Iluminação econômica: planejamento ajuda a economizar energia

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Iluminação econômica: como iluminar ambientes de forma planejada ajuda na economia de energia

A preocupação com a iluminação deveria começar no projeto de uma casa. Assim como pensar na rede hidráulica ou na decoração é importante para dar funcionalidade aos ambientes, planejar a forma de iluminar os espaços também é fundamental. Um ambiente de estudo não combina com uma luz fria vinda de uma luminária no teto, assim como uma cozinha iluminada com abajures seria um desastre. Planejamento está relacionado com economia, pois sabendo as necessidades o investimento é mais certeiro. As opções são cada vez mais variadas, atendendo todos os gostos e cabendo em todos os bolsos. O que você está esperando para repensar a forma que sua casa é iluminada?

Economize com as lâmpadas LED

Não faz muito tempo a iluminação feita com LED era rara, usada apenas em casa mais modernas. Hoje esse cenário é outro e a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço. A principal razão é a melhora do custo-benefício. Antes muito caras, as lâmpadas de LED têm atualmente preços mais acessíveis, o que somado com o baixo consumo energético, faz dessa uma das melhores opções. Para se ter uma ideia: a economia pode chegar até 70% em comparação com os modelos tradicionais (incandescentes ou fluorescentes). Isso sem contar que tem a vida útil também é superior. Ou seja, o meio ambiente e seu bolso agradecem!

Outra vantagem é a versatilidade. Por conta da melhora tecnológica, existem diversas formas de iluminar com LED. Os spots de luz, por exemplo, servem para jardins, como também para ambientes internos. Já os modelos de embutir permitem fazer uma iluminação especial no chão, criando quem sabe um caminho luminoso. Enquanto as fitas complementam a decoração com focos de luz em prateleiras e armários.

Iluminação econômica: como iluminar ambientes de forma planejada ajuda na economia de energia

Aposte nas janelas de vidro e prefira cores claras

Apesar de geralmente o primeiro pensamento quando fala-se em iluminação econômica ser a opção por luzes artificiais bem posicionadas, é importante lembrar que valorizar a luz natural também contribui para uma redução de gastos. Nesse sentido, janelas e portas de vidro são escolhas decorativas inteligentes, pois trazem o sol para dentro de casa e tornam os ambientes mais amplos.

A pintura das paredes também entra nessa equação de economia. Cores claras, que podem ir do branco tradicional, passando pelo bege ou creme, até verde, azul ou laranja, por exemplo, contribuem para uma iluminação mais eficiente. O motivo é lógico: esses tons agem como refletores, espalhando melhor a luz pelo ambiente.

Iluminação econômica: como iluminar ambientes de forma planejada ajuda na economia de energia

Crie uma iluminação que atenda às suas necessidades

Iluminar ambientes de forma planejada é uma tarefa bem particular. Afinal, cada casa tem uma configuração e hábitos únicos. Assim, na hora de pensar na iluminação é preciso levar em conta essas questões. Um plafon no teto pode atender aquelas pessoas que querem funcionalidade, já luminárias de chão ou abajures servem para aqueles que desejam algo mais intimista, com luz apenas onde é necessário. Nada impede também de você ter diferentes modelos na sua casa. O importante é pensar de acordo com o ambiente.

Outra alternativa, que pode servir muito bem como complemento ao projeto principal de iluminação são as velas. Usá-las em datas festivas é bem comum, mas você já pensou iluminar o seu dia a dia de maneira especial? É fato que o fogo, comparado com a energia elétrica, produz uma luz mais discreta. No entanto, as velas podem muito bem atender às necessidades de um cômodo pequeno, de quebra ainda dando um charme na decoração.

Iluminação econômica: como iluminar ambientes de forma planejada ajuda na economia de energia

A preocupação com uma iluminação econômica e adequada deveria começar já no projeto da casa. Assim como pensar na rede hidráulica ou na decoração é importante para dar funcionalidade aos ambientes, planejar a forma de iluminar os espaços também é fundamental.

Um ambiente de estudos não combina com uma luz fria, vinda de uma luminária no teto, assim como uma cozinha iluminada com abajures seria um desastre. Planejamento está relacionado a economia, pois, sabendo as necessidades, o investimento é mais certeiro. As opções são cada vez mais variadas, atendendo todos os gostos e cabendo em todos os bolsos. Então o que você está esperando para repensar a iluminação da sua casa?

Iluminação econômica: lâmpadas LED

Há pouco tempo, a iluminação de LED ainda era rara, usada apenas em casas mais modernas. Hoje, esse cenário é outro e a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço. A principal razão é a melhora do custo-benefício.

Os preços mais acessíveis da lâmpada de LED e o baixo consumo energético fazem com que ela seja uma das melhores opções. Para se ter uma ideia, a economia pode chegar a até 70%, em comparação aos modelos tradicionais (incandescentes ou fluorescentes). Isso sem contar que a vida útil do LED também é superior. Ou seja, o meio ambiente e o seu bolso agradecem!

A versatilidade do LED

Por conta da melhora tecnológica, hoje existem diversas formas de iluminar com LED. Os spots de luz, por exemplo, servem para jardins, como também para ambientes internos. Já os modelos de embutir permitem fazer uma iluminação especial no chão – criando um caminho luminoso, por exemplo. Enquanto as fitas de LED complementam a decoração com focos de luz em prateleiras e armários.

Iluminação econômica: como iluminar ambientes de forma planejada ajuda na economia de energia

Aposte em janelas de vidro e cores claras

Apesar de geralmente o primeiro pensamento, quando se fala em iluminação econômica, ser a opção por luzes artificiais bem posicionadas, é importante lembrar que valorizar a luz natural contribui muito para a redução de gastos.

Nesse sentido, janelas e portas de vidro são escolhas decorativas inteligentes, pois trazem o sol para dentro de casa e tornam os ambientes mais amplos.

A pintura das paredes também entra nessa equação de economia. Cores claras, que podem ir do branco tradicional, passando pelo bege ou creme, até o verde, o azul ou o laranja, por exemplo, contribuem para uma iluminação mais eficiente. O motivo é lógico: esses tons agem como refletores, espalhando melhor a luz pelo ambiente.

Iluminação econômica: como iluminar ambientes de forma planejada ajuda na economia de energia

Iluminação planejada: atenda às suas necessidades

Iluminar ambientes de forma planejada é uma tarefa bem particular. Afinal, cada casa tem configuração e hábitos únicos. Assim, na hora de pensar na iluminação, é preciso levar em conta essas questões.

Um plafon no teto pode atender àquelas pessoas que querem funcionalidade, já luminárias de chão ou abajures servem para quem deseja algo mais intimista, com luz apenas onde é necessário. Nada impede também de você ter diferentes modelos na sua casa. O importante é pensar de acordo com o ambiente.

À luz de velas

Outra alternativa, que pode servir muito bem como complemento ao projeto principal de iluminação são as velas. Usá-las em datas festivas é comum, mas você já pensou em iluminar seu dia a dia de maneira especial?

É fato que o fogo, comparado à energia elétrica, produz uma luz mais discreta. No entanto, as velas podem muito bem atender às necessidades de um cômodo pequeno e, de quebra, dar um charme a mais na decoração.

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo