Cozinha planejada: 5 tendências para você decorar e organizar o ambiente de forma prática

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Cozinha planejada: 5 tendências para você decorar e organizar o ambiente de forma prática

A cozinha é, talvez, um dos cômodos mais complexos da casa, porque precisa combinar extrema funcionalidade limpeza fácil e, é claro, uma bela decoração. Mas é possível: com um pouco de planejamento, este espaço não precisa ser uma fonte de bagunça e estresse. Pelo contrário, pode juntar atividades prazerosas como cozinhar ou, no caso de espaços maiores, receber amigos e familiares. Confira aqui algumas das últimas e mais práticas tendências para a sua cozinha:

1. Deixe tudo à mostra – incluindo a tubulação

Cozinha planejada: 5 tendências para você decorar e organizar o ambiente de forma prática

Penduradores e organizadores de cozinha são os queridinhos do momento. Geralmente feitos de arame, eles deixam os utensílios, xícaras e pratos à mostra para fazer parte da decoração. Sejam coloridos, modernos ou rústicos, os utensílios ficam estilosos quando à mostra, além de deixarem tudo mais acessível na hora de cozinhar. Disponíveis em infinitos modelos, alguns também são feitos especialmente como soluções para cozinhas pequenas, que não possuem muito espaço para armazenamento.

Outra tendência é armazenar os alimentos não perecíveis em vasos de vidro ou potes transparentes, preferencialmente combinando entre si. E aí você pode deixar eles em cima de armários ou de estantes de metal para criar um charme a mais naquela área. Para decorações mais modernas, aposte em não esconder sua tubulação: isso vai criar o estilo industrial que está em alta no momento e vai dar outra cara para o seu ambiente.

2. Aposte em uma parede de lousa

A parede de lousa é uma tendência que veio para ficar e na cozinha ela pode ter múltiplas utilidades: planejamento de refeições, listas do que está faltando na dispensa e até mesmo receitas. Os mais artísticos podem se arriscar nos desenhos, mas, mesmo na ausência desse talento, é possível fazer uma bela parede utilizando giz de diferentes cores para marcar as necessidades do dia a dia.

3. Chame atenção com uma cor vibrante

Cozinha planejada: 5 tendências para você decorar e organizar o ambiente de forma prática

O excesso de cor pode acabar com a decoração de qualquer cômodo e a cozinha não é exceção. Para evitar esse efeito, muitos profissionais recomendam que apenas uma parede seja pintada – e, de preferência, com uma cor vibrante.

A tendência atual, porém, é concentrar esse ponto de cor em um móvel: uma geladeira vermelha ou um armário azul-marinho, por exemplo, dão uma ótima levantada no ambiente.

Na ausência de orçamento para novos móveis, aposte na aplicação de adesivos para azulejo, que vêm em diferentes cores e estampas e são compatíveis com apartamentos alugados.

4. Use os espaços inusitados da sua cozinha

Os apartamentos nas grandes cidades estão cada vez menores, mas, mesmo no caso de cozinhas maiores, a utilização de espaços inusitados pode vir a calhar. Um rack de temperos no vão entre o fogão e a pia, por exemplo, é prático; e pendurar as tampas das panelas em ganchos afixados à porta dos armários é melhor do que guardá-las junto com os utensílios – facilita na hora da organização. Um faça você mesmo fácil e barato é a utilização de uma sapateira transparente na parede: ela é perfeita para comportar lanchinhos e potes pequenos.

5. Crie seus próprios rótulos para potes

Cozinha planejada: 5 tendências para você decorar e organizar o ambiente de forma prática

Potes específicos para determinados alimentos ou temperos são comuns em lojas, mas nem sempre a gente encontra todos os rótulos que precisamos. A internet, felizmente, está cheia de modelos de rótulos gratuitos e, com uma impressora, papel contact e potes transparentes é possível colocar cada coisa em seu lugar em pouquíssimo tempo. Para algo mais elaborado, a lógica da lousa entra de novo: é possível comprar em papelarias adesivos com essa superfície e escrever o que você quiser. Essa opção ainda é super versátil porque você pode apagar e reescrever os rótulos dos potes, tudo de acordo com as mudanças da sua cozinha.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo