Descubra qual a diferença entre mármore e granito!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Mármore e granito são aqueles materiais que elevam a estética e a sofisticação de qualquer ambiente e é presença quase obrigatória em um projeto arquitetônico ou na decoração de interiores. Isso porque eles garantem a exclusividade ao projeto, já que cada pedra natural tem seu desenho próprio e único.

Ambos disputam entre si nos quesitos beleza e versatilidade, mas se diferenciam nos quesitos resistência e porosidade, além do aspecto visual, claro.

É altamente provável que, na sua casa, você possa ter os dois materiais, dependendo do uso e do ambiente.

Mas, se você ainda não sabe diferenciar mármores e granitos, e está em dúvida sobre como e onde utilizar cada um deles, continue a leitura para saber tudo o que você precisa para tomar decisões e ter bons argumentos para conversar com seu arquiteto.

• Leia também: Confira 12 modelos pedra para revestimento para se inspirar!

Qual a diferença entre mármore e granito?

O mármore é uma rocha natural derivada do calcário e dolomita, composta por minerais de calcita expostos à alta temperatura, geralmente encontrada perto de vulcões ou em regiões onde já sofreram atividade vulcânica.

O mármore que conhecemos é resultado de um processo de pressão e aquecimento da rocha no interior da terra ao longo de milhares de anos.

Piso Externo Mármore Laguna Cinza Rustico 57×57 m2 – Extrata Stones

Já o granito é um tipo de rocha produzida pela ação do fogo e formada pelos minerais quartzo, mica e feldspato. Ao contrário do mármore, que resulta do aquecimento da rocha, o granito se forma a partir do resfriamento do magma.

É essa a principal diferença na formação do mármore e do granito que, na prática, irá impactar na resistência das duas pedras.

Piso Interno Granito Sta Cecilia Amarelo PO 57×57 m2 – Extrata Stones

Quais são as características físicas e naturais do mármore e granito?

O mármore tem coloração mais uniforme, menos brilho, é mais poroso e têm veios mais definidos.

Por ser mais poroso que o granito, pode sofrer manchas e absorver gordura mais facilmente.

Apresenta dureza 3 na escala mohs, que mede de 1 (materiais menos resistentes) a 10 (materiais mais resistentes) o nível de dureza dos materiais naturais.

Já o granito, que é constituído por quartzo, mica e feldspato, apresenta dureza entre 6 e 7 na escala mohs. Portanto, é mais resistente e duro do que o mármore

Resistência e durabilidade

Composto por minerais de calcita, o mármore é uma rocha natural metamórfica (que surge a partir da transformação das rochas sedimentares ou magmáticas) menos resistente e durável que o granito.

Pedra natural de alta durabilidade e resistência, o granito é muito mais resistente e durável que o mármore.

O mármore apresenta dureza 3 na escala mohs. Já o granito, apresenta dureza entre 6 e 7 na escala mohs. A escala mohs indica o nível de dureza dos materiais naturais e classifica os elementos de 1 a 10, sendo 1 para os materiais menos resistentes e 10 para os mais resistentes.

Isso significa que o granito é muito mais difícil de riscar, trincar ou rachar do que o mármore, por esse motivo é muito mais utilizados em revestimentos como pia de cozinha, por exemplo.

Pia de Cozinha Granito Ocre Itabira 120cm Pop – Venturini

Manchas e desgastes

O mármore apresenta dureza 3 na escala mohs, contra dureza entre 6 e 7 do granito. Isso significa que o granito é muito mais difícil de riscar, trincar ou rachar do que o mármore.

O mármore é menos resistente e mais poroso que o granito e, como explicamos anteriormente, o que o torna mais suscetível a manchas mais e absorve gordura mais facilmente.

Composição

O granito é composto principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Isso confere à pedra tons mesclados e menos uniformes do que o mármore.

Já o mármore é uma rocha metamórfica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes, podendo ser predominantemente branca, acinzentada, de coloração creme com veios escuros, esverdeadas ou pretas.

Aspecto visual

O aspecto visual das duas pedras é decorrente dos processos de fabricação.

De cores mais uniformes e opacas, o mármore tem uma coloração que varia conforme os minérios presentes, podendo variar entre branca, acinzentada, creme, esverdeada ou preta.

Já o granito possui uma aparência mais mesclada, mais iluminada e menos uniforme. Segundo o Grupo Paraná, responsável pela extração de jazidas produtoras de granito e mármore, a mica dá o aspecto brilhoso e é visível nos tons escuros da rocha. Já o feldspato dá as diversas cores para o granito. Por fim, o quartzo confere os tons mais acinzentados.

Piso Interno Granito Sta Angelica Preto AC 57×57 m2 – Extrata Stones

Absorção da água

No quesito absorção da água, o granito leva vantagem com relação ao mármore, pois o granito é absolutamente impermeável e não absorve umidade, e dificilmente corre o risco de manchar.

Por ter uma composição com material mais poroso do que o granito, o mármore é mais propenso a ter manchas e à absorção de água e gordura.

Aparência

A aparência do mármore é mais uniforme e mais lisa, por isso, ele é mais desejado.

Já o granito tem visual menos uniforme e mais mesclado do que o mármore. É menos poroso do que o mármore, portanto, essa é sua grande vantagem: não mancha e praticamente não absorve água.

Aplicações e usos

Por ter uma composição de rochas que o fazem mais duro do que o mármore, o granito é uma pedra mais resistente e ideal para ser usada em bancadas de cozinha ou área de serviço.

O mármore é indicado para locais de tráfego leve e áreas internas, como pisos de salas, quartos e banheiros, além de bancadas, revestimento, escadas e mesas. Fica um luxo só.

Existe no mercado uma versão de mármore com acabamento resinado, que cria uma camada de proteção sobre a pedra, porosa, possibilitando o seu uso sua aplicação em áreas úmidas e com tráfego intenso.

Piso Externo Mármore Laguna Cinza Acetinado 57×57 m2 – Extrata Stones

Preço

Se você é apaixonado pelo mármore, prepare o bolso: por ser considerado mais nobre, o mármore e por ser mais escasso na natureza, o mármore é mais caro que o granito.

O Brasil é um dos grandes produtores de granito. Quanto ao mármore, muito dessa pedra usada no Brasil é importada.

Quais os principais tipos de mármore?

Os diferentes tipos de mármore se diferenciam pelo aspecto visual e tonalidade. Confira a seguir quais os principais tipos de mármore:

• Mármore Carrara: é o mármore branco, de alta qualidade, de origem italiana e está entre os mais desejados;

• Mármore Piguês: de origem grega, tem coloração branca com veios cinzas e de aparência mais homogênea que o carrara;

• Mármore Travertino: de origem italiana, varia em tons beges e amarronzados;

• Mármore Sivec: possui tons brancos com veios acinzentados.

• Mármore Calacatta: predominância branca com veios marcantes dourados;

• Mármore Crema Marfil: pedra natural de tom bege e veios marrons e dourados;

• Mármore Marrom Imperial: marrom intenso com detalhes claros e escuros;

• Mármore Branco Thassos: de origem grega, mármore branco puro e sólido, com veios cinza esbranquiçados;

• Mármore Botticino: de origem italiana, é um mármore bege com fendas amarronzadas, ideal para banheiros, revestimentos de pisos e paredes, escadas e lavabos;

• Mármore Ônix: varia de tons entre o branco, preto, bege e verde ao translúcido proporciona alto impacto visual ao ambiente;

• Mármore Nero Marquina: de origem espanhola, tem coloração preto black piano com fendas brancas marcantes.

Quais os principais tipos de granito?

Você encontra no mercado diferentes tipos de granito, com tonalidade variada e diversidade de formas geométricas. Confira a seguir quais são os principais tipos de granitos:

• Granito amarelo icaraí: pedra natural com baixo índice de absorção, alta uniformidade e grande durabilidade; é comum em bancadas de cozinhas e banheiros;

• Granito branco dallas: feito de grãos claros e escuros, apresenta pontilhados roxos e pretos; pode ser usado em ambientes internos ou externos, em banheiros, cozinha ou varandas;

• Granito preto são gabriel: é o granito mais conhecido do mercado, dá um ar sofisticado e moderno ao ambiente, tem coloração preta e combina bem em contraste com móveis claros;

• Granito vermelho brasília: é resistente, ideal para bancadas de cozinhas e pisos, por conta de sua coloração avermelhada, que se traduz em classe e elegância;

• Granito café imperial: sua coloração marrom combina com mobília mais clara.

Como são a utilização e os cuidados com o mármore e granito?

Mármores e granitos são belos, sofisticados e duráveis. Mas para manter a beleza você deve ficar de olho em trincas e fissuras, para reparar sempre que necessário.

Para fazer a manutenção de mármores e granitos, siga essas dicas:

Faça a limpeza com água corrente;

Verifique se há produtos específicos para cada tipo de pedra ou utilize sabão neutro;

Use detergente neutro para remover manchas;

Impermeabilize as pedras;

Não use produtos ácidos e corrosivos.

Limpa Granito E Marmore Pro 1L – Sanol

Limpeza

É fácil limpar mármores e granitos, bastando usar um pano úmido com água e detergente neutro na manutenção do dia a dia. Nunca utilize produtos ácidos ou corrosivos, água sanitária ou sapólio.

Como o mármore é poroso, evite contato com líquidos que mancham, como café, vinho ou gordura.

Manutenção

É ideal que você “sele” o mármore pelo menos uma vez ao ano. No caso do granito, impermeabilizá-lo a cada dois anos, dependendo da intensidade de utilização. Siga as recomendações do fabricante.

Impermeabilizante Aquarium 900ml – Bellinzoni

Como descobrir se uma peça é granito ou mármore?

Você já viu nesse artigo que o granito é mais duro do que o mármore, na escala mohs. Portanto, se você passar uma faca ou objeto pontiagudo no mármore, ele irá riscar, e o granito não.

Granito e mármore, qual escolher?

O mármore é mais indicado em ambientes internos e ambientes com tráfego moderado de pessoas.

Para escolher a pedra natural ideal para seu projeto, entre o granito e o mármore, leve em consideração o preço, os aspectos estéticos, o uso da peça no ambiente — revestimento, bancada ou piso, por exemplo.

Mosaico Nice Travertino Rústico 28x28cm – Forte Dei Marmi

Tipos de acabamento de mármore

Conheça os acabamentos de mármore mais comuns:

• Bruto: pedra sem tratamento;

• Levigado: lixado, mas sem brilho, ganha aspecto semipolido;

• Resinado: a resina deixa a aparência brilhante e fecha os poros e fissuras da pedra;

• Polido: lixado, com aspecto brilhante, lindo, mas escorregadio;

• Jateado: aspecto áspero e rústico, ideal para áreas externas.

Conclusão

Gostou de conhecer mais sobre mármores e granitos? Com tanta informação, a gente espera ter facilitado a sua missão de escolher a pedra certa para o seu projeto.

Leia mais:

Lastras: conheça os porcelanatos em grandes formatos

Piso granilite: como fazer, vantagens e inspirações!

15 tipos de piso: conheça as melhores opções para sua casa

Descubra quais são as melhores marcas de porcelanato

25 opções de pisos baratos (e lindos!)

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo