Estante multifuncional: como organizar livros, objetos e aparelhos e deixar sua sala mais bonita
Sem regra de tamanho, cor ou formato. Estante multifuncional ideal é aquela que serve direitinho para guardar tudo o que precisa e ainda ter destaque na decoração. Mesclando o que precisa ser armazenado com os objetos decorativos, é possível usar uma estante multiuso para dar sua cara ao ambiente arrasando na decoração. Na hora de escolher o modelo ideal para você, é bom lembrar que se o objetivo for associar funcionalidade e visual, a melhor pedida é deixar tudo à mostra – e, assim, a profundidade das prateleiras não precisa ser maior que 40cm. Além disso, é importante que a estante possua nichos e divisórias de diversos tamanhos para que você possa acomodar objetos com maior facilidade. Quem deseja ainda delegar mais uma função para o móvel, pode utilizá-lo para marcar a divisão de cômodos ao invés de apoiá-lo em uma parede. Multifuncional mesmo, não?
Como organizar livros e demais objetos na estante multifuncional
Lembre-se de que a estante faz parte do projeto decorativo do ambiente
Isso quer dizer que ela precisa receber coisas em ordem, que tenham uma harmonia entre si, além de cumprir o papel “funcional”. Para isso, você pode apostar em decorá-la com quadros, pôsteres e vasos de planta, por exemplo.
Siga a lógica do armazenamento
Objetos que não são acessados com frequência devem estar dispostos mais para cima ou nos cantos das estantes, enquanto o que você usa muito precisa estar mais acessível. Essa regra, claro, vale para os não-decorativos: o que serve para decorar fica no melhor espaço visualmente falando.
Dê prioridade para acomodar livros e revistas
Provavelmente são eles que vão acabar ocupando a maior parte do espaço na estante multiuso. Os primeiros podem ser organizados por tema ou gênero, autores, títulos ou tamanhos, dependendo de qual arrumação fizer mais sentido para você. Se quiser priorizar o visual, você pode também ordená-los por cor. Para as revistas, o mais indicado é usar a data de publicação como referência na hora de arrumar. Não esqueça de deixar com mais fácil acesso as publicações que são mais usadas por você.
Faça composições com objetos pessoais
Souvenirs, porta-retratos, lembranças de viagens, presentes – aqui, está liberado expor tudo o que tem valor emocional e conte a sua história. É bom para ajudar dar a sua cara ao móvel e ao cômodo, tornando tudo mais pessoal.
Invista em caixas organizadoras
Principalmente para estantes que ficam em escritórios, elas podem servir para arquivar documentos e outras coisas que não precisam ficar expostas, mas precisam de um espaço para serem armazenadas.
Reserve um espaço na estante para servir de aparador
É boa ideia reservar um espaço que você possa utilizar para deixar coisas que usa tanto – a ponto de não precisarem ser guardadas. Na sala, por exemplo, ele pode receber chaves e, no quarto, o que está no bolso, relógio e bijuterias.
Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de objetos
Não corra o risco de fazer a estante parecer sobrecarregada. Quanto mais objetos acumular na estante, mais difícil manter a organização e a limpeza.