Iluminação de LED: uma opção eficiente e econômica para sua casa

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Luzes LED são uma boa opção para iluminar o ambiente

Bonitas, duráveis, econômicas e versáteis, as luzes de LED são perfeitas para iluminar uma casa inteira. Seja no teto, nas paredes ou no chão, na cozinha, no quarto ou na sala, não importa, a variedade de produtos de iluminação de LED oferece opções para cada tipo de necessidade. E não existe aquele papo de que essas lâmpadas são muito mais caras do que as convencionais.

Segundo a Abilumi (Associação Brasileira dos Importadores de Produtos de Iluminação), o custo para investir nesse tipo de iluminação cai quase 50% ao ano desde 2015 e tem tudo para dominar o mercado mundial em 2018. E aí, tá esperando o quê para iluminar sua casa com LED?

Iluminação de LED: vantagens

É praticamente impossível não mencionar a questão financeira do investimento na iluminação de LED a longo prazo. A média de tempo de vida de uma lâmpada de LED gira em torno de 50 mil horas de consumo. Isso quer dizer que, se utilizada durante 8h diárias, ela alcança até 17 anos de uso. E, justamente por isso, praticamente dispensa manutenção.

Só por aí já daria para dizer que vale a pena, mas a lista continua. Por ser executada com baixa tensão, a iluminação de LED não possui risco de contato direto. Isso quer dizer que pode ser utilizada em ambientes úmidos ou até mesmo embaixo d’água sem causar curto, e também pode ser instalada em locais de fácil acesso sem a preocupação de queimaduras por contato.

Por fim e não menos importante, as vantagens ambientais: as luzes LED não emitem raios infravermelhos e/ou ultravioletas. Dessa forma, podem ser utilizadas para iluminação de construções históricas ou de áreas de vegetação sem a preocupação de causar danos. Além disso, são recicláveis e não causam prejuízo algum ao meio ambiente.

Como escolher a iluminação de LED por ambiente

1 – Decidindo o tom da cor

Existem dois tons possíveis e a diferença básica é que, enquanto um torna o ambiente mais aconchegante, o outro é usado para induzi-lo à atividade. Cumprindo a primeira função, o branco quente das [lâmpadas de LED](https://www.leroymerlin.com.br/lampadas-de-led “Veja aqui nossas opções de lâmpadas de LED’) com potência entre 2700 e 3200K. Elas lembram as incandescentes, já que deixam o ambiente mais avermelhado e geram sensação de relaxamento, por isso, são indicadas para salas de estar e quartos.

O branco frio, por sua vez, fica melhor em áreas de serviço, cozinhas, banheiros e escritórios. As lâmpadas com potência de 5500 a 6500K tornam a iluminação abundante e, consequentemente, o espaço mais clean e funcional.

É importante destacar que as classificações de “branco quente” e “branco frio” não se referem à quantidade de calor, mas sim ao tom de cor que a luz dá ao cômodo.

2 – Escolhendo o produto de acordo com o cômodo

Cozinha e lavanderia

Na cozinha, além de uma luminária central ou focos de luz no teto (com potência superior a 4000K), é interessante investir na iluminação da bancada com réguas de luz sob os móveis. Junto à mesa de jantar, uma luz pendente num tom mais quente é a aposta certa para refeições mais acolhedoras.

Banheiro

No banheiro, um conjunto de focos de teto ou uma lâmpada central de tom neutro são escolhas certeiras para fornecer a iluminação geral do espaço. Junto à pia e no espelho, uma luz focada e direcional em tom frio cria uma iluminação uniforme, sem sombras e reflexos. Uma ideia interessante é investir em iluminação de presença, que permitirá banhos à meia-luz.

Quarto

Para ser, simultaneamente, funcional e suave, uma iluminação de LED para o quarto deverá passar pela escolha entre luminárias de teto ou de pé, focos e apliques de parede. Neste espaço, o mais indicado é optar por uma luz central potente no teto, mas sem dispensar a iluminação indireta, que pode ser feita com arandelas nas paredes, abajures ou focos embutidos na cabeceira (sempre num tom mais quente e aconchegante). Também é uma alternativa o uso de fitas de LED ocultas em móveis.

Sala de estar

Outro cômodo que pede iluminação com tonalidade mais amarelada, seja por pontos de luz instalados diretamente no teto ou por arandelas nas paredes é a sala de estar. Existe também a opção de complementar o projeto com luminárias de leitura. Se desejar iluminar quadros, a escolha deve ser por uma iluminação de LED de tom natural, uma vez que não altera a cor dos objetos.

Escritório

No escritório, opte por luzes no teto (luminárias ou focos), complementadas por um abajur. O tom mais frio é próprio para momentos de atenção e trabalho, estimulando a capacidade de concentração.

Parte externa

A parte externa é o local onde o uso de iluminação de LED é mais comum. Aposte em apliques de parede, luminárias, focos enterrados ou orientados e refletores. O projeto tornará os acessos e entradas mais visíveis, ao mesmo tempo em que dará destaque para o jardim e a casa. A regra da cor também vale: a luz mais amarelada torna o espaço mais suave, enquanto o branco frio deixa a iluminação mais concreta e incisiva.

3 – Por local de instalação

Atualmente, existe uma gama enorme de produtos de iluminação de LED, próprios para cada ambiente. Na hora de escolher, é importante também considerar o local da instalação.

Para forro de gesso ou madeira, opte por uma luminária de embutir (que fica com o corpo inserido em um furo no teto). Já para a instalação direta na laje, escolha uma luminária de sobrepor (instalada por cima da alvenaria). Para a iluminação decorativa, prefira uma arandela (peça de iluminação que se apoia em paredes). E, para iluminar um objeto próximo, eleja uma luminária de mesa.

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo