Dicas para compor arranjos com flores artificiais
Você já sabe: plantas artificiais são uma ótima maneira de decorar e dar vida à casa sem ter muito trabalho de manutenção. Na hora de apostar na ideia e compor arranjos com flores artificiais, a dica é não esquecer que a qualidade das peças deve ser boa e que existem artifícios para dar um aspecto natural às combinações. Além disso, não ignorar que até as flores artificiais precisam de cuidados para ter arranjos e jardins sempre bonitos. Em quatro conselhos simples, ensinamos a compor arranjos que pareçam naturais e ganhem destaque na decoração da casa.
Compor arranjos com flores artificiais: 4 conselhos para não errar
1. Pense em compor arranjos com flores artificiais, mas que pareçam naturais
Existem algumas maneiras de fazer com que arranjos com flores artificiais não pareçam fakes. Por exemplo: é importante se preocupar com a qualidade das peças e aparência delas, que deve ser semelhante a da planta natural. Misturar flores artificiais com elementos naturais, como galhos secos ou folhas verdadeiras também pode ser boa ideia, já que o torna mais próximo ao aspecto de um arranjo de flores reais.
2. Capriche no recipiente em que eles serão colocados
Aqui, vale a mesma regra: compor arranjos com flores artificiais fica mais bonito se os recipientes em que serão colocados lembrarem os de plantas naturais. Para isso, você pode usar terra, musgo ou casca de árvore em vasos de cerâmica ou cachepôs, por exemplo. Uma dica: se a ideia for colocar os arranjos em vasos, lembre-se que flores artificiais com caules longos são as melhores escolhas, pois são adaptáveis a recipientes de qualquer tamanho. Caso o vaso seja “raso”, os caules podem ser cortados.
3. Não esqueça de fazer a manutenção dos arranjos
Mesmo que não sejam verdadeiras, as plantas artificiais precisam de cuidados específicos. As flores de silicone, por exemplo, são réplicas de boa qualidade de espécies reais e podem ser lavadas com água e sabão. Para a manutenção das de seda, o ideal é tirar o pó com um pano ou um espanador.
4. Lembre-se que nem flores artificiais são eternas
As flores artificiais duram bastante tempo, mas é aconselhável que você troque-as por novas a cada 2 anos. Com a ação de fatores do ambiente, elas tendem a desbotar – especialmente as que são utilizadas em jardins externos. Para os mais desligados, peças produzidas com uma camada protetora especial para suportar a exposição ao clima podem ser um bom investimento.