Coberturas e telhas transparentes: mais luz natural para a sua área externa
Você já ouviu falar em coberturas e telhas transparentes? Tais produtos resolvem de forma simples alguns problemas que muita gente tem em casa.
Que pode ser ambiente meio escuro, como um corredor sem janela, ou um quartinho, onde você tem que acender a lâmpada toda vez que entra nele.
Ou aquela garagem onde entra pouca luz natural. E mesmo a varandinha charmosa, mas onde ninguém fica porque quase não entra sol, e fica meio escurinha mesmo com o dia claro.
Nessa situações, para você deixar entrar a luz natural nos ambientes e ainda por cima economizar na conta de energia, a solução pode vir com o uso das telhas transparentes ou translúcidas, que deixam o ambiente mais iluminado e agradável.
Telha com cobertura transparente total ou parcial?
As telhas transparentes ou translúcidas podem ser utilizadas para cobrir o telhado totalmente ou parcialmente.
Quando esse tipo de telha ou cobertura é utilizada para cobrir o teto totalmente, proporciona grande luminosidade ao espaço. A diferença, é que além de o ambiente ficar mais claro e agradável, a economia na conta de luz é
A transparência das telhas também pode ser usada como elemento arquitetônico, para emoldurar o ambiente e integrá-lo à paisagem externa.
Quando é utilizada apenas parcialmente, em conjunto com telhas de cerâmica, ela cria um ponto de luz no telhado. Resultado: ambiente mais claro e livre de mofo, fungo ou umidade, que geralmente toma conta de áreas cobertas e escuras.
Elas também ajudam a repelir morcegos e insetos, que não gostam de lugares onde entra a claridade.
Coberturas transparentes e translúcidas
As coberturas transparentes, ou telhas de policarbonato, também são boas opções para salas e cômodos externos. Se a opção for por uma cobertura transparente, é importante levar em conta que ela não retém a luz, ou seja, passa praticamente 100% através da superfície.
Com relação a aparência, são mais bonitos que os translúcidos, já que têm uma aparência mais cristalina. Claro, precisa caprichar na limpeza para que esse tipo de cobertura se mantenha assim.
Se usadas na garagem, as coberturas de policarbonato dão charme extra à entrada da casa.
Já nos materiais translúcidos, a luz não passa por eles com tanta facilidade como nos transparentes, e eles têm uma aparência mais opaca.
Geralmente as telhas translúcidas deixam entrar 70% de luz externa. Existem telhas translúcidas fabricadas em policarbonato, polipropileno e vidro.
Tipos de telha transparente e translúcida
Telhados com transparência podem ser construídos com telhas de policarbonato, polipropileno, PVC, fibra de vidro ou vidro.
Telhas de policarbonato
As telhas de policarbonato possuem alta transparência, são bem resistentes a impactos e à variação de temperaturas e suportam até queda de galhos de árvores. O material é uma alternativa mais barata e 80% mais leve que a telha de vidro, possui proteção UV – o que evita amarelar – e oferece bom isolamento térmico.
Telhas de polipropileno
As telhas de polipropileno possuem proteção UV, são bem leves, mas menos resistentes do que as de policarbonato, podendo trincar mais facilmente e causar infiltração. E dor de cabeça, claro. Elas são fabricadas com uma resina plástica e deixam passar até 70% da luz natural.
Telhas de PVC
As telhas de PVC são as mais baratas, mas sabe aquele ditado “o barato pode sair caro”? Pois é. Elas são bem populares e barateiam o seu projeto de cobertura, mas apresentam algumas desvantagens: não oferecem bom isolamento acústico, esquentam, amarelam e são bem menos resistente.
Telhas de vidro
As telhas de vidro são muito resistentes, também permitem a entrada de luz solar e podem ser usadas em ambientes externos. Requer cuidado se você quiser usá-las em grandes coberturas.
A desvantagem é que o vidro retém calor, e cria a sensação de desconforto térmico. Se você usar apenas como um ponto de entrada de luz, não chega a ser um problema. Mas para cobertura total do ambiente, só se você morar em região de clima frio. Afinal, ninguém quer viver em uma estufa, não é mesmo?
Formatos de telhas transparentes
Quando você for escolher as telhas transparentes ou translúcidas, é fundamental que elas tenham o mesmo formato das outras utilizadas na construção do seu telhado. Isso fará com que o encaixe entre elas seja perfeito, evitando vazamento.
Isso porque existem vários formatos de telhas: romana, portuguesa, americana, italiana, americana piso, plan mineira capa/canal. As características de cada formato a gente mostra a seguir.
Telha transparente romana
A telha romana está entre as três coloniais mais utilizadas na construção civil, ao lado da telha portuguesa e da telha americana. Possui duas estruturas retas em desnível, possibilitando um encaixe perfeito entre as peças, como é o caso dessa Telha Romana de Vidro 22,5 x 40 cm Prismatic.
Ela pode ser usada como cobertura de placas de energia solar, para proteger o sistema de intempéries. Além disso, também é utilizada em lajes e forros residenciais, jardins de inverno ou outros ambientes que precisam de mais iluminação.
Cada peça mede 22,5 x 40,0 cm e, para a cobertura por metro quadrado, são necessárias 16 peças.
Telha transparente portuguesa
A telha portuguesa é um tipo clássico de telha colonial, como é o caso dessa Telha Policarbonato 39 cm x 21 cm Portuguesa Translúcida Atco. Ela possui uma parte de sua estrutura reta e outra parte curva, possibilitando um encaixe perfeito das telhas e dando estabilidade aos telhados.
É um dos modelos mais utilizados em telhados e coberturas, também pela sua praticidade e facilidade de instalação. Esse modelo possui um canal profundo o suficiente para evitar acúmulo de água no telhado, evitando, assim, infiltração.
Para a cobertura por metro quadrado, são necessárias 16 peças, assim como as romanas.
Telha transparente americana
Muito parecida com o formato da telha portuguesa, a telha americana é considerada uma evolução da sua “irmã lusitana”, mais moderna e com encaixes mais sofisticados, garantindo melhor acabamento e durabilidade.
A telha americana é ligeiramente maior: ela mede 25,5 x 42,8 cm contra 23,3 x 40,0 cm da telha portuguesa. Resultado: para cobrir um metro quadrado, são necessárias 12 telhas, quatro a menos do que o modelo português. Um modelo como esse, da Prismatic, gera economia no tempo de montagem e na quantidade de material.
Telha translúcida ondulada
Fabricada em polipropileno, a telha translúcida ondulada é vendida em placas. Esse modelo de Telha Polipropileno 2,44 m x 50 cm Ondulada Translúcidada Atco possui aditivo UV e antioxidante, aumentando a longevidade do produto.
Ela tem um lado liso, para evitar aderência de sujeira, e um lado multifocal, que difunde a iluminação, proporcionando maior iluminação no ambiente. Esse modelo em polipropileno é vendido em chapa plana de 2 x 1,30 m.
Onde usar telha transparente ou translúcida de policarbonato
Você pode usar as telhas transparentes ou translúcidas de policarbonato em coberturas totais ou parciais de varandas, garagens, jardins, churrasqueiras e pergolados, por exemplo. Ela também é ideal para fechamento lateral de sacada.
O policarbonato é bem mais leve que o vidro, e isso permite economia na estrutura que irá suportar a cobertura.
Outra vantagem do policarbonato é que ele é resistente a impacto, transmite menor quantidade de calor e possuem proteção anti-UV, que evita a passagem de raios ultravioleta.
O policarbonato é um material fácil de fazer manutenção, apenas utilizando sabão neutro e água. Não se pode usar produtos abrasivos e é preciso cuidado especial para não riscar.
Telha transparente passa sol?
As telhas transparentes são as que melhor deixar passar a iluminação natural – praticamente 100% -, se comparadas com as telhas translúcidas, e são ideais para ambientes escuros e sem janela.
Faz grande diferença você substituir algumas telhas de cerâmica por telhas de vidro, criando uma passagem de luz natural. As telhas translúcidas permitem a passagem de 70% da iluminação externa.
Inspiração: pergolados e varandas com teto transparente
Com vidro ou policarbonato, você pode criar ambientes incríveis tirando o máximo proveito dos materiais transparentes ou translúcidos. Confira.
Olha esse espaço que lindeza: um orquidário que tem iluminação natural, graças à telha transparente. Não dá vontade de sair dali.
Cobertura de vidro na varanda deixa a natureza mais pertinho da gente.
O telhado de vidro em uma parte da cobertura: luz na medida certa. Imagem: https://br.pinterest.com/pin/4925880829725068/
Cobertura transparente para um ninho de amor.
O elemento transparente harmoniza com elementos naturais.
Cantinho com pergolado e muita luz.
O espaço pode ser mínimo, mas sempre cabe um pergolado charmoso.
Hidromassagem com luz natural. Luxo e charme andam juntinhos, percebeu?