Decoração com estêncil: como fazer desde a criação dos desenhos até a escolha das tintas
Superfícies lisas podem ser bonitas, mas caso você queira dar um up na decoração da sua casa sem gastar muito, o Paulo Biacchi apresentou uma ótima opção no canal do YouTube Casa de Verdade: estênceis. Baratos e versáteis, os estênceis não demandam muito mais do que um pedaço de papelão, cartolina ou acetato, um estilete e algum tipo de tinta – materiais que você provavelmente tem em casa. Eles requerem, porém, alguns cuidados na hora da sua aplicação e, para te ajudar, preparamos as dicas abaixo:
Escolha o material certo para o seu stêncil
Na hora de fazer seu estêncil, o material é muito importante: no caso de modelos com menos detalhes, um simples papelão é o suficiente. Desenhos um pouco mais sofisticados já podem ser feitos com cartolina, mas, se a figura escolhida necessita de muita precisão, o certo é usar o acetato – mesmo material utilizado em raios-x (e que, inclusive, podem ser reciclados com esse propósito!).
Cuidado na escolha do desenho
Se empolgar com estênceis complexos é fácil, mas cuidado: é bom lembrar que você vai ter que recortá-lo com estilete ou bisturi, o que exige certa precisão. O ideal são desenhos geométricos, que possam ser repetidos formando um padrão igual aos de papéis de parede. Uma boa notícia é que os modelos podem ser facilmente encontrados para impressão na internet e isso vai facilitar a sua vida.
Tinta spray, rolinho ou caneta permanente?
Na hora de pintar a sua parede com estêncil, três materiais podem ser utilizados. A tinta spray dá um efeito interessante e é fácil de aplicar, mas o rolinho te dá mais precisão. Para criar um efeito vazado, também é possível delinear o estêncil na parede com caneta permanente. Independente do tipo de arte que você resolver inventar, é preciso ter muito cuidado ao posicionar o estêncil: ele precisa estar sempre na mesma posição lado a lado para criar um efeito uniforme.