Dicas para deixar a casa mais aconchegante sem gastar muito

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Dicas para deixar a casa mais aconchegante sem gastar muito

Na nossa definição, casa de verdade é sinônimo de espaço agradável, convidativo e humanizado. E pode acreditar: é possível deixar a casa mais aconchegante (em todos os sentidos) sem gastar muito. O crédito do aconchego pode ficar na conta da cor das paredes, dos detalhes que exploram visão e olfato, como as velas aromatizadas, ou até mesmo de um novo hobby, como incluir o cultivo de plantas na rotina da casa: isso é você quem escolhe. A lista que preparamos oferece essas e outras opções para tornar a casa mais confortável – que podem ser aplicadas no eixo quarto-sala, mas também em banheiros e cozinhas –, prometendo ambientes nada frios para habitar e receber visitas.

7 ideias para deixar a casa mais aconchegante

1. Aposte em tons neutros e terrosos

Isso não quer dizer que você não pode incluir cores mais vivas no projeto de decoração – em detalhes ou em uma parede que recebe destaque no ambiente, por exemplo –, mas conforto visual passa por cores mais neutras e quentes. Os tons mais escuros (como verde escuro ou verde musgo) podem não ficar tão bons em ambientes pequenos, já que cores claras ajudam a dar impressão de espaço mais amplo, mas podem ser bons investimentos para ambientes maiores.

2. Opte por iluminação indireta

Ela, por si só, já vai dar causar sensação de aconchego – muito mais que luzes “duras”, que são mais indicadas para ambientes de trabalho. Você pode investir em arandelas (pontos de iluminação que ficam nas paredes), fitas de LED, dimerização (que permite controlar a intensidade da luz) e abajures. Falando em abajures, eles são ótima aposta: por terem a luz mais baixa, na altura de uma pessoa, criam atmosfera diferente no cômodo e ajudam bastante a compor uma iluminação mais intimista em salas e quartos, por exemplo.

3. Insira elementos de tecido na decoração

Cortinas de tecido ou uma cabeceira de tecido e espuma para a cama, por exemplo, trazem mais conforto ao ambiente, já que quebram a frieza das paredes. Para os sofás das salas, algodão, veludo, linho e couro são opções de tecido que proporcionam conforto, caso esteja planejando adquirir um novo móvel.

4. Invista em tapetes, mantinhas e almofadas

Eles são “aconchegantes” no sentido mais literal da palavra – e ajudam, além de tudo, na acústica e na manutenção do calor da casa. Ainda que possa não parecer, a sensação de preenchimento oferecida pelos tapetes não se restringe aos felpudos: pelo contrário, também vale apostar nos de pelo mais baixo. As mantinhas, por sua vez, têm espaço na sala e no quarto, dobradas no braço do sofá ou ao pé da cama, e disponíveis para serem usadas a qualquer momento do dia. Almofadas também podem ocupar ambos os cômodos. Se o sofá não for de espuma macia, por exemplo, adicionar almofadas bem fofas e grandes, além de tudo, pode ser uma excelente solução para torná-lo mais confortável.

5. Coloque objetos que você gosta na decoração

Dar o seu toque ao ambiente faz com que a casa se torne mais humanizada. Para adotar essa ideia, está liberado expor qualquer coisa que tenha valor sentimental e que combine com o ambiente: lembranças de viagens, presentes, fotos… Uma casa personalizada com o gosto do dono é, além de tudo, confortável para visitas, já que objetos pessoais rendem conversas que quebram o gelo ao receber pessoas.

6. Aventure-se ao cultivar plantas e hortas

Plantas dão vida à casa, tornando ambientes menos rígidos e formais, além de emprestarem tranquilidade aos cômodos. Espaços fechados podem receber jardins suspensos ou jardins de inverno, por exemplo, ou apenas vasos com folhagens e flores. Para quem gosta de jardinagem e de gastronomia, começar uma horta torna a cozinha mais agradável e cozinhar, mais gostoso. Se a ideia de ter que cuidar de plantas te assusta, você pode optar por suculentas – que precisam de quase nada de manutenção – ou até mesmo flores artificiais.

7. Tenha atenção aos detalhes

Velas aromáticas ou vasinhos com flores são detalhes baratos que funcionam bem em cômodos que não trazem o acolhimento na essência, como banheiros – por lá, não é possível aplicar iluminação indireta ou se utilizar de almofadas, por exemplo (mas tapetes macios têm vez). E já que mencionamos “banheiros acolhedores”: caso o seu esteja passando por uma reforma ou você esteja planejando redecorar, a dica é usar madeira em bancadas para ajudar a quebrar a frieza dos revestimentos.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo