Paisagista ensina a fazer os modelos de jardim mais usados nas casas
Alguns modelos de jardim estão super em alta e estampam páginas de revistas e referências da internet ligadas à decoração. Levar esses jardins dos sonhos para a vida real pode até parecer simples na teoria, mas, para quem não está acostumado, a hora de colocar a mão na massa pode ser um pouco complicada.
Saber quais materiais usar, quais plantas escolher e como deixar tudo em harmonia gera dúvidas em qualquer um. Por isso, para eliminar essa preocupação, o Casa de Verdade conversou com o paisagista Marcelo Pavão, da Pavão Paisagismo. Ele nos deu dicas para a montagem dos três tipos de jardins mais solicitados pelos clientes: o vertical, o residencial e o jardim feito no entorno de piscinas. Confira!
Modelos de jardim
Jardins verticais: mais do que apenas decoração
Não importa se você tem muito ou pouco espaço no local onde pretende colocar o jardim vertical. Para ele, você só vai precisar de uma parede disponível. “Além da beleza, os jardins verticais ajudam na manutenção da qualidade do ar, proporcionam conforto térmico e acústico para ambientes internos e externos e ficam perfeitos em locais com um espaço pequeno ou grande, seja uma varanda, um corredor estreito ou onde altos muros predominam”, explica Marcelo.
Outra dica para acertar nesse tipo de jardim é a seguinte: “Para montar um jardim vertical, é necessário ter grande harmonia entre as espécies escolhidas, respeitando as necessidades hídricas e de luminosidade de cada uma delas”. Isso quer dizer que não basta apenas combinar visualmente as plantas, elas precisam também ter necessidades de água e luz parecidas.
O paisagista ainda afirma que a estrutura a ser usada nos modelos de jardim verticais depende do tipo das plantas escolhidas, da área de instalação e do tamanho das espécies a serem plantadas: “O primordial para o sucesso do seu jardim vertical é ter uma boa irrigação diariamente. Para jardins maiores, recomendamos uma irrigação automatizada com timer”, diz.
Jardins em residências: leve em consideração o espaço
Segundo Marcelo, outro dos modelos de jardim é o residencial, que pode ser projetado em ambientes de qualquer tamanho, mas, para que fique harmônico, os elementos devem ser planejados. “Antes de qualquer procedimento, é preciso ter noção do espaço disponível. Se o ambiente for pequeno, é necessário optar por vasos menores ou jardineiras com plantas de pequeno e médio porte. Já em um ambiente grande, o ideal é optar por plantas maiores para criar mais harmonia”, afirma o paisagista.
Outra coisa que deve ser levada em consideração no momento de escolher as plantas para o seu jardim em residência é a quantidade de cuidado que elas precisam. Marcelo conta que “existem espécies de plantas que não necessitam de muita água e outras que pedem um cuidado constante” e, por isso, sugere: “escolha sempre aquelas que se adequem à sua rotina para que seu jardim permaneça bonito e bem cuidado”.
Jardim na área da piscina: valorização da sua casa
Para deixar os momentos de lazer na beira da piscina ainda mais prazerosos, montar um jardim no entorno é uma opção perfeita. Mesmo assim, Marcelo afirma que alguns cuidados devem ser tomados no momento do planejamento. “Uma boa dica para planejar o jardim de piscina é traçar caminhos alternados com plantas e arbustos, para gerar sombra nos locais de circulação em volta da piscina”.
Outra dica do paisagista é “escolher plantas que se adaptem à luz natural e árvores de pequeno e médio porte. Ao mesmo tempo, é bom evitar aquelas que soltam folhas com facilidade e podem deixar a piscina mais suja, gerando uma necessidade de manutenção maior”.
Dicas para ter um jardim sempre bonito
Para manter um jardim sempre saudável, apenas regar as plantas diariamente não é suficiente. Alguns cuidados a mais são necessários e eles costumam começar no momento de escolher o que será plantado.
Segundo Marcelo, o ideal é escolher espécies perenes, ou seja, que ficam com folhas durante o ano todo e têm o tempo médio de vida maior do que dois anos. “A manutenção também é fundamental, acompanhada de controle de pragas e adubação adequada”, finaliza o paisagista.
Leia Mais:
Jardim e Varanda: melhores produtos com até 70% OFF na Semana do Consumidor
Conheça a Linha Leve: versatilidade e sustentabilidade para a sua casa