Ideias criativas para decoração: como inovar no uso de papel de parede
Papel de parede na parede? Esqueça. O assunto aqui é outro! Você já pensou em usar papéis de parede para decorar outros lugares, sejam eles dentro ou fora do eixo quarto-sala? O revestimento pode dar um efeito bacana em detalhes, sendo tanto uma alternativa para as sobras que estão paradas em um canto da casa, quanto solução para quem busca mudar o visual de um ambiente sem mudanças drásticas ou grande orçamento. As ideias criativas para decoração reunidas neste post são sugestões de como inovar no uso de papel de parede e passam por todos os cômodos (e gostos). Aproveite!
Papel de parede fora da parede: inovando na decoração
Em móveis
Gavetas, estantes, nichos, mesas e prateleiras podem receber papel de parede como revestimento. Gavetas e estantes podem ser cobertas com papel de parede por dentro ou por fora. Os nichos, por sua vez, podem ser revestidos em sua totalidade ou servir como uma espécie de “moldura” para o papel de parede instalado, de fato, na parede. Na categoria das mesas, as que recebem melhor o toque de criatividade são as que possuem tampo de vidro (nesse caso, o papel de parede é instalado na madeira, por baixo do tampo).
Em ambientes incomuns para a instalação de papel de parede
Não é normal ver papel de parede em outros lugares que não sala e quarto, especialmente porque o material não é muito resistente à umidade e é arriscado aplicá-lo em ambientes molhados. Mas utilizá-lo como detalhe em banheiros ou até mesmo para montar um painel na área externa pode funcionar muito bem como efeito decorativo. A única ressalva é que é preciso ter cuidado para manter a instalação a uma distância segura de áreas que ficam em contato muito direto com água (como a parede da pia ou perto do chão fora de casa, por exemplo).
Nas escadas
Seguindo um só padrão ou misturando estampas, tanto faz – papel de parede pode servir, sim, para decorar escadas (ao menos as inteiriças). Ele pode ser aplicado entre os degraus ou, ainda, na parte debaixo de escadas, decorando a espécie de “teto” do local que fica embaixo dos degraus. Diga-se de passagem: esse espaço, normalmente meio morto, pode ocupar vários papéis funcionais na organização da casa, sabia?
Dentro do quarto, fora da parede
Em detalhes ou chamando mais atenção no cômodo, é possível inovar no uso de papel de parede até no ambiente da casa onde seu uso é mais ordinário. Interruptores ou espelhos de tomada, por exemplo, podem ganhar cara nova em uma parede lisa. A ideia também vale para investir em uma cabeceira diferente (e, claro, mais em conta), assim como para dar um toque personalizado em uma porta (ótima ideia para ambientes minimalistas) ou até mesmo no teto.