Iluminação natural: dicas de como valorizar a luz do sol para deixar o ambiente mais claro
É preciso deixar o sol entrar! Valorizar a iluminação natural na casa vai muito além de uma questão de economia: menos iluminação artificial e mais iluminação natural planejada é sinônimo de local mais fresco; e, segundo pesquisas de universidades americanas publicadas no Journal of Clinical Sleep Medicine, receber luz do sol em um cômodo é fundamental para a saúde, disposição e produtividade. A melhor maneira de valorizar iluminação natural é ter um projeto feito para isso, que vai conseguir com que a luz do sol alcance todos os cantos possíveis na área interna. No caso de um ambiente já montado, é possível realizar mudanças estruturais ou até apostar em alguns truques para iluminar mais sem precisar realizar obras. Confira!
Formas de valorizar a iluminação natural em casa
Aposte em portas e janelas de vidro e clarabóias
Se fazer mudanças estruturais no ambiente não for um problema, você pode substituir portas e janelas tradicionais por peças de vidro, que permitem que a luz natural entre melhor no ambiente. Pode parecer que não, mas grandes janelas funcionam inclusive para ambientes como cozinhas e banheiros. Caso privacidade venha a ser um problema, existem alternativas no mercado, como vidros com películas que deixem a luz entrar, mas que não permitam visualização de fora para dentro.
Instale cortinas translúcidas
Outra forma de garantir um pouco mais de privacidade ao optar por grandes janelas ou portas é apostar em cortinas translúcidas. Em salas ou quartos, elas permitem a passagem do sol, ajudam a valorizar a luz natural e ainda são peça coringa na decoração do ambiente. Para conseguir escuridão à noite, é possível instalar um blackout junto à cortina, que pode ser usado quando quiser.
Invista em uma parede de cobogós ou elementos vazados
Se mesmo assim os vidros não convencem pelo risco de deixarem o ambiente muito exposto, uma parede de cobogós pode ser melhor opção. Apesar de serem peças que permitem visualização através, cobogós funcionam para permitir a entrada de luz no cômodo e, ainda assim, proporcionar um pouco mais de de privacidade. Além disso, elementos vazados dão um ótimo efeito decorativo na casa e podem ser ponto de partida ou de destaque em um projeto de decoração.
Prefira paredes claras
Cores claras nas paredes são um ótimo artifício não só para valorizar iluminação natural, como para fazer com que o ambiente pareça maior. Se o desejo é fugir do tradicional branco, é possível apostar em bege, por exemplo, e fazer uma combinação com detalhes em outra cor. Paredes e teto claros funcionam como elementos para refletir e espalhar luz solar pelo ambiente, dando ênfase para iluminação natural.