Home bar: como montar ambiente para guardar bebidas e receber amigos em casa
Quem não gosta de se reunir com os amigos ou familiares para encontros aconchegantes de bate papo, comida boa e, claro, drinks especiais? A boa notícia é que tudo isso pode ser feito no conforto do seu lar! Que tal aprender a montar um ambiente para guardar bebidas, conhecido como home bar, e receber amigos?
É cada vez mais crescente a proposta de espaços gourmet em residências e, muito além da tradicional mesa de jantar, a ideia de ter um bar dentro de casa é super tendência. O projeto não tem complexidade e ainda possui o diferencial de trazer sofisticação ao seu espaço, dando um up na decoração já existente.
Se você é o típico anfitrião que faz questão de receber seus convidados da melhor forma, aposte nestas dicas e tenha um home bar que é a sua cara!
Home bar: ambiente para guardar bebidas
Os cômodos sociais são os mais recomendados
Morando em ambientes grandes ou pequenos, é possível adequar um espaço suficientemente aconchegante e montar seu ambiente para guardar bebidas. “Podemos adaptar o conceito de bar aos ambientes sociais, como a varanda-gourmet, a sala de jantar, a sala de TV e a sala de jogos”, afirma a arquiteta e urbanista Sara Bizzo Barro.
Usar um mobiliário em um hall de entrada ou na circulação entre cômodos das áreas comuns também é válido, além da cozinha e da copa, que são ambientes que podem ganhar um charme a mais com um bar. A verdade é que, com criatividade e um pouco de decoração, tudo é possível.
Para quem tem pouco espaço, a profissional indica uma bandeja-bar. “Além de ser uma opção que não ocupa muito espaço, é bem versátil e fácil de compor em diversos espaços. Trata-se de algo simples em que a escolha dos elementos utilizados dará um toque de sofisticação”, recomenda a arquiteta e urbanista.
Diferentes estilos de bares
Por mais simples que seja, a decisão pode ser bem difícil. Isso porque é possível adaptar seu bar nos mais variados estilos e, de acordo com Sara, o que define é o conceito no ambiente em que o bar for inserido. Dessa forma, pode-se criar algo boêmio, clássico/tradicional, contemporâneo, despojado, escandinavo, retrô/vintage, rústico, tropical/náutico ou industrial. Qual se encaixa mais no seu perfil?
“O que vai variar o estilo será o mobiliário a ser usado, pois pode-se criar desde um móvel especial para isso, aproveitar algum aparador, um pequeno móvel existente, carrinho-bar ou até mesmo uma mesa-bandeja”, explica a arquiteta. Já que as opções são tantas, é comum ficar confuso com a escolha. Para solucionar esse problema, consulte um profissional de decoração e garanta o projeto mais adequado ao seu espaço.
Decoração e acessórios que não podem faltar
Acessórios para preparação e degustação de drinks ajudam a agregar mais charme e personalidade ao seu ambiente para guardar bebidas. “Tudo vai depender do quanto se quer investir neste espaço. Pode-se ter frigobar, adega climatizada, cervejeira, choppeira ou até mesmo um móvel-adega”, lembra Sara.
Além disso, não podem faltar, claro, as bebidas, que vão variar de acordo com a preferência dos donos da casa e de seus convidados. Deixá-las expostas no ambiente já serve como parte da decoração. Quanto aos acessórios, a profissional lista algumas ideias: “saca-rolhas, abridores, misturadores, dosadores, coqueteleira, jigger, tábua e faca, mudler e decanter são alguns utensílios que, se tivermos por perto, facilitarão no preparo dos drinks”.
Dependendo do espaço disponível próximo ou do móvel onde for montado seu bar, os copos especiais e taças para servir serão um diferencial se estiverem por lá. Lembrando que é sempre bom deixar um espaço livre para o preparo das bebidas. Por fim, é só trazer o balde de gelo e umas frutas cortadas que, além de dar mais sabor, vão tornar seu momento de descontração ainda mais colorido e estiloso. Para decoração, vale apostar em luminárias, quadros, adesivos e espelhos.