Como fazerMóveis

Sapateira de madeira: como fazer um modelo horizontal para deixar perto da porta

Organizar sapatos é algo que requer paciência. Para evitar que um pé se perca do outro logo no momento em que você chega em casa, que tal construir uma sapateira de madeira exclusiva para ficar perto da porta? Assim, todo dia ao chegar em casa você pode tirar seus calçados e evitar de levar para dentro as sujeiras e impurezas da rua. A designer de interiores Karla Amadori explica o passo a passo de como fazer esse acessório, vamos lá?

Do que você vai precisar para fazer sua sapateira de madeira

1) Ripas de pinus de variados tamanhos. No vídeo, a Karla usa duas ripas de 34,5 cm por 2,5 cm e duas ripas de 96 cm por 2,5 cm. Se quiser, você pode fazer uma sapateira maior com duas ripas de 100 cm por 7 cm e duas ripas de 41 cm por 7 cm.

2) Cola de madeira

3) Parafusos bem finos

4) Chave Philips

5) 4 mãos francesas

Como fazer a sapateira de madeira: passo a passo

1º passo: Coloque as duas ripas maiores paralelas uma à outra sobre o chão ou sobre a sua mesa de trabalho. Para medir a distância entre elas, é só usar a ripa menor.

Mulher coloca ripas de madeira paralelas no chão sendo cruzadas por uma ripa menor.

2º passo: Cole as ripas menores sobre as peças maiores deixando um pequeno espaço entre elas. Você pode usar a lateral das ripinhas como medidor de intervalo. Dessa forma, os vãos terão todos a mesma distância. Depois disso, repita todo o processo mais uma vez, até ter dois estrados.

Mulher passando cola em ripas de madeira. Mulher encaixando ripas de madeira mais curtas sobre duas rupas mais longas.

3º passo: Agora é hora de fixar as mãos francesas nas suas peças. Para fazer isso, posicione a dobra da mão na direção das ripas menores. Tente posicionar a mão bem na lateral, tudo bem? Prenda a ferramenta com os parafusos bem fininhos, para não rachar a madeira. Você pode usar uma parafusadeira para fazer a fixação ou uma chave philips.

4º passo: Depois que fixar as quatro mãos nas extremidades do seu estrado, é hora de fixar o segundo estrado sobre o que você já montou. Fique atento aos pequenos buraquinhos de sinalização da mão francesa, para que não haja erros.

Mulher aparafusa mãos francesas nas laterais de um estrado de madeira. Mulher colocando um estrado de madeira sobre uma peça identica que já está presa a mãos francesas.

E pronto! Sua sapateira já está concluída! Agora vai ficar muito mais fácil organizar seus sapatos!

Sapateira de madeira pronta com sapatos em cima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo