Se você está reformando o seu banheiro grande ou simplesmente quer repaginar o ambiente, o gabinete para banheiro é um personagem determinante para compor a decoração e garantir um espaço impecavelmente organizado.
Afinal, ninguém merece conviver com algodão misturado com cotonete, sabonetes jogados de qualquer jeito e toalhinhas de rosto que nem se vê onde estão, não é mesmo?
Gabinetes para banheiros grandes preenchem o espaço de forma funcional, ajudam você a botar ordem na bagunça e ter tudo sempre à mão quando precisar. E é tanta a variedade de modelos e estilos, que você pode ficar confuso na hora de eleger o ideal para você levar para casa ou encomendar.
Mas, se você chegou até aqui, é porque está buscando fazer escolhas mais seguras. E é nisso que a gente vai ajudar você. Conversamos com arquitetos renomados e para lá de refinados que nos deixaram aqui muitas dicas para você acertar na escolha. Confira a seguir.
21 gabinetes para banheiro grande
Confira essas inspirações de gabinete para o seu banheiro grande.
1. Garimpe móveis antigos
Se tiver um móvel antigo, use como gabinete! “Eu adoro garimpar. Sempre busco conhecer o que meus clientes já têm ou vou em antiquários atrás de móveis antigos. Uma cômoda, um aparador, uma mesa antiga, tudo pode se tornar um gabinete!”, afirma o arquiteto e decorador Sig Bergamin. Para garantir vida longa ao seu móvel, envernize-o.
2. Aposte nos espelhos para gabinetes de banheiros grandes
Usar espelho no banheiro não tem erro e pode ser um ótimo revestimento para o seu gabinete! “Em banheiro grande, o espelho dá amplitude, além de causar muito mais impacto. Eu gosto do efeito caleidoscópio que vários espelhos proporcionam, eles criam uma decoração extremamente moderna e luxuosa”, diz o arquiteto e decorador Sig Bergamin.
3. Gabinete e cestos: combinação que cai bem
“Cestos são objetos baratos, com várias formas, cores e tamanhos e que podem ser uma peça chave em seu gabinete”, afirma o arquiteto. “Nessa casa de praia, fiz um grande gabinete e organizei todos os itens do banheiros em diversos cestos. E em cima, ainda decorei com plantas, cestinhos e saboneteiras seguindo a mesma temática”, conta Sig.
4. Puxadores cavados evitam acidentes
Essa bancada de cuba dupla e de base neutra cinza tem estilo bem elegante, sofisticado e sóbrio. Puxadores no estilo cava embutida, feito no mesmo material da frente, garantem um acabamento mais clean e evitam qualquer tipo de acidente com puxadores que acabam ficando para fora do móvel.
5. Chique e contemporâneo
Gabinete com portas de correr e gavetas com bancada em quartzo branco com duas cubas esculpidas são destaques nesse banheiro, que carrega o conceito contemporâneo.
6. Bordô: elemento surpresa no banheiro amplo
O gabinete bordô bem chamativo em contraste com revestimentos neutros do banheiro máster são os destaques nesse projeto.
7. Madeira, cimento queimado e bancada branca: opção atemporal para banheiros com metragens maiores
Nichos em quartzo, bancada e espelho retroiluminado com prateleiras internas e banheira fazem deste banheiro grande um tributo ao conforto. A marcenaria foi pensada nos mínimos detalhes. Painéis com portas mimetizadas em folha de freijó trazem simplicidade visual e sofisticação. Minimalista, atemporal, leve e refinado.
8. Banheiro grande com madeira remete a natureza e aconchego
Esse banheiro com estilo contemporâneo tem nicho da penteadeira em branco prime e gabinete e gaveta da penteadeira em madeira Nogal Terracota. A cor da madeira Nogal Terracota traz uma sofisticação sem excluir o conforto e remete à natureza.
9. Banheiro grande com estilo urbano e moderno
Esse é um modelo de gabinete ideal para você que busca um móvel de grande formato e necessita de mais espaço para organizar os seus itens de banheiro. Nas cores branco e freijó, tem um toque urbano e moderno. Apresenta grande espaço de armazenagem para guardar e organizar os itens do seu banheiro.
10. Azul petróleo é destaque nesse banheiro
Esse gabinete para banheiro Nordic, da Mazzu, oferece amplo espaço de armazenagem para melhor guardar e organizar os itens do seu banheiro. Possui duas portas, com prateleiras, na cor azul petróleo, com madeira, o que deixa o modelo ainda mais moderno! Ideal para cubas de apoio.
11. A madeira ripada como protagonista deste gabinete para banheiro grande
O gabinete para banheiro Salta, da Agardi, possui um acabamento fosco, o que deixa o móvel mais moderno. Além disso, possui gavetas, compartimentos para melhor guardar e organizar os itens do seu banheiro. Essa solução tem um amplo espaço de armazenagem ideal para você! Sua cor neutra combina com várias cores de revestimentos. Ideal para quem busca praticidade.
12. Espaço amplo para guardar tudo
O gabinete para banheiro Newcastle, da Venturi, possui 120 cm de largura, para você que busca um gabinete para banheiro de grande formato, para duas cubas. Combina as cores branco e marrom, o que dá um toque mais urbano e moderno ao seu banheiro. Possui um amplo espaço de armazenagem para melhor guardar e organizar os itens do seu banheiro.
13. Gabinete para banheiro grande de madeira: versátil, combina com vários estilos
O gabinete Sisco Antique Wood, da Venturi, é perfeito para seu projeto! No estilo Boheme, esse móvel traz 1 porta e 3 gavetas e apresenta apelo artesanal com influências étnicas.
14 Gavetas organizam seus acessórios
O gabinete Sonora 60 x 100 x 40 cm Terracota Darabas Agardi tem 4 gavetas, ideais para organizar todos os seus acessórios de banheiro.
15. Design clean e bom gosto no banheiro
Deixe seu banheiro como você sempre sonhou. Esse gabinete de banheiro com gaveta mede 129 x 71 x 45 cm, e traz o charme estilo escanvinavo do branco com madeira.
16. Gabinete de madeira com toque rústico
Fabricado em madeira do tipo MDF, o gabinete para banheiro modelo Atacama, da marca Darabas Agardi, mede 61 x 80 x 40 cm e tem três espaços de armazenamento: um nicho (dividido por uma prateleira) e duas gavetas internas protegidas por uma única porta. Nas cores marrom e branco, apresenta as nuances e diferenciais da madeira natural na parte externa para aquele toque rústico que todo móvel de madeira precisa.
17. Estética minimalista
O gabinete para banheiro Adrien 80 Esverdeado Bergan mede 53 cm x 80 cm x 46 cm e apresenta uma estética minimalista que combina com todos os estilos e valoriza seu espaço. Além disso, acompanha tampo com cuba!
18. Tradicional e discreto
O gabinete para banheiro Cristalo 55 x 120 x 43 cm Branco e Nogueira, da marca Mazzuco, é ideal para quem tem espaço e não tem medo de usufruir dele. A combinação de cores branco, marrom e preto deixam esse modelo discreto, com um toque tradicional de móveis com estilo dos anos 90 para combinar com revestimentos neutros.
19. Acabamento leve e visual orgânico
O gabinete para banheiro Eterno 75 x 85 x 39 cm Carvalho P&C Artemobili é fabricado em madeira maciça em estilo Nature, trazendo um acabamento leve, com visual orgânico.
20. Design elegante e tradicional
Se você busca praticidade, sem abrir mão do estilo, o gabinete para banheiro com espelho Manhattan 23 x 80 x 48 cm Sensea é uma solução completa. A dobradinha gabinete + espelho, no estilo Neo Classic, tem um design elegante e tradicional.
Com tantas inspirações de projetos e tanta variedade de modelos, você certamente irá encontrar um que seja a sua cara.
Como escolher gabinete para banheiro grande?
Comece analisando para que você quer um gabinete. “Todo projeto começa pelo entendimento da sua necessidade. Às vezes o seu gabinete precisa ser grande para guardar muitas coisas. Às vezes, você só precisa de um cômodo onde irá guardar os objetos”, ensina o arquiteto e designer de interiores Sig Bergamin.
O segundo passo é definir qual estilo o gabinete terá. “Aqui começamos a dar asas à imaginação. Como queremos esse banheiro? Ele será mais formal? Com aspecto mais branco, clean e minimalista? Usaremos cores? Utilizaremos objetos da casa?”, questiona Sig.“Eu sempre falo que não podemos ter medo de ousar, de investir em cores e texturas. O banheiro pode ser um ótimo local para essa ousadia e o gabinete pode ser uma peça de destaque”, diz o arquiteto.
O gabinete tem a função de guardar e organizar todos os itens de higiene pessoal do banheiro. Portanto, antes de escolher, faça uma seleção dos itens pessoais que você vai querer guardar nesse móvel.
“Avalie se te atende melhor portas de abrir, alturas de prateleiras internas, ou se seria melhor gavetas para maquiagem, bijuterias etc. Vale medir e quantificar tudo para ver se cabe. Nichos abertos só são uma opção viável para quem é organizado”, recomenda Mayara Sadala, arquiteta do MSAD Arquitetura. Essas e as mais de 50 dicas a seguir com certeza vão ajudar você a fazer a melhor escolha, que combina com seu estilo e com sua necessidade. Além do arquiteto Sig Bergamin, colaboraram com a gente as arquitetas Carolina Ciola Fonseca, do Studio iÓ Arquitetura, Juliana Muchon, do escritório Juliana Muchon Arquitetura, Carolina Lorenzato e Larissa Monzú, do Degradê Arquitetura, Mayara Sadala, do escritório MSAD Arquitetura, Aline Lopes, do escritório Aline Lopes Arquitetura, e Thaisa Bohrer, do Bohrer Arquitetos. Veja a seguir as dicas que descobrimos:
Tamanho e modelo
● Anote as medidas do banheiro e da bancada antes de ir à loja comprar seu gabinete. Leve em conta a dimensão do banheiro para o gabinete ficar proporcional, garantir melhor aproveitamento do espaço e não atrapalhar a funcionalidade e o fluxo do banheiro.
● Leve em conta a dimensão da bancada, se ela já existir, para o gabinete ficar alinhado com ela.
● Verifique como é a cuba, e se o gabinete tem cuba de embutir ou cuba de apoio, pois como a altura de instalação muda, a altura do gabinete também muda.
• Leia mais: Tipos de cuba para banheiro
● Pense no ponto de torneiras, e se é uma torneira de bancada, ou de parede. Considere a distância da cuba em relação à parede, e ao ponto de água, para que o uso seja o melhor possível.
● Verifique a posição que o gabinete será instalado no banheiro. Por exemplo: se for instalado perto de uma porta de acesso ao banheiro, ou da porta do box, com sentido de abertura para o gabinete, o ideal é ter um gabinete que não tenha gavetas voltadas para essas portas, pois poderá ser um bloqueio e até comprometer a segurança do usuário.
● Antes de ir à loja, meça o espaço do gabinete, levando em consideração principalmente portas abertas. Se essa bancada vai ficar de frente para a abertura da porta, então considere que tem que ter uma folga ali para conseguir abrir e fechar.
● Considere também o fluxo desse banheiro. Não adianta o gabinete ficar no lugar em que o uso vai ficar apertado.
● Se sua cuba vai para um lavabo, ela não precisa ser tão grande. Mas se a cuba vai ser usada no dia a dia, para a pessoa lavar o rosto e escovar os dentes, é melhor que seja uma cuba um pouco maior, para não respingar água e sujar a superfície.
● Fique atento para que a configuração do armário não atrapalhe a parte hidráulica da bancada, como os sifões e flexíveis. E também prestar atenção no tipo e na quantidade de cuba para que nenhuma estrutura do armário “bata” nela.
● Deixe o gabinete 1 cm para dentro da pedra da bancada, tanto na frente quanto nas laterais – a famosa pingadeira. Isso evita que escorra água da bancada direto na frente do gabinete.
● Dependendo do tamanho do gabinete, e do tipo de parede, você pode criar uma base em alvenaria, para melhor sustentação. Revista essa base com o mesmo material do piso, para dar um acabamento quase “invisível”.
● Manter a simetria no desenho da marcenaria quando se tem uma cuba dupla no banheiro é interessante esteticamente.
● Escolha o modelo de porta (de abrir, correr ou basculante) de acordo com a funcionalidade do banheiro. Por exemplo, quando temos uma bacia próxima à bancada, a função de porta de abrir e basculante fica inviabilizada. Neste caso, opte pelo modelo de correr, pois desta forma, é possível o acesso ao gabinete.
● Mantenha o gabinete suspenso do piso ou sobre uma base de alvenaria revestida com rodapé do mesmo material do piso ou de pedra. Isso faz com que durante a limpeza a água não entre em contato com a madeira, conservando assim o móvel.
• Leia mais: Torneira para banheiro: saiba como escolher o modelo ideal
Em relação aos materiais
● O material do gabinete é superimportante para garantir durabilidade. Por se tratar de estar em área molhada, aconselhamos que a parte interna seja à prova d’água. Prefira acabamentos como MDF ultra ou fórmica. Ou, no caso de madeira, aplique verniz naval.
• Leia mais: 15 modelos de gabinete de banheiro de madeira para se inspirar
● O gabinete de MDF tem uma absorção maior da umidade, então avalie se essa superfície está muito próxima ao box, e se esse banheiro tem ventilação.
● Se existir uma base em alvenaria abaixo da bancada, pode considerar o gabinete encostando nela. Caso contrário, evite que ele encontre o piso para não correr o risco de molhar a base e danificar a peça.
● Escolha materiais que agradam visualmente e ao toque, e que sejam mais resistentes à umidade, ao vapor do chuveiro e aos produtos de limpeza.
● Gabinetes em marcenaria com laminado garantem durabilidade e resistência para o espaço.
● Laminados com textura exigirão uma limpeza mais detalhada. As texturas lisas são mais práticas.
● O material influencia diretamente na praticidade e manutenção. Se pensar em um gabinete com portas de espelho ele terá uma manutenção maior, pois as digitais ficarão marcadas ao encostar nas portas.
● Portas ripadas também dão mais trabalho para limpar entre elas. Linhas retas e acabamentos neutros são mais fáceis de conservar.
● Em cidades em que há muita umidade, opte por uma superfície mais lisa, para evitar acúmulo de mofo, ou algum modelo que combine vidro.
● Vale a pena ver os modelos pessoalmente, porque a foto muda um pouco o tom, por mais que a representação tente ser o mais fiel possível.
● Se você tem muita madeira na casa, e quer usar o mesmo tom de madeira no gabinete no móvel sob a bancada, leve um pedaço dessa madeira até a loja e veja pessoalmente se o tom dessas duas madeiras realmente batem e se a composição vai ficar interessante.
● Para a parte externa do armário, algumas preferências costumam ficar lindas: MDF amadeirado, lâmina de madeira natural, laca neutra ou colorida e vidro.
• Leia mais: Quais os melhores tipos de madeira para móveis, pisos e portas
Cor e tonalidade do gabinete
● Quanto às cores, tudo é possível, bastando estar de acordo com o restante do banheiro. Algumas escolhas são mais certeiras, como madeira, branco e cinza. Mas, se você gostar e combinar com os outros acabamentos, cores como azul, verde, rosa, amarelo, são super bem-vindas, ainda mais em banheiros infantis.
● Se seu banheiro já tem muitos elementos, opte por uma bancada mais neutra, num tom próximo a outro tom que já tem no banheiro ou lavabo.
● Nem toda cor branca é igual. A escolha, por exemplo, de um tampo em quartzo branco, cuba em louça branca e gabinete em marcenaria branca pode ser um erro se não comparar o tom de branco lado a lado das amostras.
● Verifique as cores existentes nos acabamentos do banheiro, inclusive a cor das torneiras e metais, para compor com as cores e acabamento do seu gabinete. É importante que a cor componha com o resto do ambiente, podendo ser da mesma tonalidade, tom sobre tom ou contrastante. Tudo depende do seu gosto e estilo.
● Pense no seu estilo, o que combina com a sua casa. Vale apostar em puxadores esculpidos na madeira, de sobrepor, entre outros. Se for mais ousada aposte em portas mais trabalhadas ou em cores, se for clássica prefira os atemporais.
● Para manter a harmonia, o ideal é que todos os itens do banheiro conversem entre si. Se já existe alguma madeira no local, procure escolher alguma com tonalidade próxima. Se a atmosfera é neutra, considere um acabamento atemporal.
• Leia mais: Confira os 5 melhores chuveiros elétricos da temporada (Guia 2021)
Segurança
● Cuidado com quinas ou puxadores pontiagudos se existir crianças ou idosos que irão utilizar o banheiro em casa. Prefira puxadores embutidos e portas que não sejam espelhadas ou de vidro.
● Em casa com criança, evite modelos que sejam de vidro, com quina viva. Opte por um modelo em MDF.
Puxadores embutidos modelo cava podem garantir praticidade, e evitam que a roupa enrosque.
● Se a peça for suspensa, evite guardar acessórios com sobrepeso.
Forma e função
● Não tenha medo de escolher seu gabinete. Eleja o modelo de acordo com o seu espaço. O móvel deve ser funcional, ajudar no armazenamento e organização dos seus objetos e favorecer a limpeza do ambiente.
● Não adianta só ir no mais bonito. Primeiro pense na função e depois na forma. Avalie a altura dos seus pertences para escolher um modelo com compartimentos adequados.
● Se seu banheiro tiver bastante espaço, seu gabinete poderá ter até compartimento de roupas sujas, o que ajuda bastante na otimização e rotina.
● Pense em como pode ser a utilização do gabinete, e agregar diferentes formas, como gavetas, gavetões e portas.
“Aqui no escritório gostamos bastante de colocar de três a quatro gavetas menores, ao menos duas portas com uma prateleira interna e um gavetão para roupa sujas”, afirma a arquiteta Juliana Muchon
● Gavetões possibilitam ao usuário evitar de se abaixar para pegar algum produto no fundo do móvel.
● Gavetas mais fundas são mais funcionais, pois você pode usar como cesto de roupas, guardar toalhas e frascos em pé
● O gabinete em madeira é atemporal, além de aquecer o ambiente. Se for banheiro infantil, pode-se considerar tom de cor para dar personalidade. Capriche em puxadores trabalhados, se forem organizados vale portas ripadas, nichos.
● Quando o ambiente é neutro, ele pode ser um protagonista e você pode abusar de cores e tipos de puxadores diferentões.
● Pense onde vão ficar os produtos, como saboneteira e acessórios de banheiro. Se vão ficar no armário superior, por exemplo, então talvez embaixo, no gabinete, possa ter nichos.
● Se não tem espaço para colocar objetos em cima da bancada, e há espaço na parede, então o ideal é que no gabinete tenha armário, uma porta basculante, também combinando com o nicho.
Estilo
● Fique de olho nas tendências. Se você quer um banheiro com uma pegada mais industrial, insira algum banquinho ou acessório que tenha uma estrutura metálica. Se estiver no lavabo, com bastante nicho, combine cesto, toalha e vela.
● Para compor o estilo industrial, um banheiro que já tenha um revestimento de tijolinho, tipo aqueles Subway Tiles, ou alguma coisa assim, aposte em um gabinete vazado, com uma estrutura metálica.
● Já para o banheiro mais clássico, há opções com madeira, com espelho bisotado. Sempre fica mais sofisticado.
● Em um banheiro todo neutro, é legal você dar destaque ao ambiente com um gabinete colorido. Fica cheio de personalidade.
● Em um banheiro mais minimalista, pode apostar em um gabinete preto ou branco, podendo ser um acabamento fosco ou alto brilho, que vai trazer assim um ponto de luminosidade para esse banheiro.
● Entre os tons de madeira, existe desde a madeira clara até os tons mais escuros. Quanto mais escuros, a madeira acaba ficando um pouco mais marcante. As madeiras mais claras puxam para um contexto mais escandinavo, mais suave.
● Leve em consideração se você vai ter algum tipo de decoração, apoiar um vaso, colocar velas, ou até a própria saboneteira ou acessórios de banheiro nessa bancada. Tudo isso vai agregar elementos para essa decoração.
● Um pequeno detalhe na decoração de um gabinete ou lavabo moderno alegram o ambiente. Sig Bergamin aposta na “liberdade poética” para ousar mais e fazer desse um ambiente descontraído. “A decoração que vamos usar no e sobre o gabinete pode ser um ponto de destaque. Já imaginou apoiar quadros sobre seu gabinete? Ou pegar algum objeto e por sobre ele?”, provoca Sig. Nesse projeto, o arquiteto “pousou” um pequeno pássaro sobre uma pia que estava apoiada em um gabinete rústico com um tampo em pedra. Veja que resultado surpreendente.
Leia mais:
Gabinete para banheiro pequeno: 29 modelos que cabem no seu espaço
Torneira para banheiro: saiba como escolher o modelo ideal
15 modelos de gabinete de banheiro de madeira para se inspirar
Confira os 5 melhores chuveiros elétricos da temporada (Guia 2021)
Como montar um banheiro acessível decorado
Armário para banheiro com espelho: 20 modelos para organizar com estilo
15 tipos de torneira para cuba de banheiro
Banheiro com piso madeira: 17 ideias para você se inspirar
Modelos de box para banheiro: entenda qual escolher
Como contratar montagem de móveis de banheiro com o Leroy Merlin Instala