Casa acessível: 10 dicas simples para um lar mais seguro
Uma casa acessível leva em consideração três fatores principais: conforto, segurança e autonomia. É o que explica Bruno Mahfuz, fundador do @guiaderodas, aplicativo de acessibilidade que reúne avaliações de estabelecimentos em todo o mundo.
Ele é o nosso convidado para dar dicas simples que poderão ajudar qualquer pessoa com restrição de mobilidade, seja ela provisória, como alguém com um pé quebrado, ou permanente.
Dica 1: Em casa acessível, os tapetes ficam de fora
Ter tapete em casa pode ser um obstáculo difícil para a cadeira de rodas passar. Então, melhor evitar, principalmente aqueles mais altos.
Dica 2: Móveis no meio do ambiente dificultam a circulação
A disposição do mobiliário é outro item que merece atenção. Mesinhas de centro e banquinhos impedem que a pessoa na cadeira de rodas circule de maneira confortável pelo cômodo. Para deixar a casa acessível, é melhor evitar esse tipo de mobiliário.
Dica 3: Cuidado com objetos que podem enroscar na roda
Mantas de sofá, quando estão com a ponta caída no chão, também podem enroscar na roda da cadeira e impedir sua passagem. Um simples objeto pode atrapalhar a passagem de uma pessoa com cadeiras ou muletas e até causar acidentes.
Dica 4: Itens decorativos de chão
Evite deixar itens decorativos de chão – como luminárias, vasos de plantas ou maletas – nas áreas de circulação da casa. Eles serão mais um obstáculo difícil para a cadeira de rodas, muleta ou mesmo uma pessoa distraída. E lembrando que em casa acessível, segurança é tudo!
Dica 5: Guarde a bagunça das crianças
Mochila, tênis e brinquedos jogados pelo chão parecem inofensivos, mas se transformam em mais uma barreira para a pessoa com dificuldade de locomoção. Ensine as crianças a deixar tudo guardado, seja na volta da escola ou no final de uma brincadeira.
Dica 6: Segurança é fundamental
Piso seco e boa iluminação são maneiras simples de garantir a circulação com segurança em qualquer ambiente. Muitos acidentes em casa, principalmente com idosos, acontecem de madrugada, durante a ida ao banheiro, quando o piso está molhado e a pessoa não acende a luz.
Dica 7: Mantenha tudo ao alcance das mãos
Para que os móveis sejam acessíveis a todos, devem ter entre 40 cm e 120 cm de altura. Se for muito alto, uma pessoa com baixa estatura ou na cadeira de rodas não conseguirá alcançar os objetos. Se for muito baixo também. Atenção especial aos móveis da sala e da cozinha, para garantir a autonomia de todas as pessoas da casa, item fundamental a qualquer casa acessível.
Dica 8: O modelo dos móveis interfere na praticidade
No caso das mesas, além da altura é preciso observar o tipo de pé do móvel. Um pé em formato de X ocupa muito espaço e pode impedir a aproximação da cadeira.
Mesa redonda com pé central, que não tem quinas, é o modelo ideal e acessível, pois evita que as pessoas se machuquem e possibilita a aproximação de todos.
Dica 9: Escolha produtos que facilitam o dia a dia
O sensor de presença que aciona a luz automaticamente é item fundamental para evitar quedas no escuro no meio na madrugada.
Já as barras de segurança (ou barras para banheiro) são itens essenciais para segurança e autonomia da pessoa com deficiência ou restrição de mobilidade.
As portas de correr, são fáceis de ser abertas e ocupam pouco espaço do cômodo. A torneira acionada por botão (torneira de fechamento automático), além de economizar água, permite que qualquer pessoa possa alcançá-la.
Gostou das dicas de Bruno?Coloque aqui nos comentários outras dicas para uma casa acessível!