Tudo o que você precisa saber sobre jardim de inverno
O jardim de inverno traz charme, elegância e conforto para sua casa, criando uma atmosfera única de relaxamento e natureza. Não à toa, os diferentes tipos de jardins de inverno, que podem ser integrados a salas, corredores, escritórios ou escadas, deixam os espaços mais bonitos e agradáveis.
O que é um jardim de inverno?
Entre os tipos de jardim, o jardim de inverno possibilita criar um ambiente com plantas artificiais ou naturais, em casa. Seu nome remete, justamente, à estação mais fria do ano, quando o cultivo de plantas e flores em área externa é dificultado. Além do apelo estético, os jardins de inverno são funcionais, pois garantem um ambiente agradável e natural para descansar, tomar um cafezinho ou ler um livro.
Benefícios de ter um jardim de inverno
Investir no jardim de inverno traz uma série de vantagens. Assim como diferentes tipos de jardim e varanda, ele valoriza a decoração da casa, permitindo espaços mais naturais, verdes e confortáveis, por meio do paisagismo.
Além disso, essa opção de jardim ajuda a aumentar o bem-estar e colabora para a saúde dos moradores. Isso porque um jardim de inverno garante para um ar mais purificado, aumentando sua umidade, e possibilita ambientes mais ventilados e iluminados naturalmente. Ele é indicado também para aliviar o stress, graças à beleza e função terapêutica das flores e plantas.
Onde montar um jardim de inverno?
O jardim de inverno é uma pedida inteligente de integrar a paisagem à decoração interna. Como uma alternativa versátil, você pode criar seu jardim de inverno em salas, corredores, hall de entrada, quartos, banheiros ou embaixo de escadas.
Uma boa pedida é investir no jardim de inverno para a separação entre um ambiente e outro, possibilitando uma decoração mais harmoniosa e elegante.
Qual planta escolher?
Algumas espécies de plantas funcionam muito bem em ambientes internos como jardim de inverno, sendo um espaço mais sombreado. Por isso, vale conferir as características de cada espécie e escolher tipos de plantas que sejam resistentes, como antúrios, begônias, lírios da paz, violetas, cactos e a palmeira raphis, por exemplo.
As plantas e flores artificiais são ótimas também para esse tipo de ambiente, com a vantagem de não demandarem cuidados quanto à rega e ausência de luminosidade, por exemplo. Também é possível ter uma decoração charmosa e bonita com elas.
Quais materiais são necessários para a montagem?
Assim como outros tipos de jardim e varanda, da escolha das plantas, outros materiais, como cachepots, argilas e pedras, seixos, cascas e cavacos e areia são muito bem-vindos e ajudam a trazer uma atmosfera intimista para o seu jardim de inverno.
Esse equipamentos de jardim e jardinagem permitem garantir um estilo mais rústico e natural e os decks são uma ótima pedida. Mas vale investir também nas fontes de água decorativa, que proporcionam um toque zen e contemplativo para o seu jardim de inverno. Os vidros também ajudam a delimitar o espaço do jardim, possibilitando iluminação natural para o interior da casa.
Dicas para a criação do seu jardim de inverno
A decoração do jardim é um detalhe importante, mas ele não é o único ponto de atenção que você deve ter ao criar um jardim de inverno. Uma dica é escolher bem o local onde ele será instalado, priorizando espaços que permitam a entrada de iluminação natural.
Esse detalhe, além de valorizar o ambiente, permite as condições ideais para cultivo das suas plantas, que devem aguentar o sombreamento ou a incidência direta de luz solar em algumas horas do dia.
Depois, vale harmonizar o estilo do seu jardim de inverno com a decoração do ambiente em que ele será inserido. Para isso, considere também o espaço disponível para receber plantas, móveis, objetos de decoração e outros elementos naturais.
Investir na predominância de madeira ou bambu, por exemplo, potencializa o aspecto natural e rústico do jardim, sendo uma boa pedida para criar espaços minimalistas ou tropicais.
Agora, para um jardim de inverno moderno ou contemporâneo, vale abusar dos móveis metalizados e da iluminação focada nas plantas, que valorizam esse estilo, deixando-o mais aconchegante e agradável.
Cuidados e manutenção do jardim de inverno
Não basta simplesmente montar o jardim, é preciso cultivá-lo cuidadosamente para assegurar a beleza e a longevidade do ambiente, incluindo a rega e poda regulares das plantas naturais. Por isso, é importante investir em itens de cultivo e manutenção de jardim, especialmente insumos, que permitem um jardim sempre bem cuidado.
As ferramentas para jardim, como tesouras, cavadeira e enxadas, também são grandes aliadas nos cuidados com as plantas e flores, garantindo praticidade. Aposte em um kit de ferramentas funcional, considerando as necessidades de cada planta que você escolher para esse espaço.
Encontre tudo o que você precisa para criar um jardim de inverno lindo e aconchegante, com o melhor preço, na Leroy Merlin!
Leia mais: