Enfeites de jardim: ideias de decoração para o seu ambiente
Quando se fala em jardim, naturalmente pensamos em um canteiro verde e cheio de plantas, no entanto, um jardim não é feito apenas de vegetação e flores. Ele se torna muito mais interessante quando acrescentamos elementos que aumentam o conforto, as sensações gostosas e aconchegantes, cores e pontos de interesse, como os enfeites de jardim.
Enfeites de jardim: 5 dicas de decoração
Ter um jardim em casa traz diversos benefícios, como beleza e elegância para o ambiente e saúde aos moradores, que passam a ter um local bonito e tranquilo para relaxar ou mesmo colocar a mão na terra e praticar jardinagem.
E se você busca ideias de decoração de jardim, está no lugar certo, pois vou dar algumas sugestões que vão levar seu jardim para outro nível de prazer e beleza.
1) Fontes e enfeites para jardim
Há enfeites de jardim de todos os tipos e que apresentam diferentes funções, além de serem decorativos, como os que carregam vasos de plantas, os ganchos, espetos, comedouros de pássaros, sinos dos ventos, gaiolas decorativas, casas de pássaros, cataventos ou, ainda, porta-velas.
Assim como também há aqueles enfeites para jardim que colorem e alegram o espaço, como corujas, quadros, cerâmicas, gnomos e bonecos, que, aliás, as crianças adoram!
E quem não se acalma com o som relaxante da água? As fontes decorativas, sejam grandes ou pequenas, além desse gostoso efeito sonoro, embelezam e aumentam a umidade do entorno, o que é ótimo para as plantas.
Escolha enfeites e fontes que sejam proporcionais ao espaço, com cores harmoniosas e que chamem a atenção para um ponto ou outro do jardim. E muito cuidado para não exagerar!
2) Floreiras, cachepôs e vasos decorativos
As floreiras de jardim podem ser encontradas em inúmeros modelos, tamanhos e materiais, como madeira, ferro ou plástico, por exemplo. Os modelos de floreira vertical e em estilo escada têm a vantagem de permitir mais plantas em uma área pequena.
Também é importante lembrar que existe vaso autoirrigável e que facilita muito a rega do jardim.
Os cachepôs e vasos decorativos são diferentes dos vasos comuns em dois aspectos. O primeiro é o fato de os cachepôs não terem furos e, por isso, os vasos onde as plantas estão cultivadas devem ficar dentro deles. E o segundo aspecto é porque tanto eles como os vasos decorativos têm cores e design diferenciado exatamente para trazer mais beleza para o jardim.
3) Coberturas de vasos e canteiros
Para enfatizar os canteiros e vasos, nada melhor que as coberturas como areias, argilas e pedras, cascas e cavacos coloridos para cobrir a terra.
Com esses elementos é possível formar lindos desenhos com coberturas diferentes e criar verdadeiras obras de arte com esses enfeites para jardim externo ou interno.
E o mais interessante é que essas coberturas, além de chamarem atenção para as plantas, ainda têm a função de manter a terra mais úmida, controlar a temperatura do solo e manter o adubo por mais tempo, ajudando no crescimento saudável delas.
4) Iluminação
Um jardim bem iluminado permite seu melhor uso, aumenta a sensação de segurança e é ainda mais valorizado à noite.
A iluminação externa valoriza muito mais o jardim e é possível utilizar diversos acessórios e objetos para compô-la de maneira criativa e seguindo o estilo de decoração do jardim.
Cordões de luz, tochas, arandelas, espetos para jardim, balizadores, postes, spots de luz, refletores, iluminação de LED, como também a energia solar são opções que permitem grande economia ou, ainda, nenhum gasto de energia. Tudo vai depender do tamanho do jardim onde serão instalados e da necessidade de iluminação.
É importante ficar atento quanto às características dos produtos que ficarão desprotegidos da chuva e ter a certeza de que eles são específicos para uso em área externa, que exige proteção extra das lâmpadas e fiação.
As embalagens das lâmpadas de uso externo mostram o seu índice de proteção:
Acrescente beleza, romantismo, segurança e charme ao seu jardim com uma bela iluminação. Opções não faltam!
5) Futons e almofadas para jardim
A diferença entre futons e almofadas para jardim é que o futon é mais estruturado, o que facilita seu uso como assento, no solo ou em cadeiras, bancos e sofás.
Em jardins onde há estes móveis o uso dos dois acessórios aumenta o conforto e dá elegância e alegria ao ambiente.
Mesmo sem móveis, é confortável o uso de futons e almofadas no piso e grama. Para isso, é importante que o revestimento seja de tecido próprio para o exterior, impermeável ou tratado com impermeabilizante.
Viu quantas opções você tem para transformar seu jardim em uma experiência sensacional? Aproveite o máximo que ele pode lhe dar e escolha a melhor opção de enfeites de jardim na Leroy Merlin!
Sobre o autor
Texto escrito em parceria com Rosana Silva, do Blog Simples Decoração. Rosana é decoradora, especializada em Design de Interiores e tem a pintura como hobby. Criou o Simples Decoração há 13 anos com o objetivo de facilitar a compreensão, o acesso e a utilização dos conceitos do bom Design de Interiores a todas as pessoas, seja qual for o tamanho dos seus lares e condições financeiras. Rosana acredita e demonstra que uma casa bela, segura e funcional é direito de todos.