Como fazerConstrução e Reforma

Como limpar caixa d’água? Passo a passo (com imagens)

Caso você esteja se perguntando como limpar a caixa d’água, mas não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Além de ser um processo mais simples do que parece, nós iremos te ensinar o passo a passo completo!

Essa limpeza é essencial, para evitar contaminação microbiana da água, que pode causar doenças como hepatite, diarreia, leptospirose e esquistossomose. Portanto, um não dê bobeira e continue a leitura, para aprender como limpar a caixa d’água de forma eficaz.

Se preferir, confira o passo a passo em vídeo que a Paloma Cipriano gravou para o canal Casa de Verdade.

Leia também:

Como limpar box de banheiro com praticidade

Com que frequência limpar a caixa d’água?

A recomendação da Sabesp é que a limpeza da caixa d´água seja feita, no mínimo, a cada seis meses. Em períodos muito chuvosos, a necessidade pode ser maior, então vale a pena conferir regularmente como está sua caixa d’água.

Caso você resida em condomínio ou um apartamento, consulte o síndico se a limpeza tem sido feita nesse período aconselhado.

Normalmente, esse serviço é feito por empresas especializadas, o que torna o processo mais prático. Porém, quando se trata de saúde, é importante estar ciente da situação de onde você vive, então não custa conferir.

O que acontece quando a limpeza da caixa d’água não é feita?

Quando a limpeza da caixa não é feita, a água pode ser contaminada por resíduos externos. Essas impurezas podem causar dores de cabeça, vômitos, diarréias e até doenças, como hepatite e dengue.

O próprio formato do reservatório já é propício para evitar que sujeiras subam. No fundo dela, existe uma distância de aproximadamente 10 centímetros, antes dos canos que levam a água de volta às torneiras.

As impurezas ficam acumuladas nessa parte inferior e, portanto, não sobem para a água do nosso consumo diário. Porém, se a sujeira começa a acumular, você já imagina para onde ela vai parar, né? Justamente por isso, é essencial limpar o fundo com regularidade.

Tire as crianças da sala e veja a situação assombrosa que um compartimento não limpo com frequência pode chegar:

Eca! Além da limpeza, é importante manter a caixa d’água fechada e lacrada. Assim, você evita que animais, como ratos, morcegos, ou mesmo insetos, possam entrar e contaminá-la. Isso impede, inclusive, que o mosquito da dengue coloque seus ovos nela e prolifere.

Se sua caixa d’água tem rachaduras, vazamentos, lodo acumulado, sujeira incrustada ou desgastes na pintura, talvez apenas a limpeza não seja o suficiente. Então, o recomendado é fazer um teste do copo transparente ou de vidro.

Se você mergulhá-lo limpo, e a água sair esverdeada, pode ser que sua caixa d’água ainda tenha infestação de algas. Além disso, se o líquido tiver sujeiras flutuantes, também não é um bom sinal. Nesses casos, só higienizar não resolverá o problema, então troque o reservatório, para garantir saúde e proteção da sua família.

Como limpar a caixa d ‘água?

Agora que você sabe a importância da limpeza da caixa d’água, aprenda o passo a passo, com as recomendações oficiais da Sabesp. É importante lembrar que existem empresas especializadas nesse serviço. Porém, com cautela e nossas dicas, você também consegue executar essa tarefa na sua casa, em apenas uma tarde.

Materiais necessários para limpar a caixa d’água:

• Caneca Plástica

• Panos limpos

• Esponja macia

• Baldes

• Água sanitária

• Luvas de proteção

Passo 1: Planeje a limpeza no final de semana

Para limpar o reservatório, o primeiro passo é fechar o registro geral de onde vem a água. Portanto, durante algumas horas, não será possível usar os banheiros ou fazer atividades domésticas que necessitem de água.

Assim sendo, a primeira etapa é separar um final de semana para a tarefa, e avisar a família com antecedência. Você precisará de um tempo considerável para realizar o procedimento com cautela, então não marque outros compromissos nesse dia, combinado?

Dica extra: Geralmente, as caixas d’água ficam em locais de difícil acesso. Então, tome cuidado com escadas escorregadias, para evitar qualquer tipo de acidente, na hora da limpeza. Recomendamos usar equipamentos de proteção, como luvas ou botas impermeáveis, a depender da área que sua caixa d’água está localizada.

Passo 2: Prepare a caixa d’água

Dentro do reservatório, deixe um palmo d’água (aproximadamente, 15 centímetros), que será utilizado na terceira etapa, de limpeza. Caso alguém na sua casa tenha necessidade durante o processo, reserve o líquido também em outros baldes e recipientes.

Agora que a água está separada para dar início à limpeza, feche os registros de entrada e de saída. Caso sua caixa tenha a bóia responsável por regular o nível da água, deverá amarrá-la. Afinal, se ele estiver muito baixo, pode liberar o acesso.

Passo 3: Limpe a parte interna

Utilize a água reservada dentro da caixa, para iniciar a limpeza. O ideal é começar pelo fundo do recipiente, que contém o acúmulo da sujeira. Em seguida, fazer a higienização das paredes, com um pano limpo. Evite passar a esponja com impurezas nas paredes.

Para esse processo, basta utilizar luvas de proteção, esponja macia, balde e panos limpos. Tire toda sujeira do fundo com a esponja e esprema-a no balde. Depois, seque bem a caixa com os panos. Toda água suja deverá ser retirada com apenas esses materiais.

Nessa parte, é essencial que a esponja seja macia, porque vassouras e esponjas de aço podem danificar a superfície. Também não utilize produtos químicos, nem mesmo sabão ou detergente. Afinal, eles poderão contaminar a água de uso da casa depois.

Caso a sua caixa seja de fibrocimento, não utilize pano úmido. Opte por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio.

Passo 4: Deixe entrar um palmo de altura de água

Agora que a caixa está seca, abra o registro de entrada, mas mantenha todos os outros fechados. Deixe entrar um palmo de altura d’água, e feche o registro novamente. Nas próximas etapas, será, de fato, a sanitização do reservatório.

Passo 5: Prepare a solução desinfetante

Nessa água que acabou de chegar no reservatório, acrescente a quantidade de água sanitária necessária, para higienizar todo compartimento.

As medidas adequadas são: para cada 1.000 litros de água, acrescente 1 litro da água sanitária. Isso significa que, se sua caixa possui 500 litros, você deverá acrescentar apenas meio litro do produto desinfetante.

Passo 6: Faça a sanitização do reservatório

Agora, deixe a solução agir por duas horas. Durante esse tempo, a cada 30 minutos, você deverá molhar as paredes internas da caixa (fundo e paredes). Para limpar tudo uniformemente, utilize uma caneca plástica ou uma escova de cerdas macias. Não esqueça de jogar essa solução na tampa do reservatório, para que ela seja higienizada também.

Passo 7: Esvazie a caixa e abra as saídas

Passadas as duas horas com o produto desinfetante, abra os registros de saídas e esvazie a caixa d’água. Essa parte é importante para higienizar os canos da residência. Portanto, abra as torneiras e acione as descargas, de maneira a desinfetar todas as tubulações da casa.

Essa primeira água que irá descer para a casa não deverá ser utilizada pelos moradores. O aproveitamento só poderá ser feito para faxinas ou descarga nos banheiros.

Passo 8: Encha a caixa d’água e registre a data

Prontinho, agora que a caixa d’água está vazia e limpa, abra o registro de entrada e aguarde o reservatório preencher novamente.

Por fim, anote a data em uma etiqueta e cole na caixa, para ter registrado quando foi a última higienização.

Como a primeira parte da água ainda pode conter alguns resíduos de limpeza, aproveite para lavar os pisos ou até mesmo o quintal. Assim, o restante estará pronto para uso.

Recapitulando, esse é o passo a passo de como limpar caixa d’água:

1. Planeje a limpeza no final de semana

2. Prepare a caixa d’água

3. Limpe a parte interna

4. Deixe entrar um palmo de altura de água

5. Prepare a solução desinfetante

6. Faça a sanitização do reservatório

7. Esvazie a caixa e abra as saídas

8. Encha a caixa d’água e registre a data de limpeza

Para não restar nenhuma dúvida, confira o vídeo da Paloma Cipriano, do canal Casa de Verdade. Ela mostra esse passo a passo completinho, com detalhes:

Que produtos podem ser utilizados para lavar a caixa d’água?

Para limpar bem o reservatório, é preciso apenas água sanitária, diluída na quantidade necessária para sua caixa d’água. Qualquer outro produto químico poderá danificar a superfície ou contaminar a água, na hora do uso na residência.

Para fazer a sanitização, você ainda precisará de: luvas de proteção, baldes, panos limpos, esponja macia e uma caneca plástica.

Caso sua caixa tenha mais de 5 mil litros, o processo não é feito com água sanitária. Em vez disso, utilize hipoclorito de sódio (10%, para cada 10 litros de água). Será necessário, ainda, uma lavadora de alta pressão. O passo a passo é semelhante ao dos reservatórios residenciais com menor capacidade. Ainda assim, confira no site da Sabesp os detalhes precisos dessa aplicação, se esse for o seu caso.

Dicas de como manter a caixa d’água limpa por mais tempo

A melhor forma de manter a caixa d’água limpa por mais tempo é fazer a higienização da forma correta. Fechar e lacrar a tampa também é essencial, para evitar a presença de animais. Nesse sentido, uma capa de proteção imune à ação de bactérias e fungos pode preservar ainda melhor o compartimento.

Além disso, evite deixar estoque de alimentos próximos ao reservatório, porque também poderá atrair bichos. No mais, a recomendação é simples: fazer a limpeza, a cada seis meses, para que ela permaneça sempre protegida.

Conclusão

Agora que você aprendeu como limpar a caixa d’água, é só tirar um final de semana e colocar a mão na massa! Quando se trata de saúde, não se pode brincar, certo? Então, higienize tudo direitinho, para preparar aquela macarronada gostosa, com a garantia que a água usada estará limpa e saudável.

Se você sequer tem caixa d’água, ou a sua foi danificada por algum processo de limpeza inadequado, não se preocupe. A Paloma Cipriano (ela faz tudo, mesmo!) te ensina a instalar um reservatório novinho em folha. Confira:

Leia mais:

Caixas D’Água em Promoção na Semana do Consumidor

Paloma Cipriano: os 16 melhores projetos da rainha mão na massa no Youtube

Escolha a caixa d’água ideal

Aquecedor de água solar: alternativa econômica e ecológica para esquentar água sem energia elétrica ou gás

Reaproveitamento de água: saiba tudo sobre as cisternas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo