Termos e nomenclaturas de elétrica: entenda o vocabulário dos manuais

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Termos e Nomenclaturas de Elétrica: entenda os significados dos vocabulários dos manuais para instalar produtos corretamente

Equipamentos elétricos fazem mais do que parte da nossa vida cotidiana, mas isso não significa que conhecemos todos os termos e nomenclaturas de elétrica. Lidar com fios e correntes elétricas pode ser bem perigoso, se não for feito com absoluta atenção. É preciso ter noção de alguns cuidados básicos, que vão evitar, por exemplo, que você perca um eletrodoméstico por colocá-lo na voltagem errada.

Como os manuais de instrução contam com nomenclaturas muitas vezes desconhecidas pelo público comum, nós explicamos o significado de alguns termos e nomenclaturas de elétrica que podem aparecer quando você for tentar seguir as normas para instalar um produto.

Com a consultoria do engenheiro elétrico João Gabriel E. Oliveira, nós elaboramos um guia com termos e nomenclaturas de elétrica para nunca mais deixar dúvidas. Confira!

Termos e nomenclaturas de elétrica

Ampere (A)/Amperímetro

Não são poucas as medidas utilizadas quando falamos de eletricidade, mas podemos afirmar que uma das mais difundidas é o ampere, que mede justamente a intensidade da corrente elétrica. Quer saber qual a intensidade do fluxo elétrico na sua casa? Utilize um amperímetro de alicate! Só tome cuidado na hora da medição, e certifique-se de que ela está sendo feita da maneira correta.

Aterrar/Aterramento

De uma maneira geral relacionamos a palavra “aterro” com uma área onde antes havia água e que agora está coberta por terra. Mas quando nos referimos a eletricidade, o termo tem a ver com uma conexão com o solo. Ao fazer o aterramento, o aparelho fica conectado à terra, assegurando a fuga das correntes elétricas e evitando choques. Sua implementação faz parte das normas da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

AWG

Talvez você já tenha visto essa sigla em algum manual. Ela nada mais é do que a abreviação de American Wire Gauge que, em português, seria Escala Americana de Bitolas de Fios. Como o próprio nome diz, ela serve para ver a bitola (mais conhecida como “espessura”) de fios e cabos elétricos.

Conduíte

O conduíte também é conhecido como eletroduto. É nesse tubo de alumínio, aço carbono ou plástico que ficam os fios elétricos instalados nas paredes. Seu objetivo é justamente proteger a fiação.

Comutador

Dispositivo que permite mudar a referência de conexão, para habilitar passagem de corrente elétrica. Isso faz com que seja possível enviar para outros lugares a ligação de um condutor ou circuito.

Potência

Quanto mais forte for seu aparelho, maior é a sua potência. O cálculo é feito com base nos watts, unidade de energia, por isso, pode ser bem útil na hora de dimensionar, por exemplo, o tamanho do aparelho de ar-condicionado a ser instalado. Isso porque, quanto menor o valor, menor o consumo de energia do aparelho. Tenha isso em mente antes de comprar um equipamento que acabe ficando grande ou pequeno demais para o seu espaço.

Dimmer

É um dispositivo elétrico utilizado para variar a corrente elétrica. No caso do mecânico, seu objetivo é controlar a intensidade da luz. Pode ser usado para programar a hora em que a lâmpada irá acender.

Dispositivo de Proteção de Surto elétrico (DPS)

Esse dispositivo é capaz de desviar correntes de surto, que é a variação elevada na taxa de tensão, corrente ou potência e que pode causar danos sérios a equipamentos. Seu objetivo é justamente evitar que essas oscilações acabem com o seu aparelho elétrico.

Fase

Nome dado a cada sinal de tensão alternada. Quando temos um, chama-se monofásico, no caso de dois, bifásico e três, trifásico.

Fusível

Fio que corta a corrente elétrica quando ela atinge certo limite. Está mais presente em instalações antigas, já que, nas recentes, há disjuntores que cumprem essa função. Quando há sobrecarga de energia, o fusível se rompe e deve ser trocado.

Manobra

Pode significar o ato de alterar o circuito elétrico ou mesmo de definir a mudança na configuração elétrica de um circuito. Vale lembrar que essa mudança deve ser feita com um aparelho adequado.

Multímetro

Instrumento utilizado para medir diferentes grandezas, como tensão, resistência e corrente.

Neutro

É uma referência de um sistema elétrico cuja tensão é zero. Está presente em sistemas monofásicos, bifásicos ou trifásicos. Vale destacar que nem todas os locais possuem neutro.

Perfilado

Esse produto nada mais é do que uma calha para fios elétricos, que, por ser perfurada, serve, por exemplo, para acomodar a instalação elétrica de um prédio ou uma residência. Também pode ser usado para coisas mais simples, como pendurar [luminárias].

Rede Monofásica/Bifásica/Trifásica

Três termos que você provavelmente já ouviu em algum lugar e que dizem respeito à rede de distribuição de energia elétrica. Quando temos uma fase e um neutro, ela se chama monofásica; duas fases e um neutro, bifásica; e três fases e um neutro, trifásica. Instalações trifásicas garantem versatilidade na distribuição de energia, por isso grandes centros costumam contar com elas, pois, em geral, seus moradores utilizam mais aparelhos eletroeletrônicos.

Seccionamento

O significado da palavra “seccionar” é simplesmente “cortar”. Por isso, o termo é utilizado para quando uma instalação elétrica tem sua alimentação interrompida. Isso é feito para que ela fique separa de qualquer fonte de energia por uma questão de segurança. O seccionamento pode ser feito por chaves ou disjuntores.

Sobrecorrente

Sobrecorrente acontece quando o sistema passa por uma sobrecarga e sua corrente elétrica excede o valor suportado, resultando na queima de aparelhos e outros sistemas elétricos. A faísca gerada por essa sobrecarga pode causar incêndios.

Sobretensão

Embora seja similar à sobrecorrente, sua diferença está em um detalhe: neste caso, é uma tensão elétrica que excede o valor especificado.

Subtensão

Desta vez o caminho é o inverso: a subtensão nada mais é do que quando o valor da tensão é inferior ao mínimo exigido pelo equipamento elétrico.

Transformador

Se você mora no Sul ou no Sudeste e costuma viajar para outras regiões do Brasil ou vice-versa, provavelmente já teve que se deparar com um transformador. Isso porque, no nosso país, temos duas voltagens: 127V e 220V. Para não estragar um aparelho que não suporta ambas as descargas elétricas, é preciso comprar um transformador, cujo tamanho depende da quantidade de energia exigida pelo equipamento.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo