Como montar sua casa inteligente?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Nos anos em que a casa se tornou protagonista, torná-la mais cômoda e prática também virou uma prioridade, não é? Por isso mesmo, muitas pessoas têm buscado uma casa inteligente, que oferece mais conforto, praticidade e economia (de tempo e energia).

É aqui que entram em cena os famosos assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon. Além de diversos outros produtos tecnológicos criados para facilitar seu dia a dia – com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os melhores robôs aspiradores, bem como diversos outros produtos de última geração.

• Leia também: 14 aplicativos de decoração incríveis

Para entender como funciona esse sistema de smart home e como fazer a automação para deixar sua casa conectada, continue a leitura!

O que você vai ver nesta matéria
O que é uma casa inteligente?
Como funciona uma casa inteligente?
Vantagens de ter uma casa inteligente
Dispositivos para uma casa inteligente
7 dicas de como montar uma casa inteligente

O que é uma casa inteligente?

Uma casa inteligente possui dispositivos que funcionam com a internet, além de executar funções com sistemas de automação. Na prática, isso significa que basta pré-determinar as configurações dos aparelhos que você deseja, que a casa irá repetir os comandos automaticamente.

Um exemplo prático é a possibilidade de definir os horários para os aparelhos serem ligados. Ou seja, quando a cafeteira elétrica irá ligar de manhã, as luzes irão apagar de noite, e assim por diante.

Além disso, ela também serve para funções mais complexas, como acionar a câmera de segurança, quando alguém toca a campainha. Dessa forma, você não precisa solicitar esses comandos diariamente, já que o processo é automatizado.

Desde televisão Smart TV até geladeiras com wi-fi, passando por câmeras de segurança e iluminação inteligente, esses sistemas de automação residencial têm ficado mais avançados e integrados. Justamente por isso, o nome de casa inteligente (smart home), já que ela funciona quase de forma independente.

Seja por meio do reconhecimento da voz ou pela ativação no smartphone, os dispositivos para casas inteligentes facilitam muito a rotina. Afinal, é possível executar tarefas até mesmo do sofá, além da possibilidade de programá-las para horários definidos.

Como funciona uma casa inteligente?

A casa inteligente, ou casa conectada, funciona por meio de aparelhos conectados pela internet, que podem ter suas funções automatizadas. Isso significa que é possível controlar os dispositivos pelo smartphone, tablets diversos, computadores ou notebooks ou até mesmo reconhecimento de voz, além de programar o uso, de acordo com suas necessidades.

A possibilidade de controlar os aparelhos à distância é vantajosa não só pela praticidade, como também para garantir maior segurança residencial. Por exemplo, se você esquecer o ferro ligado, poderá desligar o dispositivo pelo próprio celular.

Porém, os benefícios não acabam por aí! Confira, a seguir, mais vantagens de instalar esse sistema de smart home.

Vantagens de ter uma casa inteligente

Comodidade e praticidade

Imagina poder programar para a cafeteira elétrica e a torradeira elétrica ligarem, assim que você acordar, enquanto ainda está enrolando na cama? Sem dúvidas, a comodidade é uma das maiores vantagens de ter uma casa inteligente.

A praticidade é não só pelo fácil manuseio (por meio do aplicativo), como pelas funcionalidades no dia a dia. Por exemplo, programar para todas as luzes da casa apagarem, a partir de determinado horário.

Maior segurança

Você pode configurar alarmes e câmeras da casa como desejar, além de controlar tudo pelo smartphone ou tablet, já que as melhores câmeras de segurança vêm prontas para acesso remoto. Além disso, muitos aparelhos de segurança são ativados por sensores de presença, caso alguém se aproxime do local.

As fechaduras eletrônicas digitais também oferecem maior segurança, já que o acesso é por meio do reconhecimento de voz, biometria ou senhas. Um sensor de presença na porta também pode garantir que, caso ela seja aberta durante a noite, um alarme dispare.

Assista o vídeo abaixo para aprender a como instalar fechadura eletrônico do zero:

Economia de energia elétrica

Sabe quando você chega em casa e percebe que havia esquecido uma luz acesa ou um aparelho ligado? Nos dispositivos para smartphone, você pode programar horários de funcionamento ou solicitar que os aparelhos desliguem sozinhos, por meio de sensores de movimento.

Assim sendo, nenhum aparelho fica ligado sem necessidade. Apesar do investimento inicial que é necessário para ter uma casa inteligente, estima-se que a compensação a médio prazo na conta de luz pode ser de 15 a 30%.

Além do controle de quando os aparelhos irão ligar e desligar, é possível definir a potência e a intensidade dos dispositivos, o que também contribui para maior economia de luz.

No caso das lâmpadas inteligentes, você ainda pode controlar as cores, para criar um climinha intimista no quarto, ou para maior foco, no home office.

Maior personalização e autonomia na casa

Os eletrônicos para casa inteligente possuem diversas opções personalizadas. Por exemplo, as lâmpadas inteligentes que permitem controlar as cores e intensidade da luz, ou os robôs aspiradores de pó que limpam apenas as áreas selecionadas pelo usuário.

Isso garante mais autonomia aos moradores, que podem realizar outras atividades, enquanto as tarefas básicas, como ligar os aparelhos eletrônicos, são automatizadas na smart home.

Valorização do imóvel

As casas inteligentes estão em alta e são um caminho sem volta. Aliás, já são até pré-requisitos para algumas pessoas. Portanto, esse investimento valorizará o imóvel, caso queira alugar ou vender depois.

Segundo o arquiteto Ralph Dias, em alguns casos, o aumento pode ser de até 20% do valor inicial. Além disso, uma pesquisa da imobiliária estadunidense Coldwell Banker apontou que 81% das pessoas são mais aptas a comprarem um imóvel com casa inteligente instalada, ou seja, uma tendência que também tende a crescer no Brasil.

Mais tecnologia e modernidade

As smart home avançam em tecnologia e atualizam as soluções práticas constantemente. Se você gosta de ficar por dentro das novidades digitais, irá querer incluir sua casa na lista!

Maior acessibilidade

A automação residencial é uma grande aliada para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, já que é possível programar os comandos de qualquer lugar da casa.

Além disso, também é acessível para quem tem crianças, já que elas podem usufruir de facilidades como as fechaduras digitais de portas quando sua casa é conectada. Outra opção é colocar sensores de movimento nos quartinhos, para melhor monitoramento, durante a noite.

Dispositivos para uma casa inteligente

Com o avanço da tecnologia, as casas inteligentes têm se tornado mais acessíveis. O investimento não precisa ser alto, e já é possível automatizar quase qualquer ação do lar, nos mais variados cômodos.

Confira como Paulo Biacchi tornou vários cantinhos da sua casa mais funcionais, por meio de alguns desses produtos para casa inteligente:

Ficou com vontade de ter essa praticidade também? Separamos alguns dispositivos que irão transformar sua relação com a casa para melhor!

Lâmpadas inteligentes

O sistema integrado mais utilizado nas casas inteligentes é o de iluminação. Além de (em muitos casos) eliminar a necessidade dos interruptores, com uma lâmpada inteligente de wi-fi é possível programar o horário, a intensidade da luz e até diferentes cores.

Caso você não possa fazer todo o sistema de iluminação inteligente durante a obra, ou seu apartamento seja alugado, não tem problema. Ainda assim, poderá se beneficiar de uma casa conectada, por meio das tomadas e interruptores inteligentes, que saem por menos de R$ 200.

Outra opção é um interruptor com sensor de presença, que liga ou desliga, de acordo com o movimento no local. Isso também garante que nenhuma luz fique acesa sem necessidade, de forma a economizar na conta no fim do mês.

Uma alternativa ainda mais econômica e sustentável é a utilização de placas solares, que também podem ser automatizadas na casa inteligente, e controladas pelo smartphone.

• Leia mais: Quantas placas solares preciso na minha casa?

Sistemas de assistentes pessoais (Alexa ou Google Home)

Os assistentes pessoais integram todos os dispositivos, como a iluminação e os aparelhos eletrônicos, entre outros. Os comandos são feitos por sensores de movimento ou voz, e já existe até a opção em português, para não precisar gastar seu inglês.

Por meio desses aparelhos, é possível criar rotinas, que permitem automatizar as funções ao longo do dia. Por exemplo, você pode programar para, quando o alarme tocar, as luzes do quarto acenderem e a cortina abrir. Dessa forma, ficará difícil enrolar mais na cama, né?

Veja como o Felps utilizou o assistente pessoal de voz Alexa para facilitar sua rotina. Basta um pouco de criatividade, para deixar tudo mais prático e até divertido (como a rotina de festa que ele criou!).

A Gaby Garciia também estou a Alexa e contou tudo sobre essa assistente virtual da Amazon, veja:

Controle Remoto Wi-fi

Um dispositivo que ajudará a tornar sua casa inteligente é o controle remoto wi-fi. Afinal, ele é capaz de integrar todos os aparelhos da casa (até os que você já tem nela) em um só lugar.

Os eletrônicos sequer precisam ser wi-fi, pois o controle utiliza comunicação infravermelha. Também é possível optar por utilizar comandos de voz ou o próprio smartphone para acionar os aparelhos de qualquer lugar.

Televisão Smart TV, ar-condicionado inteligente home theater smart e ventiladores wifi são apenas alguns exemplos que podem ser ativados pelo controle remoto inteligente. Novamente, todas as funções necessárias, na palma da sua mão.

Fechaduras Digitais inteligentes

Você é uma daquelas pessoas que sempre esquece a chave em casa e passa aperto? Com as fechaduras digitais não é preciso se preocupar, já que a abertura da porta se dá pelo aplicativo do celular ou pelo assistente pessoal.

Mesmo se você estiver em outra cidade (e até país!), poderá abrir a porta para alguém que precise entrar na sua casa. Se tiver um apartamento no Airbnb, esse produto é ideal para receber pessoas, mesmo à distância, basta ter seu kit positivo casa conectada.

Na maioria dos casos, você pode utilizar biometria ou senhas para a abertura da porta. Além disso, é possível cadastrar várias pessoas, o que é bem prático para quem tem crianças.

Outra vantagem é que alguns modelos trancam automaticamente, após alguns minutos que você entrou na casa. Ou seja, a fechadura eletrônica é segura e ainda evita aquela dúvida incômoda antes de dormir, se a porta está trancada ou não.

A melhor parte de tudo? Você pode instalar o produto por conta própria, e quem ensina como é a rainha do DIY, Paloma Cipriano, no canal Casa de Verdade:

Porteiro eletrônico Wi-fi

Por falar em segurança, os porteiros eletrônicos wi-fi também são dispositivos que podem ser integrados a uma casa inteligente. O aparelho é uma câmera que te permite acompanhar o que acontece na casa, mesmo à distância.O monitoramento pode ser feito por um aplicativo que possui alerta de movimento e até mesmo visão noturna. Assim, você consegue sair de casa com ainda mais tranquilidade.

Tomada inteligente

Para quem vive de aluguel, ou quer começar a criar uma casa inteligente aos poucos, as tomadas inteligentes são a melhor forma de começar. Afinal, são praticamente como as normais, mas permitem conexão pelo wi-fi e, portanto, controle dos aparelhos pelo smartphone.

Assim sendo, você poderá checar qualquer eletrodoméstico que já tem na sua casa, mesmo se ele não for inteligente, à distância. A maior vantagem é que a instalação nem precisa de reformas ou empresas especializadas nessas tecnologias inteligentes.

Robô aspirador

Um dos aparelhos que pode ser integrado ao sistema inteligente é o robô aspirador de pó. Aliás, grande parte dos modelos já vêm com o próprio aplicativo para ligar o aparelho e controlá-lo à distância, apenas pelo celular.

Esse aspirador funciona a partir de sensores de reconhecimento espacial, que garantem a limpeza do espaço praticamente de forma independente. Basta ligar pelo smartphone ou pelo controle wi-fi e voilà, chão da casa limpinho!

Robô Aspirador vale a pena? O vídeo abaixo responde essa pergunta e tira todas as suas dúvidas sobre o produto. Veja:

• Leia mais: Qual o melhor robô aspirador?

Home theater

Já que estamos falando de comodidade, nada melhor do que poder controlar todo o home theater smart do sofá, não é? Isso mesmo, é possível fazer toda automação da sala de televisão.

Nesse caso, só não pode faltar uma Televisão Smart. Além dos serviços de streaming, como Netflix, Globo Play e Amazon Prime, por ser conectada à internet, ela também permite acesso a vídeos no Youtube e Facebook.

Em alguns modelos, você pode controlar o volume ou outras funções, por meio do comando de voz. Outras versões desse tipo de automação permitem até que o controle da TV seja recarregado com energia solar ou do próprio ambiente. Ou seja, mais um ponto para a sustentabilidade da casa inteligente.

Ainda nesse climinha de assistir um filme no home theater, é possível automatizar também as cortinas ou persianas, para que sejam fechadas, assim que a TV for ligada.

Ar condicionado e aquecedores

Pelo smartphone, ou através do sistema de voz da Alexa ou do Google, é possível programar o uso de vários eletrodomésticos, inclusive o ar-condicionado Wi-Fi e aquecedor smart. Então, mesmo antes de chegar em casa, você poderá ter o ambiente climatizado a seu favor.

Outros exemplos de eletrodomésticos que podem ser automatizados são torradeiras elétricas, ferro de passar roupa, máquinas de lavar e geladeiras smart . Isso mesmo, praticamente tudo pode ser integrado no sistema de casa inteligente.

7 dicas de como montar uma casa inteligente

A essa altura, talvez você já tenha se convencido de que a casa inteligente é o futuro, e deseja garantir essa comodidade para sua vida. Por isso, separamos algumas dicas de como montar uma smart home, para não ter erros nas suas escolhas na hora de investir em automação residencial. Confira!

Defina quais funções você precisa

Embora os dispositivos inteligentes sejam empolgantes, talvez você não precise de todos na sua rotina. Portanto, observe bem suas necessidades e qual investimento deseja fazer.

Atente-se para o investimento que deseja fazer

Um sistema de casa inteligente completo pode não caber no seu bolso, mas pequenos acréscimos, como as tomadas wi-fi e um assistente pessoal já podem garantir uma casa mais conectada e funcional.

Informe-se com profissionais de arquitetura

Para uma casa inteligente completa, é preciso conferir quais pontos de automação são necessários no projeto elétrico. Então, um profissional de arquitetura poderá orientar você sobre como adaptar para o seu espaço e orçamento.

Escolha entre modelos com ou sem fios (apenas wi-fi)

Ter uma casa inteligente não precisa ser um investimento alto. Você pode optar por modelos sem fio, como as tomadas inteligentes, por exemplo. Caso queira toda a casa conectada, pode precisar de um sistema mais elaborado e contratação de profissionais especializados.

Garanta uma instalação de confiança

Confira se a empresa que irá instalar o sistema inteligente é certificada e especializada, antes de fazer o investimento.

Confira se os aparelhos permitem atualização

A cada dia chegam novidades inteligentes no mercado, então vale a pena ter isso em mente.

Pense na expansão futura do sistema

Você irá querer incluir novos pontos de automação? Precisará de obra ou pode ser instalado por conta própria? Leve tudo isso em consideração.

As casas inteligentes são, sem dúvida alguma, o futuro da arquitetura. Agora que você já conhece melhor as vantagens de automatizar sua residência, conte pra gente, qual é seu dispositivo inteligente preferido?

Leia mais:

O que é uma casa conectada e por onde começar?

Alexa, da Amazon: respondemos todas as suas dúvidas

Como Instalar Fechadura Eletrônica – Casa de Verdade

Fechadura eletrônica é segura? Descubra as vantagens deste modelo

Segurança residencial: 8 aparelhos fáceis de instalar e usar

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo