Triturador de alimentos: praticidade e higiene para sua casa
Vamos falar a verdade: na hora de lavar a louça, ninguém gosta de tirar aquele restinho de comida que deveria ter ido para a lixeira. E não adianta simplesmente ignorar, pois o alimento não vai desaparecer, vai ficar preso no ralo da pia e, na pior das hipóteses, pode até entupir o encanamento. Mas, acredite, existe uma solução prática para resolver esse problema: o triturador de alimentos!
Como funciona o triturador de alimentos?
Talvez você já tenha visto como funciona um triturador, mesmo que tenha sido em filme norte-americano – 85% dos lares nos Estados Unidos e grande parte dos da Europa têm esse aparelho em suas cozinhas.
O equipamento é instalado no lugar do ralo da pia e tem como objetivo triturar tudo que seja jogado nele. Mas, calma, você não irá se machucar: o acionamento é feito através de um botão, justamente para diminuir possíveis riscos. Além disso, os modelos mais modernos não possuem lâminas, triturando apenas pelo impacto e sendo, assim, mais seguros.
Vale lembrar que o triturador irá substituir o sifão e, ao ser instalado na cuba, será conectado ao cano de esgoto. Mas não pense que as suas contas no fim do mês irão aumentar assustadoramente. Na verdade, a água utilizada no processo provavelmente irá corresponder a 1% do consumo mensal da sua casa.
Possíveis entupimentos de pia também não são um problema, já que os trituradores fazem pressão nos encanamentos, produzindo o efeito contrário: o produto irá ajudar a desobstruir o local.
Por que optar por um modelo moderno?
Embora o triturador de alimentos feito com lâminas seja muito difundido, o ideal é que você opte por um modelo mais moderno, mesmo que o custo seja maior. Os motivos não são poucos.
Além da já citada segurança, os equipamento que funcionam por impacto não sofrem com problemas comuns aos modelos de lâminas. Por exemplo, se você escolher a opção mais antiga, nunca poderá colocar cascas de banana, milho e coco no seu triturador. Isso porque essa parte dos alimentos pode ficar enrolada na lâmina e bloqueá-la. Outra coisa que pode danificá-la é algumas partes da carne (que deixam o produto cego), arroz, casca de batata e macarrão (que formam graxa, bloqueando a lâmina e entupindo o ralo).
Os modelos mais novos podem triturar restos de refeições, caroços, cascas de frutas e legumes, pequenos pedaços de carne, cascas de ovos, nozes e até pequenos ossos! É claro que o ideal é que você possa reduzir o que for jogar no triturador ao menor tamanho possível, antes de ligá-lo. Além disso, nunca se esqueça de deixar a água ligada quando for realizar o processo.
Mais vantagens do triturador de alimentos
Além dos tópicos já citados, os trituradores ainda são perfeitos para quem quer evitar maus odores na cozinha, causados geralmente por deixarmos os resíduos nas lixeiras – claro que isso não se aplica aos lares que fazem composteiras para o lixo orgânico.
Se você é adepto de um estilo de vida mais sustentável, saiba que o triturador de alimentos é uma alternativa que ajuda o meio ambiente. Isso porque, como o material descartado não é enviado para aterros sanitários, você evita o apodrecimento que libera gás metano. Com os trituradores, tudo será levado para uma estação de tratamento de esgoto, se esse tipo de serviço existir em sua cidade.