Decoração de casa: arquiteta dá dicas de como usar cores sem pintar parede

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Decoração de casa: arquiteta dá dicas de como usar cores sem pintar parede

Pensar em uma decoração de casa neutra não é para você? Respira fundo e fique por aqui porque a arquiteta Flávia Steil, do Studio², compartilhou seu know-how em cinco dicas para montar um ambiente com cor sem colocar uma gota de tinta nas paredes. Uma parede colorida pode ser um problema para quem mora em casa ou apartamento alugado ou para quem enjoa rapidamente de cores marcantes. Se é o seu caso, mas você também quer fugir do “branquinho básico”, saiba que tons neutros na parede podem abranger uma paleta que vai do branco ao preto – sendo que o primeiro recua, dando a sensação de um ambiente maior, enquanto o segundo aproxima e transmite aconchego. No meio dessa gama, tons de bege e cinza podem ser ótimas apostas. Para os acessórios, soltar a criatividade para combinar as cores depois dessas dicas está liberado!

5 dicas para uma decoração de casa com ambiente colorido com paredes em tons neutros

1. Defina um estilo para o cômodo

Saber exatamente qual o estilo do cômodo e qual a sensação que deseja transmitir é fundamental na hora de definir um projeto de decoração para um ambiente. Por exemplo: salas de TV e quartos pedem conforto, enquanto salas de estar e de jantar devem transmitir descontração. Com esses parâmetros definidos, é possível apostar em elementos coloridos no ambiente sem perder a essência do mesmo.

2. Escolha um elemento de destaque

Pode ser o tapete, o sofá ou uma escultura: tanto faz. Mas é preciso que a decoração tenha um elemento pelo qual se guia, ou seja, de onde parte todo o projeto. No caso de apostar em cores fora das paredes, essa é a peça que deve chamar mais atenção no ambiente – e isso passa, claro, pela cor escolhida para ela. Independente do tom, deve ser uma cor marcante, de forma que todos os outros objetos sejam pensados para compor com esse elemento central.

3. Invista na versatilidade dos ornamentos

Apostar nas cores em quadros, almofadas, objetos decorativos na estante ou mesa de centro, vasos ou cortinas (e por aí vai!) dá ao ambiente versatilidade. Isso porque é mais simples e mais barato conseguir mudar o estilo ou as cores da decoração quando as cores estão em objetos menores, já que não é preciso encarar reformas. Então, pode anotar o segredo: segundo Flávia, é essa a melhor maneira de usar cores no ambiente sem pintar as paredes.

4. Utilize cores complementares

Cores complementares são aquelas que mais oferecem contraste entre si, ou seja, que são opostas no círculo de cores: verde e vermelho, laranja e azul, amarelo e roxo. Isso não quer dizer que é preciso apostar em cores vibrantes – pelo contrário. É possível utilizar cores complementares na decoração com tons mais suaves e, assim, conseguir a maior harmonia visual possível.

5. Cuidado com cores que “brigam” entre si

Ter um ambiente com cores que brigam demais entre si – o que normalmente acontece com cores muito vibrantes – pode fazer com que você enjoe rapidamente da decoração. Ainda que as paredes neutras dêem uma boa base para abusar dos elementos coloridos, é preciso que se pense em conforto visual durante a composição do cômodo. Preferir tons pastéis é uma boa saída para ter uma sala colorida que não cause desconforto ou enjoo com relação à decoração.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo