Como preparar cimento e argamassa?

Publicidade

Existem vários tipos de argamassa e nem todas vêm prontas para o uso. No entanto, as misturas de cimento e argamassa são essenciais para qualquer construção, pois são responsáveis por juntar componentes, nivelar superfícies e ainda impermeabilizar paredes e tetos.

Por isso, é necessário compreender quais opções existem e como prepará-las, a fim de tornar o projeto viável e sem imprevistos. Por mais que o preparo de cimento e argamassa seja um processo simples, é preciso ter alguns cuidados para evitar possíveis falhas ou preocupações. Se você já está com alguma obra à vista, conhecer mais sobre o processo de como fazer argamassa é bastante útil.

A nossa equipe selecionou as melhores dicas para ajudar você a descomplicar o trabalho de preparar cimento e argamassa. Antes de prosseguir com a leitura, não deixe de conferir este vídeo especial do canal Casa de Verdade com Paloma Cipriano:

Leia também:

Como impermeabilizar parede? Conheça todos os detalhes do processo!

Como calcular metro quadrado? Veja como aplicar a fórmula a diferentes situações!

Como pintar uma parede perfeita? (passo a passo)

Como calcular material de construção?

Como fazer um cronograma de obras simples

Qual a diferença entre cimento e argamassa?

A diferença é que o cimento é utilizado para assentar blocos, criar massas de concreto e reboco. Já a argamassa, também conhecida como cimento de cola, é usada para assentar pisos e revestimentos, além de nivelar e regularizar superfícies, como contrapiso.

Outra diferença é no preparo dos materiais. O cimento, normalmente, precisa de água para endurecer e manter as estruturas unidas. Para a formação de concretos, por exemplo, é necessário pedra brita e areia também.

Já a argamassa necessita normalmente de quatro ingredientes: cimento, areia, cal e água. O ingrediente que vai dar corpo à massa é a areia, enquanto o cimento é o que vai endurecer a mistura. Por fim, a cal tem o papel de deixar a massa mais flexível para a execução do trabalho.

Existem inúmeras formas de usar tanto o cimento, quanto a argamassa, então as medidas e os materiais dependerão de como você pretende usar as massas. Confira, a seguir, algumas das principais receitas, para cada caso!

Tipos de aplicação mais comuns de argamassa e cimento

Existem argamassas que já são vendidas prontas, então só necessitam do acréscimo de água. Para saber as medidas exatas, basta conferir na embalagem do material.

Porém, caso você queira fazer a mistura de cimento ou argamassa por conta própria, precisará saber os ingredientes exatos e as medidas adequadas para cada tipo de aplicação.

Antes de começar, você deve ter em mente onde vai aplicar a argamassa ou o cimento, pois isso mudará alguns detalhes da receita. Por exemplo, as argamassas com cal são mais flexíveis e aguentam melhor a mudança de temperatura e umidade, e evitam trincas.

Para quantidades pequenas, você pode utilizar uma bacia e uma colher de pedreiro para misturar a massa. Caso precise de quantidades maiores, espalhe tudo no chão e misture com cuidado.

O que é argamassa?

A argamassa nada mais é do que o resultado de uma mistura de água, cal e areia. Normalmente ela é preparada com o objetivo de servir para o assentamento de tijolos, ladrilhos, azulejos e blocos, entre outros, protegendo superfícies em geral.

Quando e onde devo utilizar argamassa?

Como falamos anteriormente, a argamassa tem a função principal de proteger superfícies, então ela pode ser utilizada para assentar piso sobre piso e também para porcelanato, por exemplo, sendo extremamente útil em diversos pontos de uma obra.

Tudo vai depender do que você precisa fazer e, por isso, é fundamental conhecer os tipos de argamassa. Assim, você pode facilitar o preparo e garantir melhores resultados durante e após o processo.

Confira a seguir!

Quais os tipos de argamassa?

Agora é hora de conhecer os tipos existentes de argamassa e, assim, entender as diferenças entre eles para obter mais acertos em sua obra. Vamos lá!

Se preferir, acompanhe também o vídeo explicativa sobre tipos de argamassa produzido pelo canal Leroy Merlin Brasil:

Argamassa de alvenaria

A argamassa de alvenaria é o tipo que deve ser assentado com argamassa de cimento, seguindo a proporção de uma porção de cimento para três de areia com aditivo impermeabilizante.

Normalmente essa argamassa é muito utilizada em revestimentos impermeáveis e de pisos, a fim de reduzir o risco de infiltrações e prejuízos à estrutura do local.

Alvenaria de elevação

Já esse tipo tem uma receita diferente: uma porção de cimento, duas de cal e sete de areia, servindo principalmente para realizar o assentamento de tijolos e o levantamento de muros.

Emboço

Para nivelar paredes irregulares de tijolos furados ou maciços, a melhor opção é o emboço: uma porção de cimento, duas de cal e oito de areia.

Blocos de concreto

Com uma porção de cimento para seis porções da mesma quantidade de areia, é possível obter os blocos de concreto.

Chapisco

Sabe aquela argamassa que é utilizada para aumentar a aderência da parede e preparar a superfície com mais eficácia? Esse é o chapisco, feito com uma porção de cimento para três porções iguais de areia.

Reboco

Constituída por uma porção de cimento, duas porções iguais de cal e nove porções de areia, essa argamassa é chamada de massa fina ou reboco, e é utilizada para dar um bom acabamento nas construções de paredes.

Colante

Com um alto potencial de fixação e maior consistência durante a sua aplicação, o tipo de argamassa colante é ótimo para trabalhar grandes fachadas, peças maiores e prédios altos.

Como preparar argamassa: passo a passo

Para o melhor resultado com sua argamassa para assentamento cerâmico ou argamassa para construção, siga os passos indicados a seguir:

1. Misturar areia e cimento

Primeiramente, coloque a areia e, em seguida, o cimento; misture com a ajuda de uma enxada ou pá até ficar uma massa uniforme. Se a argamassa necessitar do uso de cal, siga esse mesmo procedimento e jogue a cal quando a mistura estiver pronta.

2. Adicionar água

Quando a mistura estiver bem homogênea, faça um buraco no meio da argamassa e adicione água aos poucos até chegar ao ponto ideal: nem mole, nem duro demais. Atenção para que a água não escorra para fora.

3. Misturar bem

Mexa bem até chegar ao ponto ideal, lembrando que os tipos de argamassa que levam somente cimento costumam secar mais rapidamente. O ideal é preparar somente a quantidade que será usada.

Como preparar massa simples para assentar tijolos?

As massas para assentamento são as mais simples. Para assentar tijolos, por exemplo, você poderá comprar uma pronta, ou preparar a mistura com cimento, areia e cal. As quantias necessárias, nesse caso, são:

• 1 medida de cimento

• 2 medidas de cal

• 7 medidas de areia

• Água

Passo a passo para preparar massa para assentar tijolo:

1. Misture bem os materiais secos.

2. Adicione água, aos poucos, até que a massa esteja bem homogênea, úmida e firme.

3. Quando a massa estiver pronta, já pode começar a usá-la. Mantenha-a sempre úmida e flexível, durante o processo.

4. Depois de 30 minutos, ela já vai começar a secar.

Como preparar massa para assentar blocos de concreto?

Para assentar blocos de concreto, é preciso uma mistura simples e semelhante à anterior. Porém, sem necessidade de acrescentar cal, e com quantidades um pouco diferentes:

• 1 medida de cimento

• 2 medidas de areia

• Água

Basta misturar os ingredientes secos e, em seguida, acrescentar água, aos poucos. Veja como a Paloma Cipriano criou uma churrasqueira linda de blocos de concreto, apenas com essa simples misturinha de cimento:

Como preparar argamassa para pisos e revestimentos?

Para fazer a mistura para pisos e revestimentos, também não é necessário colocar cal, porque assim a massa ficará mais rígida, depois de seca. Os ingredientes são apenas:

• 1 medida de cimento

• 3 medidas de areia

• Água

Dica de ouro da Paloma: Se for comprar areia a granel, é bom peneirar o material bem antes, para evitar surpresas desagradáveis durante a mistura.

Como preparar chapisco para paredes e tetos?

Nas paredes e tetos, os pedreiros costumam fazer um chapisco, para preparar a superfície. O chapisco cobre toda estrutura trabalhada, e é a base do revestimento.

Já o emboço é a técnica de deixar a parede uniforme – isso inclui retirar o relevo ou até mesmo preencher buracos de alguns locais. Feito isso, o reboco é o responsável por conferir um acabamento mais elaborado ao lar.

As quantidades necessárias de ingredientes para o chapisco, são:

• 1 medida de cimento

• 3 medidas de areia

• Água

Passo a passo para preparar massa para chapisco:

1. Misture os ingredientes secos: cimento e areia.

2. Acrescente água aos poucos, até formar a massa.

3. Para as paredes, a mistura deve ser jogada com força. Além disso, quanto mais fina e espalhada na parede, melhor será a aderência.

4. A próxima etapa após o chapisco é o reboco, então confira a seguir como fazê-lo!

Como preparar mistura para reboco?

Para reboco ou massa fina, é necessário usar aquela mesma mistura de argamassa para tijolos. Porém, dessa vez, nas seguintes quantias:

• 1 medida de cimento

• 2 medidas de cal

• 3 medidas de areia fina

• Água

Passo a passo para preparar massa para reboco:

1. Com o auxílio de uma colher de pedreiro, misture os ingredientes secos.

2. Acrescente água, aos poucos, até criar a massa.

3. Se a parede for muito bem feita, a camada de reboco pode ser mais fininha, para economizar o material.

Por fim, tem ainda a argamassa ideal para impermeabilização, que retém maior quantidade de água e protege a sua casa de infiltrações.

Como preparar mistura para concreto?

Para fazer o contrapiso magro, mais conhecido como concreto magro, é necessário adicionar pedra brita, para dar mais textura e volume à massa. Essa mistura pode ser feita com:

• 1 medida de cimento

• 3 medidas de areia

• 3 medidas de pedra brita

• Água

Passo a passo para preparar massa para concreto:

1. Com ajuda de uma colher de pedreiro, misture bem o cimento com a areia. Caso você vá fazer no chão (em maiores quantidades), utilize uma enxada.

2. Em seguida, acrescente as medidas de pedra brita.

3. Por fim, adicione água, aos poucos, até formar a massa para o seu contrapiso magro.

Quais as diferenças entre os tipos de argamassa?

Parte do processo do aprendizado sobre como preparar argamassa é reconhecer os diferentes tipos de argamassa para construção que existem.

A argamassa ACI é a mais utilizada em residências, prédios e todo tipo de projeto fechado, principalmente para fixar azulejos. É bastante resistente, mas não é recomendada para locais com muita umidade e oficinas.

Ideal para áreas externas que ficam expostas às variações de clima e temperatura, a argamassa ACII é a melhor opção para locais que recebem grande visitação e estabelecimentos de transporte de cargas, por exemplo.

Já a argamassa ACIII é o tipo mais resistente para locais com muita umidade, altas temperaturas e que sofrem pressão e atrito mais intensos.

A argamassa para porcelanato é indicada para o uso em ambientes internos, fixando pisos e paredes. O tamanho máximo do porcelanato deve ser de 1 m x 1 m. Para peças acima de 30 cm x 30 cm, é indicada a dupla colagem.

Opção que evita sujeira, barulho e bagunça, a argamassa piso sobre piso requer menos tempo para o assentamento. Isso porque é necessário somente aplicar sobre o piso já existente e fixar o novo piso em cima.

A argamassa polimérica é usada como impermeabilizante semi flexível, que pode ser utilizada na impermeabilização de cozinhas e banheiros, assim como paredes e demais elementos internos e externos.

Quais as classificações para saber como preparar argamassa?

Além de saber os tipos de argamassa, é importante ficar por dentro também das classificações para garantir mais sucesso no preparo.

AC-I – Interior

A argamassa AC-I é mais indicada para ambientes internos e com menor tráfego de pessoas, podendo ser utilizada para assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em locais secos e úmidos.

AC-II – Exterior

Podendo ser utilizada tanto para espaços internos quanto externos, a argamassa AC-II é indicada para locais com tráfego mais intenso devido à sua grande resistência a mudanças climáticas, sendo utilizada para assentamento de locais permanentemente molhados, como piscinas.

AC-III – Alta Resistência

A argamassa AC-III é uma ótima opção para espaços públicos com alto tráfego, como saunas e piscinas, podendo ser utilizada em paredes, pisos e revestimentos de fachadas.

AC-III-E – Especial

A argamassa especial normalmente é a mais indicada para ambientes que recebem insolação direta, pois o seu tempo de cura é prolongado, facilitando a conclusão da obra sob a luz solar forte.

Qual a importância das proporções para fazer argamassa?

A quantidade das proporções para fazer argamassa é fundamental não apenas para conseguir a consistência ideal, mas também para controlar melhor a massa, sem desperdiçar material e garantir um acabamento de qualidade.

Um item que pode ajudar bastante nesse processo é a masseira.

Quais são os métodos de mistura da argamassa?

Há diversas formas de preparar a mistura da argamassa, mas o mais importante é entender a necessidade e o tipo de uso. Por exemplo, se você precisa nivelar um piso, a melhor escolha é uma argamassa de cimento e areia, mas se a proposta for fazer uma parede, é recomendável utilizar uma argamassa de cimento, cal e areia.

Como calcular a quantidade de argamassa por metro quadrado?

Cada tipo de argamassa deve ser preparado com proporções diferentes de cada ingrediente. Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia.

Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.

É importante preparar apenas uma quantidade a ser utilizada por hora para evitar que a massa endureça. Então, aos poucos, é possível perceber a quantidade necessária.

Como usar a betoneira para preparar argamassa?

Um dos equipamentos mais indicados para produzir concreto ou argamassa é a betoneira. Para começar, é preciso montar o equipamento da forma correta, atentando para as orientações do manual, e utilizar todos os EPIs obrigatórios para ter mais segurança durante a atividade.

Depois disso, é só colocar a quantidade certa dos ingredientes a serem misturados; encher a betoneira com água até cobrir a metade do tambor; misturar tudo por até 1 minuto; colocar a areia e o cimento; completar o tambor com água e, por último, misturar por 3 minutos.

Quais são os outros equipamentos indicados para trabalhos em concreto?

Além da betoneira, você pode contar com vários outros equipamentos que servem para facilitar o preparo e a aplicação de argamassa. Siga conosco e confira!

Cortadora Manual à Gasolina para Piso e Concreto

Indicada principalmente para cortar pisos ou paredes, a cortadora manual tem o objetivo de instalar portas, janelas, passagem de conduítes, entre outros.

Motor Vibrador Acionador

Recomendado para o acionamento de mangote de imersão, o vibrador de concreto ou para bombas de água mangote.

Mangote de Imersão Pendular ou Vibrador de Concreto

O mangote de imersão pendular é uma ótima alternativa para evitar que bolhas sejam formadas dentro do molde nos trabalhos de adensamento de concreto.

Alisadora de Concreto

A alisadora de concreto é a melhor opção para colocar e nivelar pisos, garantindo um bom acabamento.Cortadora de Piso e Asfalto

A cortadora de piso e asfalto é indicada para quando o trabalho é realizar cortes a seco ou refrigerados em concreto ou asfalto.

Politriz para Piso

A politriz é recomendada para remover tinta, epóxi, sinalização viária, adesivo e massa corrida de pisos de concreto, entre outros.

Vale ressaltar que a betoneira e essas outras ferramentas devem ser utilizadas apenas por profissionais experientes nessa área de construção, obras e reformas, com todas as medidas de segurança adotadas.

Conclusão

Se você achou que era impossível preparar a própria argamassa ou cimento, se enganou. Se não puder investir em um profissional, para renovar um cantinho da casa, com essas dicas, poderá criar projetos de um final de semana ou até algumas horas. Basta ter um pouco de disposição e colocar a mão na massa!

Caso você busque uma solução ainda mais prática e rápida, é possível comprar a argamassa já pronta, para apenas acrescentar água na mistura. Confira as dicas de como escolher o melhor produto para o seu caso, com uma especialista da Leroy Merlin:

Leia mais:

O que é argamassa polimérica e quando usar?

O que é e como usar argamassa graute?

Tipos de impermeabilização: 7 soluções para a sua obra

Truques para pintar muro chapiscado (Broxa ou Pistola)

Como fazer parede de cimento queimado

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo