O que é a tinta térmica e ela funciona?

Publicidade Cupom Leroy Merlin
Você já ouviu falar em tinta térmica e sabe se ela funciona? Se não conhecia, esse tipo de pintura protege sua casa dos raios UV, e ainda é uma opção econômica e mais sustentável.

A tecnologia foi inicialmente desenvolvida pela Nasa, para proteger as estruturas das aeronaves espaciais de superaquecimento. Porém, a pintura se tornou uma opção de barreira acessível também para áreas internas das casas.

Continue a leitura, para descobrir tudo sobre como funciona essa tinta inovadora, que tem sido escolhida por tantos profissionais e consumidores!

O que você vai ver nesta matéria
O que é tinta térmica?
Vantagens da tinta térmica
Afinal, a tinta térmica funciona?
Tipos de tinta térmica
Opções de tintas térmicas
Como aplicar tinta térmica na parede?
Como aplicar tinta térmica no telhado?

O que é tinta térmica?

A tinta térmica redutora de calor é um produto feito à base de água, que tem como principal vantagem refletir os raios solares. Por ser ótima isolante térmica e impermeabilizante, é bastante utilizada em construções, sobretudo nas superfícies externas, como telhados.

Vantagens da tinta térmica

Além de refletir os raios solares, a tinta térmica oferece outras vantagens para as construções. Confira alguns benefícios de usar essa pintura nas telhas da sua casa:

• Boa isolante térmica. Ou seja, detém o aquecimento no interior dos ambientes. Justamente por isso, é uma excelente opção para o verão ou cidades mais quentes.

• Auxilia no inverno também. Afinal, esse material impede a condensação interna, causada pela umidade.

• Garante maior conforto e qualidade de trabalho. Por isolar o calor, a tinta oferece mais bem-estar para moradores e funcionários. Afinal, quem consegue realizar atividades domésticas ou trabalhar em altas temperaturas? Por isso, ela tem sido uma boa escolha para galpões, indústrias e fábricas.

• Fácil aplicação. Alguns cuidados são necessários (como evitar a aplicação em dias chuvosos), mas a tinta pode ser aplicada pelos próprios donos das residências.

• Impermeabilizante. A tinta térmica impede a passagem de água e protege a casa de chuvas, fungos e bactérias.

• Reduz o consumo de energia elétrica. A tinta térmica pode reduzir em até 60% o consumo de energia elétrica. Afinal, dispensa a necessidade de ar-condicionado para melhorar a temperatura do ambiente.

• Melhora o isolamento acústico. Ou seja, é capaz de reduzir os ruídos dos telhados.

• Possui alta durabilidade. A tinta pode durar até cinco anos, sem perder a qualidade.

• Opção mais sustentável. Além de economizar no consumo de energia elétrica, essa pintura reduz o impacto da radiação solar. Assim, é uma aliada na redução dos gases do efeito estufa e do aquecimento global.

• Protege os telhados de ferrugem. Por ser impermeabilizante, detém a entrada de águas ou acúmulo nas telhas.

• Ótimo custo-benefício. A tinta térmica possui um custo mais baixo que outras opções, como o poliuretano (material derivado do petróleo). Além disso, os gastos de manutenção são menores, já que a tinta evita a dilatação pelo calor, por exemplo. Outro ponto é seu alto rendimento, o que economiza também na obra.

• Versatilidade. Pode ser utilizada em vários materiais, como plástico, aço e madeira.

Afinal, a tinta térmica funciona?

Sim, a tinta térmica comprovadamente funciona. Inclusive, em países como os Estados Unidos, o seu uso já se tornou bastante popular, por causa dos benefícios do produto.

Confira no vídeo do canal WCisolamentotermico, uma simulação com um telhado pintado com tinta térmica e outro sem. A diferença de temperaturas chega a até 10 graus!

Essa opção de tinta também tem sido usada por construções civis brasileiras e sustentáveis. Uma alternativa ainda mais interessante, nesse sentido, são as placas de energia solar.

Tipos de tinta térmica

As tintas isolante térmicas são mais eficientes para áreas externas, já que seu principal benefício é deter a entrada de calor dos raios solares. Porém, existem tipos para diferentes superfícies, como paredes e telhados.

Tinta térmica para parede

A tinta térmica para parede pode ser aplicada em áreas internas ou externas. A diferença é que é mais recomendado usar na cor branca no exterior da casa, enquanto no interior existem mais opções de tons.

A maior vantagem da tinta térmica para parede é dificultar a entrada de calor e o consequente aquecimento. Esse benefício também auxilia locais de trabalho, como indústrias, ou de alto fluxo de pessoas, como hospitais.

Tinta térmica para telhado

A tinta térmica redutora de calor é ainda mais eficiente nos telhados das construções. Afinal, é onde os raios UV incidem com maior intensidade.

O material protege a construção de intempéries, como chuvas, e pode ser aplicado em telhados de telha cerâmica, fibrocimento, ou telha metálica.

Além disso, o produto mantém os ambientes climatizados no verão. Veja no vídeo do Luís Batista a diferença entre telhas de cerâmica com tinta térmica e sem:

Essa tinta também é ideal para quem tem telhas galvanizadas, já que elas retêm bastante calor dos raios solares e transmitem para os ambientes internos.

• Leia mais: Tipos de telhas: descubra as vantagens de cada uma

Tinta térmica para laje

Se você busca um tipo de isolamento térmico para a laje, sem precisar adicionar peso extra a ela, a tinta térmica pode ser uma boa alternativa. O material funciona exatamente como nos telhados, então o ideal é escolher uma na cor branca, que reflete melhor a luz.

Opções de tintas térmicas

Tinta térmica Metalatex Eco Telha Térmica (branca)

Além de ser à base d’água, a tinta térmica Metalex rende bastante (180 m² por demão) e seca rápido. Portanto, você economiza não só no material, como depois, na conta de energia elétrica.

Por permitir o isolamento térmico, a tinta é ideal para casas na praia ou no campo. Afinal, o produto permite que a casa fique mais fresca no verão e aquecida no inverno.

Tinta térmica Metalatex Eco Telha Térmica (cinza)

Também da renomada marca Sherwin Williams, a tinta na versão cinza é indicada exclusivamente para os telhados.

Além de promover o conforto térmico no ambiente, deixa a fachada bem bonita, por causa do seu ótimo acabamento.

Como aplicar tinta térmica na parede?

1. Tape os furos na parede

Antes de começar a pintura, é preciso preparar a parede. Se ela tiver furos, utilize massa corrida ou Tapa Tudo, para deixar tudo bem nivelado.

2. Lixe a superfície

Caso sua parede tenha irregularidades, lixe com uma lixa 80, para remover qualquer partícula e deixar tudo bem lisinho.

3. Limpe bem a área

Antes de passar a tinta térmica, limpe bem a parede com um pano umedecido. Qualquer irregularidade ou impureza irá afetar o resultado final.

4. Passe a primeira demão

Antes de começar, isole as janelas e o piso com uma fita para pintura e lona ou lençol. Passe a primeira demão, com um rolo, de cima para baixo.

Caso o teto seja alto, você pode precisar de um extensor para rolo. Para os acabamentos, também também pode ser necessário utilizar uma trincha ou pincel.

5. Aguarde o tempo de secagem

Aguarde o tempo de secagem indicado pelo fabricante na embalagem. Normalmente, é em torno de 4 horas.

6. Passe a segunda demão

Passe a segunda demão e sua parede estará pronta e impermeabilizada! Caso sinta necessidade, pode precisar de uma terceira camada para ficar uma cobertura ainda melhor.

7. Conserve a tinta

Por fim, basta conservar a tinta, longe de crianças e animais domésticos. Mantenha-na sempre com a tampa fechada, em locais secos e arejados.

Como aplicar tinta térmica no telhado?

Aplicar a tinta térmica em telhas não é tão difícil quanto parece. Só é preciso tomar cuidado e utilizar equipamentos de proteção individual, como botas impermeáveis.

Se o telhado ainda não estiver instalado, vale a pena fazer a pintura no chão mesmo, para garantir maior facilidade e segurança.

1. Faça a limpeza do telhado

Caso as telhas sejam novas, apenas varrer é suficiente. Porém, se o seu telhado tiver muita poeira ou sujeiras incrustadas, você precisará de um limpa telhas ou esfregar a superfície.

Em algumas situações, por exemplo, com fungos ou alta oxidação, vale a pena fazer a limpeza com uma lavadora de alta pressão.

2. Misture bem a tinta

Você pode precisar de um misturador de tintas, para garantir que ela fique homogênea.

3. Dilua a tinta, antes de aplicar

Confira na embalagem as instruções do fornecedor. No geral, é preciso diluir de 10 a 20% com água, antes de fazer a primeira demão.

4. Aplique a primeira demão

Você pode utilizar um rolo com extensor, mas uma pistola de pintura será uma mão na roda! Aplique a primeira demão de maneira uniforme em zigue-zague (de um lado para o outro), em todas as telhas.

5. Aplique a segunda demão

Tanto a segunda quanto a terceira demão (se for necessário) não precisam ser diluídas em água. Nesse caso, você pode aplicar diretamente nas telhas.

Confira o vídeo no canal Eu Sou Pintor, para ver na prática a aplicação da tinta térmica em telhados:

Leia mais:

Conheça as 5 melhores marcas de tintas

Tipos de telhas: descubra as vantagens de cada uma

Como pintar paredes: guia simples e prático para evitar erros comuns

O que é EPI e quais os tipos de Equipamentos de Segurança?

Cores para quarto de casal: 15 tendências

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo