10 dicas de desapego para ter um armário consciente com Isa Ribeiro
O conceito do armário cápsula se baseia em ter um número limitado de peças de roupa, justamente para otimizar melhor o espaço e evitar o acúmulo desnecessário.
Mais do que regras, Isa Ribeiro vai te inspirar a ter um armário mais inteligente, funcional e consciente. O funcionamento desse tipo de armário se dá da seguinte maneira: você escolhe as peças de roupa que são realmente essenciais, levando em conta uma série de fatores aplicáveis à sua rotina.
Por exemplo, o clima predominante da região em que você mora, o estilo que mais predomina no dia a dia e as peças que você mais gosta e quer ter sempre por perto.
Os principais argumentos que validam o armário inteligente e o estilo de vida minimalista são: aproveitar melhor o espaço disponível, fazer doações para quem precisa e/ou para amigos e gerar menos impacto ao meio ambiente, tendo em vista que a indústria da moda é uma das que mais provocam impacto ambiental. É importante ter consciência tanto no momento de dar um destino para as peças que não são mais tão usadas quanto na hora de comprar.
Para conseguir ter uma noção mais ampla das roupas que você possui e quais não são mais tão necessárias, é interessante guardar as peças em uma arara de roupa, que te permite visualizar as roupas a todo momento. Isso também ajuda na hora de comprar peças novas, pois você vai para a loja já com uma boa noção do que realmente é necessário.
Deve-se ter em mente que trata-se de um processo contínuo, já que ao longo da vida muda-se o estilo, os gostos e as prioridades. Mas independente do estilo é válido buscar sempre por peças com maior durabilidade – mesmo que sejam um pouco mais caras – tanto para economizar quanto para evitar o consumo irresponsável e o desperdício que gera impactos ambientais.
Organize seu armário minimalista e visualize melhor as suas peças com os produtos que a Isa usou: