Como organizar guarda-roupa: 4 dicas para fazer uma arrumação mais rápida e ganhar mais espaço
Ter um guarda-roupa organizado é chave para um dia-a-dia mais prático, mas, se organizar já é difícil, manter organizado é pior ainda. Com o tempo, é normal que seu guarda-roupas ou closet que, antes estava ideal, fique caótico. Para que isso não aconteça mais, conversamos com a personal organizer Vanessa A. e separamos algumas dicas que vão deixar a sua organização cada vez mais fácil.
“Destralhe” seu guarda-roupa
É lugar-comum, mas não tem muito jeito: destralhar (a técnica de se livrar de tudo o que está sem uso) periodicamente é essencial. Mas não precisa virar minimalista: de acordo com Vanessa, “existe um tempo correto para saber que é hora de se desapegar do que você já não usa e esse tempo é de um ano. Se dentro desse prazo você não usou as peças, então você realmente não precisa mais delas”. O processo pode ser difícil, mas é essencial: como achar lugar para tudo no guarda-roupas se tem coisa demais ali dentro? Se destralhar estiver muito complicado, já demos algumas dicas aqui no blog que podem ajudar. Quanto ao destino das roupas, a personal organizer sugere: “As roupas não usadas, mas que estejam em bom estado, podem ser doadas para uma instituição de caridade. As rasgadas ou muito velhinhas, podemos reaproveitar fazendo retalhos para a limpeza de casa, por exemplo.”
Guarde bem seus itens fora de estação
Roupas de inverno sempre geram problemas de organização no verão; e as de verão, no inverno. O “cheiro de guardado” causado por colocar as peças no fundo da gaveta durante toda uma estação é um grande inimigo, mas alguns truques podem te ajudar. “Para que nossas roupas de inverno fiquem sempre perfumadas ao serem guardadas, o ideal é armazená-las em saquinhos específicos. Hoje já existem no mercado sachês perfumados específicos para conservar o armazenamento das roupas, mantendo tudo com um perfume agradável”, sugere a personal organizer.
Use esses truques para não perder tempo
Alguns aspectos da arrumação são bem intuitivos e deixar o que você mais usa à mão é um deles. “Primeiro você deve entender o que mais usa no seu dia-a-dia e depois você começa a separar o que for de menor relevância”, diz a personal organizer. As roupas, sapatos e objetos que forem menos utilizados devem ser guardados à parte, sempre em saquinhos, cestos e caixas organizadoras que, como já sabemos, são multifuncionais e vêm sempre a calhar em casa.
Valorize os benefícios da organização
Uma das melhores maneiras de se manter organizado é reconhecer os benefícios que esses hábitos trazem para o seu dia-a-dia. Quando faltar a coragem para organizar, o segredo é focar no depois – como você se sente com a sensação de tarefa cumprida e ainda passa a se vestir muito melhor. Sobre o assunto, Vanessa completa: “Quando mantemos nossos ambientes organizados, independente de quais sejam, melhoramos automaticamente nosso bem-estar de uma maneira geral.”