Conheça as versões dos aparelhos e para quais atividades cada uma é indicada.
Quem possui um compressor conta com um aparelho completo e versátil. Os equipamentos são indicados para limpeza, pintura e para inflar objetos, como pneus. Seu funcionamento consiste no mecanismo de pressão que pode ser por pistão ou parafuso que armazenam o ar em um reservatório. Os compressores de ar direto tem seu funcionamento pelo mecanismo de diafragma. Existem algumas versões do equipamento, para o melhor desempenho em diferentes atividades. Separamos algumas dicas sobre os compressores. Veja:
Compressores hobby
O compressor hobby é um aparelho doméstico indicado para atividades que precisam de menos intensidade. Existem três tipos, conheça:
Diafragma: Libera o ar direto sem necessidade de um reservatório. São usados para trabalhos pequenos, como encher o pneu de bicicleta ou de carros e pintar paredes. Para realizar pinturas, recomenda-se seguir à risca as instruções do fabricante para acabamentos perfeitos e sem manchas – uma vez que há diferentes níveis de tinta indicados para cada compressor.
Compressão a Pistão ou Parafuso: eles pegam o ar do exterior e o comprimem com um cilindro e um pistão armazenando o ar no depósito. A diferença entre eles é que o de Parafuso têm maior rendimento, armazena menos umidade o que aumenta sua vida útil, assim como das ferramentas pneumáticas utilizadas no mesmo. Ideal para usos que exigem mais intensidade.
Compressores profissionais
Quem atua na área de pintura não deve pensar duas vezes antes de adquirir um compressor profissional, cuja potência média é de 2Hp a 5Hp, mais robusto do que o tipo hobby, e que realiza a pintura de cinco metros quadrados em apenas três minutos. Esse tipo é encontrado em duas formas de alimentação: monofásico e trifásico, de menor e maior potência, respectivamente. Além de ser utilizado para pinturas, esse aparelho, na jardinagem, é indicado para borrifar venenos que ajudam a eliminar pragas e a conservar as plantas. Também há um modelo específico para uso odontológico, utilizado para gerar pressão de ar nos aparelhos que realizam a limpeza dos dentes.
Compressores industriais
Como o nome sugere, o compressor industrial deve ser utilizado em trabalhos de grande escala, como em linhas de produção. Além da pintura de objetos, o modelo mais potente dos compressores, devido ao seu poder de pressão e à capacidade de volume no reservatório, também pode ser utilizado em atividades diversas em hospitais e na indústria farmacêutica. Esses aparelhos, cuja pressão é de 175 Hp (equivalente a uma pressão de cerca de 80 quilos), trabalha por mais de oito horas contínuas.