Como organizar sapatos de uma vez por todas?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Já esbarrou nos próprios calçados pela casa afora, ou sempre empilha todos no hall de entrada? Então, esse é o sinal que está na hora de descobrir de uma vez por todas como organizar sapatos.

Se seus calçados não têm um lugar próprio para serem colocados, não importa o quanto sua casa esteja organizada. No fim do dia, ela vai sempre parecer um pouco (ou muito) bagunçada.

Porém, não se preocupe: independente de quantos pares tenha, ou do tamanho da sua casa, existe uma solução para seu espaço.

Por isso, preparamos um guia completo de como organizar sapatos de forma prática, barata e sem comprometer sua decoração. Confira a seguir:

• Como organizar sapatos em locais pequenos

• Como organizar sapatos na entrada de casa

• Como organizar sapatos em prateleiras

• Como organizar sapatos no guarda-roupa

• 8 modelos práticos de sapateiras

• Como organizar sapatos gastando pouco

• Como cuidar e limpar dos sapatos

• Como guardar os sapatos

Como organizar sapatos em locais pequenos?

Você sente que tem mais sapatos do que metros quadrados, em seu apartamento? Bom, talvez seja apenas por falta de um sistema mais funcional de organização.

Afinal, existem várias sapateiras e opções inteligentes, de diferentes tamanhos. Além de liberar espaço, as dicas a seguir vão deixar seu ambiente mais agradável visualmente.

Opte por um armário multiuso

Como o nome já diz, o armário multiuso pode ser um grande aliado dos pequenos ambientes. Por ser versátil, as possibilidades são inúmeras, inclusive para guardar sapatos.

Nesse sentido, uma boa escolha é optar por um armário alto. Afinal, além de prático, ele é mais estreito e ideal para quem possui espaços compactos.

Da mesma forma, é interessante escolher um armário com prateleiras. Assim, fica ainda mais fácil otimizar o espaço e organizar sapatos por categorias e cores.

Além disso, outra boa opção é o armário com portas de correr. Afinal, como não é preciso abri-las para retirar os sapatos, ele funciona bem em ambientes apertados.

Por fim, um armário com espelho refletido pode ajudar não só na organização dos sapatos, como ampliar o ambiente. Isso porque os espelhos deixam o espaço maior do que parece, ou seja, tudo pra gente!

Aposte em uma solução vertical

Aproveitar o espaço vertical é uma das melhores estratégias para manter pequenos ambientes organizados. Portanto, além dos armários altos, algumas opções são:

Caixotes de madeira

Além de darem um charme na decoração, os caixotes empilhados no chão ou colocados na parede são infalíveis na hora de economizar espaço.

Se você prefere um estilo mais natural, o caixote pinus é o queridinho de muita gente. Porém, se for para fixar na parede, o nicho caixote é ainda mais perfeito!

Se sua decoração é mais moderna, você pode tirar as tintas da gaveta e apostar em uma cor mais vibrante, ou mesmo no branco.

Prateleiras

Assim como os caixotes, as prateleiras funcionam bem para aproveitar cada cantinho livre nas paredes.

Aliás, se você tem orgulho da sua coleção estilosa de calçados, por que não exibi-los como itens decorativos? Essa ideia pode dar um toque extra de design no ambiente.

Sapateira multiuso inclinada

Outra opção vertical imbatível para os pequenos ambientes é a sapateira multiuso inclinada. Afinal, você pode colocar até 24 pares nela e, por não ter porta, não ocupa tanto espaço.

Sapateira vertical de madeira

Se você também é do time “faça você mesmo”, que tal criar sua própria sapateira vertical de madeira? A Karla Amadori, do DIYCore e canal Casa de Verdade, te ensina exatamente como:

Porém, se você tem muitos sapatos, ela também mostra no seu canal como criar uma sapateira centopéia. Além de caber 14 pares, essa opção é imbatível para quem divide o espaço com outra pessoa.

Fonte: DIYCore

Aposte em organizadores suspensos

Não tem onde colocar uma sapateira na sua casa? Um organizador suspenso pode te salvar ainda mais espaço, além de manter seus pares limpos e sem poeira.

Você pode optar tanto por um organizador para cabideiro vertical, dentro do armário, quanto uma sapateira pendurável, que se encaixa atrás da porta.

Escolha uma sapateira vai e vem

Se seu ambiente é estreito, a sapateira vai e vem também é uma boa escolha. Afinal, ela quase não ocupa espaço, então, provavelmente caberá no hall de entrada.

Além de comportar até 10 pares, você pode colocá-las lado a lado ou até mesmo uma em cima da outra. Ou seja, uma opção capaz de acomodar vários sapatos!

Aproveite o espaço debaixo da cama

Outra alternativa interessante é colocar a sapateira flexível de chão, embaixo da cama. Além de compacta, ela possui alças para fácil retirada e visor transparente que permite saber quais sapatos estão guardados.

Outra alternativa econômica é criar sua própria cama de pallets (com gavetas!), como a Paloma Cipriano, no Casa de Verdade:

Utilize puffs e baús

Em espaços pequenos, móveis com mais de um uso são investimentos sem erros. Então, puffs e baús podem servir de armazenamento extra, assentos para visitas ou mesmo na hora de calçar o sapato.

Inclusive, você pode colocar uma sapateira puff no pé da cama e até criar o seu próprio baú banco. Veja como:

Faça uma sapateira giratória

Ainda para quem adora um projeto DIY, que tal criar uma sapateira giratória com ajuda do Beto Nóbrega? Além de comportar até 15 pares, ela vai deixar seu espaço moderninho e organizado.

Utilize uma estante escada

Outra ideia original e ótima para quem não tem um closet, é utilizar uma estante escada para apoiar alguns pares. Por ser versátil, esse modelo combina com qualquer ambiente.

Além disso, dão um ar bem mais moderninho para sua casa. União entre funcionalidade e decoração que fala, né?

Aposte em nichos

Uma ideia simples para pequenos ambientes é utilizar cubos ou nichos decorativos. Você pode tanto empilhar alguns no chão, quanto fixá-los na parede.

Além disso, existem vários modelos, para diferentes tipos de decoração. Se você prefere um estilo boho ou folk, pode optar por um nicho de madeira.

Se sua decoração é industrial, os nichos de metal dourado são uma ótima escolha. Assim, você aproveita o espaço da parede e deixa à vista seus pares preferidos.

Porém, se preferir, também é possível colocar portas nos nichos. Dessa forma, eles ficam protegidos, e ninguém precisa ver aquele par com a sola desgastada, né?

Use uma estante aludra

Por fim, a última dica para ambientes menores é utilizar uma estante aludra. Além de ser dobrável e não ocupar muito espaço, é bem fofa e minimalista, né?

Como organizar sapatos na entrada de casa

Um hábito herdado da cultura japonesa que tem se tornado mais comum no Brasil é retirar os sapatos, ao chegar em casa. Afinal, é uma forma de evitar que algumas sujeiras e bactérias (ou, há quem diga, até energias negativas!) entrem no lar.

Por isso, os halls de entrada da casa são lugares interessantes para organizar sapatos. Assim, a decoração pode facilitar esse hábito e até incentivar as visitas a cumprirem o protocolo.

Mas, afinal, como organizar sapatos nesse ambiente? Primeiro, você pode optar por um armário de hall de entrada, que também comporta casacos, bolsas e itens decorativos.

Outra ideia interessante para o hall de entrada é incluir um banco sapateira. Dessa forma, você poderá até se sentar, na hora de colocar os sapatos.

Veja como o Matheus Ilt criou um banquinho sapateira lindo para o hall de entrada, apenas com bastão de madeira:

Paulo Biacchi também transformou um hall de entrada sem vida, em um cantinho divertido e cheio de estilo. Para o toque final, ele optou pela charmosa sapateira em bambu preta.

Confira o antes e depois dessa decoração do hall de entrada pequeno!

Como organizar sapatos em prateleiras

Como prateleiras e nichos são opções abertas e visíveis, alguns cuidados são importantes para manter o ambiente mais organizado.

Portanto, algumas dicas vão te ajudar nessa tarefa:

Separe por ocasiões

Para começar seu processo de organização, é interessante classificar todos os pares por tipo. Ou seja, separar sapatos de corrida de tênis casuais, botas, sandálias, e assim por diante.

Além disso, vale a pena deixar os sapatos que são usados com mais frequência na altura dos olhos. Enquanto isso, os de festa, por exemplo, podem ficar no fundo, nas partes superiores ou inferiores.

Organize por modelos e cores

Além de deixar o espaço visualmente mais harmônico, separar por cores ou modelos também facilitará seu dia a dia. Afinal, quando for escolher um par para combinar com algum lookinho, encontrará rapidamente qual combina melhor.

Intercale os pés de sapato

Como as prateleiras são estreitas, essa tática vai otimizar o espaço e garantir que você consiga colocar mais sapatos nelas. Basta inverter os pares, de modo que um pé fique virado para frente (e você possa ver qual é) e outro para trás.

Utilize um organizador de sapatos double

Com esse organizador de sapato, você consegue dobrar o espaço útil da sua sapateira de forma bem simples: basta colocar um pé do calçado em cima do outro.

Aposte em prateleiras embutidas

Prateleiras com suporte embutido são opções econômicas que podem deixar seu ambiente mais elegante e organizado. Além disso, tornam bem mais fácil a visualização dos pares de sapato.

Exponha seus pares preferidos

Caso você tenha outro local para guardar parte dos sapatos, escolha os preferidos para expor em prateleiras ou nichos. Assim, você mostra sua personalidade na decoração, além de economizar o espaço original que ficariam todos os pares.

Rotacione os pares de acordo com a estação

Assim como você pode escolher seus preferidos para expor, opte por deixar à vista aqueles da estação atual. Por exemplo, no verão, as botas podem ser guardadas, enquanto os calçados abertos ficam nas prateleiras.

Se for guardar durante meses, a dica para proteger os sapatos do mofo é enrolar os pares em folhas de jornal. Um Evita Mofo também pode te ajudar a evitar bolor em longas temporadas dentro do armário.

Como organizar sapatos no guarda-roupa?

Se você tiver espaço disponível em algum guarda-roupa ou armário, os organizadores de closet serão seus melhores amigos.

Por isso, confira a seguir como organizar sapatos com os acessórios preferidos dos lares sempre arrumados.

Caixas transparentes

Opte por caixas para sapatos transparentes, para poder visualizar bem qual está guardado no armário. Não apenas elas são práticas, como possuem tampas que também permitem ventilação e evitam odores.

Caixa de sapato TNT com o visor transparente

Outra opção são as caixas de sapato de TNT com visores transparentes. Além de também facilitar a visualização, elas são perfeitas para proteger os pares favoritos.

Organizadores retangulares

Colocar organizadores retangulares” irá otimizar melhor o espaço da sua sapateira. Afinal, você poderá colocar mais sapatos em uma mesma prateleira.

Caixas organizadoras abertas

Outra opção bem útil é o cesto organizador de plástico. Por ser aberto, você poderá colocar vários calçados juntos, na vertical.

Etiquetas ou fotos

Algumas caixas organizadoras não tem visores, mas também oferecem praticidade e podem até combinar com sua decoração. Por exemplo, essa belíssima caixa organizadora de plástico, na cor queridinha do momento, terracota.

Assim sendo, uma opção é colocar etiquetas ou até mesmo uma foto do sapato na frente da caixa. O que não vale é decepcionar a Marie Kondo e deixar os pares esquecidos no armário por meses, certo?

Quer ver o antes e depois incrível de um pequeno armário de sapatos? Confira como a Rafa Oliveira usou os organizadores de guarda-roupa para deixá-lo mais espaçoso e harmônico:

8 modelos práticos de sapateiras

Agora, ficou mais fácil saber como organizar sapatos, né? Porém, para não restar qualquer dúvida, separamos alguns modelos práticos (e lindos!) de sapateiras:

1 – Sapateira de Piso

Essa charmosa sapateira em bambu é perfeita para organizar ambientes menores. Com um design moderno, pode ser usada em quartos, no hall de entrada da casa e até embaixo da cama.

• Capacidade: 24 pares

• Local indicado: Chão

• Material: Madeira e Metal

• Cores: Preto e Marrom

2 – Sapateira Flexivel

A preferida para ser deixada embaixo da cama, por sua flexibilidade, também pode ser colocada em armários e vários locais. Além disso, possui compartimentos que ajudam a organizar meias e outros acessórios.

• Capacidade: 12 pares

• Local indicado: Embaixo da cama

• Material: TNT

• Cores disponíveis: Bege

3 – Sapateira Vertical

Esse modelo vertical é perfeito para ambientes pequenos. Além disso, a estrutura mais clássica funciona bem em vários estilos de decoração.

• Capacidade: 24 pares

• Local indicado: Chão

• Material: Madeira e Metal

• Cores: Preto e Marrom

4 – Sapateira Pequena

Para quem ama móveis de pinus natural, essa sapateira é ideal se você não precisa guardar muitos sapatos. Além disso, funciona bem para deixar os do dia a dia visíveis no hall de entrada.

• Capacidade: 6 pares

• Local indicado: Chão

• Material: Madeira

• Cores: Natural

5 – Sapateira com Espelho

Essa sapateira é perfeita para colocar no hall de entrada e dar aquela checada no look, antes de sair de casa. Além de multiuso, é mais discreta e armazena uma boa quantia de sapatos.

• Capacidade: 8 pares

• Local indicado: Parede

• Material: Madeira

• Cores: Branco

6 – Sapateira com Arara e Roda

Para quem busca uma sapateira multiuso e portátil, que também sirva para colocar casacos e bolsas, esse modelo é ideal. Além disso, o design minimalista combina com diferentes tipos de decoração.

• Capacidade: 8 pares

• Local indicado: Salas e Quartos

• Material: Madeira Maciça (Pinus) e MDF

• Cores: Branco e Pinus

7 – Sapateira Retrô

Para quem ama um estilo mais vintage, essa sapateira com pés palito é perfeita. Inclusive, pode até passar despercebida como um belo aparador de sala.

• Capacidade: 20 pares

• Local indicado: Chão

• Material: MDF

• Cores: Marrom

8 – Sapateira Super Três

Com três diferentes compartimentos, esse modelo é prático, versátil, moderno e combina com diferentes estilos de decoração.

• Capacidade: 6 pares

• Local indicado: Hall de Entrada

• Material: Madeira

• Cores: Preto

Como organizar sapatos gastando pouco?

Caso você esteja na busca de como organizar sapatos sem gastar muito, não tem problema. Existem vários modelos de sapateira com preços acessíveis, mas você também pode aproveitar algum móvel que já tenha em casa:

Além disso, é bem fácil criar sua própria sapateira, sem gastar muito. Para isso, bastam alguns canos de PVC, cordas e prateleiras, ou mesmo um caixote de feira.

Veja como o mestre do DIY, Paulo Biacchi, criou esses três modelos simples e lindos, em apenas alguns passos:

Você também pode criar uma sapateira horizontal linda e fácil de fazer, apenas com Chapas de Madeira. Outra maneira semelhante de criar uma sapateira original e estilosa, em poucos passos, é com Ripas de Pinus.

Como cuidar e limpar dos sapatos

Agora que você sabe como organizar sapatos, não se esqueça dos cuidados com a limpeza, para aumentar a vida útil deles. Afinal, de nada adianta ter onde guardá-los, se você não tirar um tempo também para higienizá-los corretamente.

Limpe antes de guardar

Assim que chegar em casa, é preciso limpar os sapatos, antes de colocar na sapateira. Afinal, sujeiras da rua podem impregnar nos pares, e o odor sairá com maior dificuldade depois.

Para a limpeza, basta passar um pano úmido com álcool 70% na sola. Outra opção, ainda mais fácil, é utilizar um lencinho umedecido de limpeza.

Caso não queira limpar imediatamente ao chegar em casa, não tem problema. Nesse caso, você pode deixar seu calçado na janela ou em alguma área externa arejando, antes de limpar.

Limpe as sapateiras, prateleiras ou nichos

Sapatos que ficam à vista podem ser limpos da mesma forma que os que ficam guardados em sapateiras. Porém, é preciso tirar o pó das prateleiras e nichos com maior frequência, pois os pares ficam expostos a poeiras nelas.

Aliás, sapateiras e armários também devem ser regularmente limpos e abertos, para evitar umidade e mofo. Para limpar os armários, utilize vinagre puro e coloque pedra de cânfora nas prateleiras das sapateiras, para evitar mau odor.

Evite empilhar os sapatos

Uma dica essencial para evitar arranhões, marcas e até deformações nos sapatos é não empilhar um sobre o outro. A não ser que estejam em caixas organizadoras ou organizadores de sapatos double, que já protegem seu formato naturalmente.

Como guardar os sapatos

Além dos organizadores de closet, outra sugestão para guardar os sapatos é colocá-los em saquinhos de flanela ou de TNT. Afinal, sacos plásticos ou caixas de papelão impedem a circulação do ar e, portanto, podem causar mofo.

Por fim, você também pode colocar um pouquinho de bicarbonato de sódio dentro dos sapatos, de tempos em tempos. Dessa forma, o pó protegerá seus pares de mau odores e mofo.

Conclusão

Finalmente, os dias de tropeçar nos sapatos pela casa chegaram ao fim. Afinal, com tantas opções práticas e ideias criativas para sua decoração, só falta escolher o par perfeito para você!

Leia mais:

Sapateira de madeira: como fazer um modelo horizontal para deixar perto da porta

Antes e depois da arrumação: 7 formas fáceis de organizar guarda-roupas

Organizadores baratos: soluções a partir de R$40

Armários de área de serviço colocam ordem no pedaço

5 coisas que as pessoas organizadas fazem de manhã para uma casa organizada pelo resto do dia

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo