. Elas permitem que você aproveite o jardim mesmo após o anoitecer, estendendo o tempo de uso do ambiente.

5. Versatilidade:

As luminárias de jardim vêm em uma variedade de opções, como arandelas, balizadores, postes, entre outros. Essa versatilidade permite que você escolha a opção que melhor se adapta às suas necessidades e ao estilo do seu jardim. Além disso, elas podem ser facilmente instaladas e movidas para diferentes áreas do jardim, oferecendo flexibilidade na iluminação.

As luminárias de jardim são uma excelente adição para realçar a beleza do seu espaço externo, proporcionando segurança, iluminação adequada e um ambiente acolhedor durante a noite.

Conclusão

Depois de ler esse artigo e ver tantas inspirações, é certo que você está cheio de ideias para iluminar seu jardim.

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo qual tipo de iluminação você vai usar para ressaltar as plantas e flores do seu quintal!

Leia mais:

Jardim e Varanda: melhores produtos com até 70% OFF na Semana do Consumidor

Ideias de jardim: + de 50 inspirações para a sua casa

10 árvores frutíferas pequenas para ter no seu quintal

Conheça a Linha Leve: versatilidade e sustentabilidade para a sua casa

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo