Decoração econômica: ideias criativas para decorar a casa gastando pouco
Mudar a decoração da casa é um processo divertido e gratificante. Não há nada como ver seu cantinho ficando com a sua cara. Mas existe um porém: novos móveis e acessórios podem pesar muito no bolso e nem sempre é possível trocá-los com frequência.
Foi por isso que separamos dicas de decoração econômica, para ajudar você a deixar seu ambiente do jeitinho que sempre sonhou. Afinal, você não precisa esperar o “tempo de vacas gordas” para deixar o seu lar estiloso.
Decoração econômica
Aproveite bem o espaço das paredes
Pôsteres são descolados por si só, mas a elegância que uma moldura empresta a esses cartazes pode ser ainda mais sensacional. Além de serem estilosos, os pôsteres podem refletir a personalidade do dono da casa, com referência aos seus filmes ou artistas preferidos. Eles podem ser comprados em lojas por preços módicos ou até mesmo impressos: artes gratuitas são facilmente encontradas online.
Com a ajuda dos ganchos adesivos, dispensa-se o uso de colas ou pregos, que muitas vezes estragam a pintura da parede, resolvendo um problema comum daqueles que moram de aluguel.
Fotos de viagens, com os amigos ou até mesmo ingressos de shows podem aparecer em um quadro de cortiça, memory board ou um simples varal feito com barbante e mini-pregadores coloridos. Outra tendência são os calendários de parede, que podem ser feitos rapidamente com papel contact e cartolina, ou até mesmo desenhados pelos mais habilidosos, com tintas especiais que imitam um quadro-negro.
Alguns objetos um pouco mais inusitados para pendurar nas paredes são pratos coloridos, tampinhas de cerveja ou colheres de pau antigas, por exemplo, todos facilmente fixados com cola ou alguns pregos. Rolhas de vinho, quando reunidas, também podem servir como um quadro de cortiça criativo.
Reforme seus móveis com tutoriais fáceis da internet
Na falta de grana, é comum que grandes móveis sejam doados por parentes ou comprados em brechós, mas isto não significa que seu lar não possa ter mesas, sofás ou cômodas estilosas. A perspectiva de reformar móveis parece assustadora e cara, mas não tema: com apenas alguns materiais é possível fazer aquela peça velha e sem-graça parecer novinha em folha.
Com tecidos adesivos, papel contact e um pouco de cuidado, é possível dar qualquer estampa ao seu móvel. Para mudar a cor, vá de tintas em spray, que são baratas e de fácil aplicação, com acabamentos que vão do fosco ao envernizado. Para quem tem pouco tempo de pôr a mão na massa, também existem opções: as mantas confortáveis, por exemplo, podem cobrir sofás ou poltronas desgastadas, assim como as almofadas, criando um ambiente mais aconchegante.
Reaproveite materiais para uma mobília estilosa
Materiais que, de outra forma, acabariam no lixo podem ser reaproveitados para criar mobílias que unem praticidade e sustentabilidade. Lindas cabeceiras de cama podem ser feitas com uma base de papelão, um pouco de enchimento para almofadas, veludo e habilidades básicas de costura.
Já sofás, mesas de centro e poltronas feitas com pallets são uma moda que veio para ficar, seja com a madeira crua, gerando um efeito mais rústico, envernizada, para ambientes elegantes, ou até pintada com tinta spray de cores vibrantes.
Alguns usos mais simples de materiais reciclados são extremamente bonitos e funcionais. Os bons e velhos caixotes de feira podem ser usados para organização, tornando-se estantes ou prateleiras, sejam de plástico ou madeira. Para uma decoração econômica no estilo “industrial”, móveis feitos com blocos de concreto ou tijolos também são possíveis.
Reutilize vasos, garrafas e potes para armazenamento e decoração
Uma coisa é certa: sempre podemos encontrar uma nova função para potes de vidro, garrafas e latas de alumínio. Jarros que antes abrigavam geleias podem virar ótimos vidrinhos para temperos, enquanto outros mantimentos podem ser armazenados em recipientes maiores, gerando um lindo efeito nas estantes e prateleiras da sua cozinha.
Os bons e velhos copos de requeijão são ótimos para uma horta caseira, assim como canecas velhas ou trincadas. Caso suas plantas sejam maiores, os potes de alumínio, sobretudo os decorados, também podem ser usados.
Aqui temos vários aspectos multifuncionais: o plantio de ervas aromáticas pode lhe render temperos frescos e gratuitos; já plantas como a espada-de-são-jorge servem tanto para decoração quanto para a purificação do ar. Para colocar flores, escolha as garrafas de vinho ou cerveja, que podem conferir uma linda decoração econômica de centro das mesa.