Tipos de puxadores: modelos, estilos e onde usar
Em alguns casos, eles podem até ser pequenos, mas nem de longe passam despercebidos: estamos falando dos tipos de puxadores, peças essenciais para a funcionalidade de portas e gavetas e que, com modelos nos mais variados estilos, oferecem um charme a mais à decoração.
Como escolher puxador? |
---|
1 – Tipo de instalação |
2 – Puxadores por tipo de porta |
3 – Materiais de puxadores |
Tipos de puxadores por formato
Os puxadores são itens que trazem mais praticidade ao facilitar a abertura de gavetas e de portas de móveis e também das portas comuns, usadas em cômodos e na entrada de imóveis. E a melhor parte é que existem vários modelos de puxadores para você escolher de acordo com o seu gosto e as suas necessidades.
O puxador de porta, por exemplo, ajuda a movimentar até portas mais pesadas, como é o caso do puxador barra curva, que facilita a pega com estilo moderno e fácil de harmonizar com a decoração. Há também o puxador barra reta, que tem uma alça como o puxador curvo, mas com estrutura linear.
Outro modelo é o puxador tubular curvo, que apresenta forma de tubo e é ideal para portas de vidro e de madeira. Você também pode optar pelo puxador tubular reto, alternativa que combina com os mais variados estilos decorativos.
Uma outra opção de puxador de porta é o puxador onda, que funciona como uma alça, o que facilita a pega, mas apresenta design ondulado, que oferece um charme a mais e é perfeito para portas de entrada.
No caso do puxador para móveis ou dos puxadores para gaveta e armário, a variedade também é grande: um modelo muito tradicional é o puxador concha, por exemplo, muito usado nas gavetas da cozinha e que combina facilmente com estilos como o retrô, clássico, rústico e até mesmo industrial.
Além do puxador concha, o puxador redondo é outra opção versátil para móveis, tanto para uso em gavetas quanto em portas. Há versões mais neutras e também modelos mais decorados, o que torna esse puxador ideal para vários tipos de decoração.
O puxador quadrado é outro tipo de puxador de armário funcional e que pode ser usado em móveis de diversos cômodos, como sala, cozinha, banheiro e quarto. Por causa do formato, ele oferece um estilo mais moderno ao ambiente.
Como escolher puxador?
Diante de tantos tipos de puxadores, escolher um deles nem sempre é fácil. Por isso, é importante que você avalie alguns critérios que ajudam nessa escolha.
Um deles é o estilo do ambiente ou do móvel em que o puxador será instalado. Se você procura um puxador de gaveta para um armário retrô, por exemplo, o ideal é que a peça siga esse mesmo estilo. Por isso, avalie qual é a decoração que já existe ou que você pretende criar para escolher o item.
A frequência de uso também é um aspecto importante: um puxador de gaveta para um armário de cozinha, peça muito usada no dia a dia, precisa ser mais funcional e resistente do que um puxador para uma estante, por exemplo, que pode ter um aspecto mais decorativo.
Aliás, é preciso observar ainda o tamanho e a disposição do móvel no ambiente. Neste quesito, a palavra-chave é equilíbrio para que o puxador não seja pequeno demais a ponto de ficar escondido e nem muito grande a ponto de sobrecarregar o móvel em que será instalado.
Também vale avaliar alguns cuidados em relação aos modelos de puxadores: um exemplo são os móveis de quartos infantis, em que é mais indicado evitar peças afiadas ou com detalhes que causam algum risco às crianças.
E pensando na decoração, a tonalidade é outra característica importante: o ideal é que as cores, que podem ser mais sóbrias ou vibrantes, combinem com o móvel ou a porta, promovendo um estilo único à peça.
Tipo de instalação
O tipo de instalação dos puxadores é outro ponto relevante a avaliar ao escolher o seu. O puxador de sobrepor é aquele instalado diretamente na superfície da porta ou gaveta, de modo que a estrutura da peça fica toda exposta, ganhando destaque.
Já o puxador de embutir, como o puxador cava, é um modelo que combina com estilos discretos, pois é instalado de modo embutido na superfície. Ele também facilita o manuseio e está disponível em vários tons e materiais para oferecer sofisticação a qualquer ambiente.
Puxadores por tipo de porta
No caso do puxador de porta, você pode escolher a melhor opção avaliando também o tipo de porta para a qual a peça é indicada. O puxador para porta de madeira, por exemplo, deve ser prático, além de ter capacidade para facilitar a abertura desse tipo de porta, que costuma ser mais pesada.
Já o puxador para porta de vidro precisa ter o mecanismo de instalação compatível com esse tipo de porta, mais específico que os demais. O puxador para porta balcão, por sua vez, deve tornar simples a abertura dessas portas, que geralmente são de correr.
Materiais de puxadores
Os materiais dos puxadores variam bastante e também devem ser avaliados: peças de inox, plástico, vidro, alumínio e resina são ideais para áreas úmidas ou com maresia, uma vez que são resistentes à corrosão, o que garante mais durabilidade aos puxadores.
Os puxadores de porcelana e puxadores de cerâmica são conhecidos pela elegância, perfeitos para armários que também se sobressaem na decoração.
Há também as peças de madeira, que podem ser usadas tanto no estilo rústico como em outros tipos de decoração dependendo do design e da tonalidade.
Tipos de puxadores não faltam para você escolher a peça que melhor combina com a sua porta ou com o seu móvel. E o melhor é que a Leroy Merlin tem ofertas imperdíveis para você comprar as suas peças preferidas e renovar o ambiente. Confira e aproveite!