Tipos de fertilizantes mais usados: veja quais são e como usar

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Com o tempo, você provavelmente descobriu que as plantas geralmente precisam de mais do que apenas sol, água e adubo.

Muitas pessoas que vivem em áreas urbanas têm o hábito de cultivar jardins, para deixar a casa mais bonita e próxima à natureza. No entanto, para que isso dê certo, é importante utilizar produtos como adubos e fertilizantes, que proporcionam os cuidados necessários às plantas.

De maneira geral, quando uma planta está na natureza, ela absorve do solo nutrientes que são constantemente repostos. Quando essa planta está em vasos ou jardins em casas, os nutrientes não são repostos naturalmente e, por isso, é preciso fazê-lo de forma manual usando produtos para jardinagem.

Nestes casos, os substratos fazem o papel do solo, permitindo que as plantas cresçam e fiquem estáveis. Aliado a isso, condicionador de solo, adubo e fertilizante para plantas contribuem para o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento delas, garantem reserva de água e auxiliam na troca de gases e absorção do CO2.

Mas não basta apenas ter conhecimento destes produtos, é importante saber utilizá-los de forma adequada, e é sobre isso que falaremos a seguir. Prepare-se para conhecer tudo sobre os tipos de fertilizantes mais usados, para que serve cada opção e qual o momento correto de aplicá-los. Confira!

Leia também:

Qual a diferença entre adubo e fertilizante?

Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?

O que são fertilizantes?

Fertilizantes são suprimentos minerais ou orgânicos, podendo ser naturais ou sintéticos. Eles agem nutrindo diretamente as plantas, favorecendo seu crescimento. Existem tipos de fertilizantes químicos e naturais, além de que podem ser adquiridos em pó, grãos, pastilhas ou líquido.

A função do fertilizante é proporcionar às plantas um crescimento mais bonito, rápido e saudável, graças aos altos níveis de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e até magnésio em sua composição. Isso ocorre através da nutrição direta das plantas e indireta do solo.

Esses nutrientes úteis para as plantas são geralmente encontrados nos solos, mas alguns podem perder seu potencial nutritivo após um tempo, como, por exemplo, um cultivo muito intensivo. É aí que os diversos tipos de fertilizantes entram em cena: eles servem para complementar e suprir a falta de nutrientes dos solos.

Os fertilizantes sintéticos são produzidos em laboratório, com diferentes produtos químicos que agem no solo. Eles são indicados especialmente para solos pobres em nutrientes e têm ação imediata.

Micronutrientes

As plantas precisam de nutrientes para crescerem saudáveis. Os micronutrientes são substâncias que as plantas necessitam em pequena quantidade, e os principais para elas são: boro (presente na divisão celular), cloro (otimiza a fotossíntese) e molibdênio (estimula a síntese proteica por meio de aminoácidos)

Adicione a esta lista o cobre (permite a formação de sementes e favorece a criação de estruturas), ferro (ajuda na fotossíntese), zinco (ajuda na reprodução) e, por fim, manganês (ajuda na fotossíntese).

Macronutrientes

Os macronutrientes são essenciais para as plantas e são consumidos em quantidades elevadas, como é o caso do nitrogênio (atua na geração de frutas e flores), do potássio (permite a transpiração e a troca de gases, além de ajudar a evitar as pragas) e do fósforo (fornece energia e para o desenvolvimento de novas estruturas).

Adicione a essa lista o cálcio (favorece o transporte de materiais e o crescimento radicular), magnésio (forma a clorofila, que permite a fotossíntese) e enxofre (faz parte de muitos componentes das células).

Quais os principais tipos de fertilizantes?

Quanto aos tipos de fertilizantes disponíveis, há três principais: os fertilizantes orgânicos, os minerais e os organominerais. Esses produtos podem vir em forma de pó, granulada ou líquida..

Os fertilizantes orgânicos, produzidos a partir de restos animais e vegetais, liberam nutrientes de forma lenta e gradual. Essa substância consegue transformar o solo doente em solo fértil e é muito indicada para aumentar a resistência do plantio, por fazer o controle de pragas.

Fertilizantes granulados são opções geralmente mais baratas e oferecem uma absorção mais lenta. Para aplicá-los, é preciso incorporá-los à terra, abrindo um caminho ao redor da borda do vaso, distante do caule e da raiz; feito isso, basta misturar à terra com uma pá e regar em seguida.

Os fertilizantes líquidos, por sua vez, oferecem praticidade, por serem tipos de fertilizantes que vêm prontos para serem aplicados, e trazem facilidade no manuseio, posto que são uniformes e podem ser aplicados tanto no solo quanto na própria folha – algumas embalagens, inclusive, são produzidas no formato de spray.

Fertilizantes orgânicos

Os fertilizantes orgânicos são obtidos a partir de material orgânico, de natureza animal – como esterco – ou vegetal – como resíduos domésticos -, seja proveniente de compostagem ou não.

Produzidos a partir de restos animais e vegetais, os fertilizantes orgânicos liberam nutrientes de forma lenta e gradual. Esses tipos de fertilizantes conseguem transformar o solo doente em solo fértil e é muito indicada para aumentar a resistência do plantio, já que acaba com as pragas.

Quer alguns tipos de fertilizantes orgânicos feitos com itens que você já tem em casa? Então confira este vídeo prático e curtinho da Carol Costa (@minhasplantas) feito em parceria com o canal Leroy Merlin Brasil:

Tipos de fertilizantes orgânicos

Os fertilizantes orgânicos são formulados a partir de diferentes matérias-primas de origem vegetal e/ou animais. Os fertilizantes orgânicos fornecem nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e vários oligoelementos dependendo das matérias-primas que os compõem.

Entre os diversos tipos de fertilizantes orgânicos estão o esterco de animais e os resíduos provenientes do descarte de alimentos domésticos, que resultam em compostagem. Até o resíduo de esgotos tratados pode receber tratamento e se transformar em fertilizante.

Outros exemplos de fertilizantes orgânicos são húmus de minhoca, farinha de ossos, farinha de concha, torta de oleaginosas (produto da indústria de extração de óleo vegetal), vinhaça (resíduo da produção de açúcar) e biofertilizantes.

Fertilizantes minerais

Fertilizantes minerais são tipos de fertilizantes feitos à base de minerais que contêm Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Enxofre (S) e Magnésio (Mg), que são fundamentais para o desenvolvimento das plantas.

Os fertilizantes minerais passam por uma quebra para separar os minerais das impurezas e garantir uma absorção mais rápida pela planta. Esse produto deve ser utilizado quando a plantação necessita de nutrientes com urgência. O tipo de fertilizante mineral básico apresenta a formulação NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) em diversas concentrações.

Fertilizante organomineral

O fertilizante organomineral é uma mistura de compostos orgânicos de origem animal e/ou vegetal e materiais minerais. Estes tipos de fertilizantes oferecem, assim, uma sinergia de efeitos devido ao seu suporte orgânico e ao seu complemento mineral.

Devem conter pelo menos 1% de nitrogênio orgânico de origem animal ou vegetal. Geralmente são fertilizantes compostos N, NPK, NP e NK, mas também existem fertilizantes nitrogenados organominerais simples.

Os fertilizantes ricos em fósforo, em especial os fertilizantes NPK organominerais, são os mais recomendados para plantas floríferas, uma vez que o fósforo favorece a floração e a frutificação, enquanto que o nitrogênio estimula o crescimento da planta em si e o potássio fortalece as células vegetais.

Entretanto, plantas diferentes possuem necessidades diferentes, por isso antes de escolher o melhor fertilizante para as plantas florescerem, pesquise sua espécie e verifique as concentrações ideais de NPK (nitrogênio – fósforo – potássio).

Fertilizante Organomineral Classe A Npk 8-6-7 Beifort 250ml

Biofertilizante

O biofertilizante é um adubo orgânico líquido, obtido a partir do processo de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal, que fornece nutrientes às plantas. Neste tipo de fertilizante, a parte líquida pode ser pulverizada nas folhas ou na água de irrigação. Já a parte sólida, também pode ser usada na adubação de covas.

Como acontece a aplicação de fertilizantes?

Há quatro formas principais de aplicar um fertilizante: fertilização a lanço, por irrigação, por pulverização e adubação pneumática

A lanço

A fertilização a lanço faz uso de discos giratórios com pás, para espalhar o produto na lavoura em faixas e em quantidades predeterminadas.

Solo

A fertilização no solo é realizada durante a semeadura, com o plantio, e na adubação de cobertura, que é geralmente feita a lanço.

Semeadura

A aplicação de fertilizantes é feita no sulco de semeadura durante o processo de distribuição de sementes.

Irrigação

A aplicação dos diversos tipos de fertilizantes por irrigação, por sua vez, garante a diluição da substância, que é aplicada à lavoura por meio de pivôs de irrigação instalados em pontos estratégicos.

Pulverização

A adubação por pulverização também exige a diluição do fertilizante com água, mas a aplicação é feita com um pulverizador adaptado. O fertilizante líquido concentrado é solúvel em água e especialmente recomendado para a folhagem de plantas como vegetais, plantas domésticas ou plantas com flores.

Para aplicá-lo, certifique-se de pulverizar bem nos pontos de crescimento para a correta absorção. Para plantas de vaso, ou em pequenos jardins, use um borrifador. Caso a superfície do jardim seja grande, use um pulverizador.

Pneumática

A adubação pneumática lança o adubo utilizando linhas individuais de plantio, por meio de tubulações e assistência de ar.

Como usar os fertilizantes especiais?

Os fertilizantes especiais são adubos com formulações diferenciadas dos macro e micronutrientes a fim de suprir as necessidades de uma cultura específica, por isso, devem ser utilizados de acordo com a espécie de planta em questão.

O que considerar para escolher o melhor fertilizante?

Para escolher o melhor tipo de fertilizante para seu cultivo, considere as condições do solo, a necessidade da planta cultivada, a finalidade do produto, a forma de aplicação e a qualidade do produto.

Por que é importante saber quais são os tipos de fertilizantes?

Porque os fertilizantes são essencialmente parte da nutrição das plantas, e seu uso precisa de alguns critérios para dar o resultado esperado, não podendo ser aleatório.

Composição

Como vimos anteriormente, a composição dos diferentes tipos de fertilizantes é diversificada, e é fundamental conhecer os elementos que constituem o produto, para utilizá-lo corretamente. O uso da composição incorreta pode intoxicar a planta ou não levá-la à nutrição desejada.

Concentração

A concentração dos componentes do fertilizante é tão importante quanto a sua composição. É a partir dessa informação que podem ser feitos os cálculos da quantidade a aplicar.

Por exemplo, o Fertilizante Mineral Misto 10-10-10 + Micros Npk Dimy 500g possui em sua composição uma fórmula balanceada contendo 10% de nitrogênio, 10% de fósforo e 10% de potássio.

Isto faz dele um tipo de fertilizante indicado em adubações de manutenção, pois esta concentração de nutrientes estimula o crescimento vegetativo das plantas. Este fertilizante também é indicado para ser aplicado em folhagens, pois induz o surgimento de novas folhas e ajuda no crescimento de folhas já existentes.

Fertilizante Mineral Misto 10-10-10 + Micros Npk Dimy 500g

Acidez

É importante saber qual é o grau de acidez dos diferentes tipos de fertilizantes, a fim de equilibrar com os elevados níveis de acidez do solo brasiliero, em geral. Fertilizantes do tipo neutros ou básicos, por exemplo, podem desequilibrar ainda mais o pH (unidade de medida da acidez) do solo.

Custos

Fertilizantes reúnem uma composição de mais de um tipo de adubo, o que pode elevar seu custo, assim como a quantidade de produto que vem em cada embalagem – se é para uso em larga escala ou uso doméstico.

Na Leroy Merlin você consegue encontrar diferentes tipos de fertilizantes disponíveis em diversas embalagens, custando a partir de R$ 2,20. Sua planta e seu bolso agradecem!

Fertilizante na agricultura brasileira

Quando se fala de fertilizantes na agricultura brasileira, dois dados são importantes de ressaltar:

1. O Brasil é o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos;

2. O Brasil é altamente dependente do mercado externo e importa cerca de 85% do volume de fertilizantes que utiliza na lavoura.

O maior desafio hoje é alimentar a população mundial de maneira sustentável, reduzindo o impacto da agricultura no meio ambiente. O correto uso dos diferentes tipos de fertilizantes é capaz de otimizar recursos de água e luz utilizados na agricultura.

Conclusão

Ao conhecer os tipos de fertilizantes e suas principais finalidades, você está preparado para fornecer melhores nutrientes para suas plantas.

Fique atento a nossa última dica: recomenda-se o uso de fertilizantes logo na terceira ou quarta semana de vida da planta, sempre obedecendo as doses indicadas no rótulo do produto. Aqui, prefira tipos de fertilizantes ricos em nitrogênio e supra as demandas por outros nutrientes também.

Já a partir da sexta semana, a recomendação dos especialistas é o uso dos fertilizantes ricos em potássio e fósforo. E, atenção ao excesso de Nitrogênio na fase de floração, uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Depois, é necessário adicionar regularmente fertilizantes no solo, especialmente onde as plantações estão concentradas em ambientes reduzidos, como nos vasos. Para isso, é importante observar as recomendações do fabricante.

Esperamos que você tenha aproveitado as dicas. Com os tipos de fertilizantes adequados, e o uso correto, encante-se tendo plantas saudáveis e fortes o ano inteiro!

Leia mais:

Ideias de jardim: + de 50 inspirações para a sua casa

Veja 13 Tipos de vasos para plantas e saiba como escolher

10 árvores frutíferas pequenas para ter no seu quintal

Como cuidar de cactos e deixá-los sempre bonitos

As melhores marcas de fertilizante para suas plantas

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo