Planejando imprevistos na reforma da casa: arquiteta conta quais são os fatores que podem atrasar uma obra e como contorná-los

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Planejando imprevistos na reforma da casa: arquiteta conta quais são os fatores que podem atrasar uma obra e como contorná-los

Começar uma obra nunca é uma tarefa fácil, e é comum ver pessoas que muitas vezes preferem evitá-la só para não correr o risco de ter dor de cabeça. Mas calma, isso não significa que você deva dar adeus ao sonho de ter um ambiente completamente novo. A arquiteta Patricia Otranto listou os fatores que podem atrasar uma obra, que vão desde falta de projeto até problemas com instalação de tubulações, e explicou como é possível contorná-los. Saiba quais são eles e o que fazer para reforma acontecer sem sustos.

Escolha bem o profissional

Não é porque a pessoa está sendo paga para fazer o serviço que ela não vá cometer erros. Patricia lembra que a obra é realizada por pessoas, e são elas que irão determinar o ritmo do trabalho. Portanto, escolher bem o seu responsável pode ser o que irá evitar um atraso no cronograma. “É bom ter referências desse profissional para saber se é confiável, se realiza o serviço corretamente. Isso para que ele não cause desperdício de material ou, no pior dos casos, ‘enrole’ o cliente”, afirma.

Imprevistos podem sempre acontecer

A arquiteta lembra que mesmo o melhor dos profissionais não tem como prever os imprevistos que podem surgir no decorrer de uma obra. Entre os mais comuns estão descobrir uma viga ou pilar estrutural na parede que iria ser demolida ou que o piso não pode receber cerâmica, por exemplo. Além disso, a própria obra pode acabar acarretando em alguns problemas, como infiltrações durante a demolição e perceber que o material comprado era insuficiente ou excedente, o que faz com que o produto acabe estragando. Se for esse o problema, outra dor de cabeça pode surgir: não encontrar mais na loja a quantidade do material necessário. E temos ainda a questão do ambiente externo: se área a ser reformada for aberta, a chuva pode prejudicar o andamento da obra.

“Outro problema clássico que pode atrasar a obra é quando o material demora a chegar no local. Muitos clientes costumam deixar essa compra para última hora, isso quando ela não é feita pelo próprio empreiteiro. Às vezes, os operários ficam ociosos porque não é possível começar uma nova etapa, o que faz tudo atrasar”, explica Patricia.

Como evitar os problemas

É claro que é possível prever alguns problemas, e assim otimizar tempo e manter o cronograma inicial da obra. Para isso, a arquiteta lista três fatores que podem evitar que o seu planejamento vá por água abaixo:

1. Tenha um projeto da reforma. Começá-la sem saber o que fazer é uma péssima ideia. Além disso, iniciar uma obra sem saber exatamente o que quer é sinônimo de perda de tempo e de dinheiro. Se o planejamento for feito de forma equivocada, você pode sofrer, por exemplo, com altos gastos em decorrência da compra de material errado. A consequência é ter que refazer um trabalho que poderia estar correto desde o início;

2. Planeje sua obra. Saiba primeiro qual material será utilizado e aprenda a calcular a quantidade necessária para executar o que você precisa. Uma boa ideia é fazer também um cronograma, que irá determinar o tempo que cada etapa levará para ser terminada;

3. Fiscalize a obra. Saiba que o grande interessado pela obra é você, e que o empreiteiro só está ali para facilitar o seu trabalho. Por isso, é importante ter o controle do material utilizado e checar anteriormente se a equipe responsável é pontual, de qualidade e se costuma faltar. Além disso, é importante saber negociar com o empreiteiro o pagamento do serviço. Tudo isso irá influenciar no tempo da reforma.

Por fim, a arquiteta finaliza com uma dica extra para aqueles que preferem pagar a mais só para não ter que se estressar. “Contrate também um arquiteto ou engenheiro que sabe realizar esse tipo de procedimento. Esses profissionais são considerados caros devido à sua capacitação. Porém, o investimento faz com que você economize dinheiro, tempo e, principalmente, ficar estressado, porque obra é cansativa e desgastante, e é necessário estar preparado pelo que pode acontecer”, afirma.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo