Cozinha prática: tapetes e passadeiras são soluções para dar conforto e manter a limpeza
Tapetes não precisam ficar restritos à decoração de salas e quartos. Além de serem tendência quando pendurados nas paredes, as peças também podem estar presentes em outras áreas da casa, até mesmo em cozinhas decoradas. Mas se você acha que a combinação piso frio + tapete possa parecer estranha, talvez uma passadeira de eva seja exatamente o que você precise para deixar o espaço bonito e funcional. Seja qual for a sua opção de modelo ou material, com certeza a sua cozinha pode ganhar e muito caso você decida utilizar esse tipo de tapeçaria.
Proteção em primeiro lugar
Você já reparou em lares onde tapetes são colocados embaixo dos móveis da cozinha, geladeiras e fogões? A ideia nesses casos é proteger o piso do impacto causado por eletrodomésticos tão grandes. Mas para não deixá-los escorregadios, opte por prendê-los com uma fita antiderrapante. Elas são essenciais para evitar acidentes, principalmente se a casa conta com moradores com mobilidade reduzida.
Limpeza é essencial na cozinha
Pode parecer estranho, mas as peças ajudam sim a limpar a casa. Isso porque tapetes e passadeiras acabam captando parte da sujeira causada por quem circula pelo cômodo. É claro que eles não substituem a boa e velha faxina, mas ao menos reduzem a sua regularidade. Mas por conta disso, devem ser lavados com alguma frequência. Então, o ideal é que você tenha mais um modelo para poder fazer a substituição, nem que seja temporariamente.
Divisão de cômodos
Se você tem uma cozinha integrada o uso de uma simples passadeira pode ser suficiente para fazer a divisão dos dois cômodos. Seja um modelo mais colorido ou menos chamativo, tudo depende de como é o ambiente. Se o cômodo não tiver muita variação de cor e for de uma tonalidade neutra, o ideal é que você escolha uma passadeira com cores fortes. Mas isso não é regra: modelos que não chamem tanto a atenção podem ficar bonitos independente de como seja a decoração da cozinha. Por isso, a escolha deve partir do gosto pessoal de cada um.
Objetivo pode definir o tipo de tapete ou passadeira
Em geral não há muita variedade no tipo de material quando a tapeçaria é utilizada na sala ou no quarto, mas na cozinha essa história se inverte. Modelos de algodão, por exemplo, causam uma sensação ainda maior de aconchego, principalmente se eles forem colocados embaixo de algum objeto. Mas se o seu objetivo é a limpeza, o interessante é que você escolha um material sintético, já que permite uma lavagem melhor e mais rápida. Uma boa opção são os feitos com poliéster, que além de apresentarem grande durabilidade são muito indicados para quem tem animais em casa. Nesses casos, posicionar as passadeiras embaixo da bancada da bia ou perto do tanque, é perfeito para manter o ambiente sempre seco e arrumado.